Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Dinâmica 2020- Medicina – prova de biologia comentada

FADIP 2020 – MEDICINA

01) “Os leopardos são animais que vivem na savana africana e somente têm contato com outro da mesma espécie, no caso a fêmea, na época do acasalamento. Eles abatem suas presas e as levam para o topo de árvores, para que não sejam roubadas por leões e ienas. As fêmeas da espécie são encarregadas de alimentar os seus filhotes, ensiná-los a se defender e a caçar.” Esta breve descrição que ilustra o modo de vida dos leopardos também denomina-se:
A) Habitat.
B) Ecossistema.
C) Nicho ecológico.
D) Interação interespecífica.

02)  “A associação de determinados fungos com raízes de plantas formam as micorrizas. Esse tipo de relação para as plantas é muito benéfica, pois os fungos facilitam a absorção de minerais do solo pelas raízes. Além disso, para os fungos que vivem dentro das células das raízes, essa interação é importante para a sua sobrevivência, pois eles obtêm os nutrientes necessários através de substâncias fabricadas pelas plantas.” Este tipo de interação interespecífica é conhecida por:
A) Parasitismo.
B) Mutualismo.
C) Inquilinismo.
D) Comensalismo.

03)  A variabilidade genética das bactérias é uma característica importantíssima quando se refere à engenharia genética.
Um tipo especial de modificação genética em bactérias ocorre quando certos vírus, os bacteriófagos, “injetam” genes nas bactérias hospedeiras, alterando seu conteúdo genético. Os bacteriófagos são usados como vetores para injeção de genes selecionados em certas espécies de bactérias, para que elas apresentem determinadas alterações em seu metabolismo e produzam substâncias de interesse médico ou científico.

(V. L. Mendonça, Biologia: ecologia: Seres vivos: volume 2: ensino médio / Vivian L. Mendonça. 3ª ed. São Paulo: Editora AJS, 2016.)

Esse mecanismo que tem sido uma importante ferramenta para a engenharia genética é conhecido por:
A) Transcrição.
B) Conjugação.
C) Transdução.
D) Transformação.

04)  A bile, secreção produzida no fígado, tem duas funções no organismo: uma de eliminar substâncias indesejáveis e outra de atuar na emulsão das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação de uma enzima, produzida no pâncreas, capaz de digerir lipídios; assinale-a.
A) Lipase.
B) Amilase.
C) Tripsina.
D) Protease.

05) A comunidade de um ecossistema apresenta dois tipos de organismos que se diferenciam pela forma que se nutrem, podendo ser autótrofos (capazes de produzir matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas) e heterótrofos (incapazes de produzir a matéria orgânica que os nutrem).

São representantes considerados heterótrofos:
A) Algas, herbívoros e bactérias decompositoras.
B) Carnívoros, herbívoros, algas, cianobactérias e parasitas.
C) Herbívoros, carnívoros, bactérias decompositoras e parasitas.
D) Algas, plantas, cianobactérias, herbívoros, cianobactérias e parasitas.

06) “Um casal, sendo o homem albino, em uma consulta com um geneticista descobriu que, além de ser albino, apresentava daltonismo, e a mulher o genótipo heterozigótico para as duas heranças. A partir destes resultados, ambos indagaram ao geneticista qual seria a probabilidade deles terem uma filha daltônica e albina?” É correto afirmar que o geneticista respondeu que a probabilidade conjunta desses dois eventos acontecerem era:
A) 25% de chance.
B) 50% de chance.
C) 75% de chance.
D) 12,5% de chance.

07) A contagem de duas populações de insetos em uma plantação de morangos é mostrada na tabela a seguir. Observe:

Ao analisar as taxas de crescimento populacional a partir dos dados da tabela, é possível concluir que:
A) Em B a taxa de crescimento foi 25% a cada hora.
B) Em A e B foi acrescida uma população a cada hora.
C) Em A foi acrescida uma população e meia a cada hora.
D) Em B foi acrescida a metade da população a cada hora.

08)  Os anelídeos se caracterizam por apresentar corpo alongado e cilíndrico, ter simetria bilateral, ser triblásticos e, ainda, ter aparelho digestório completo. A novidade evolutiva desse filo em relação aos anteriores se refere aos anéis ou segmentos, que se repetem ao longo do corpo, conhecidos também por:
A) Clitelos.
B) Tiflossoles.
C) Parápodes.
D) Metâmeros.

09) Durante a digestão, as grandes moléculas que constituem as substâncias orgânicas dos alimentos são transformadas em menores para atravessarem a membrana das células intestinais e ir para o sangue e linfa pelo processo de absorção. Apenas poucas sustâncias como álcool etílico, água e alguns sais são absorvidos pelo estômago, enquanto o restante é absorvido pela mucosa do intestino delgado.
A responsabilidade pela grande capacidade de absorção no intestino delgado se deve a:
A) Fina mucosa do intestino que liga as células diretamente aos capilares sanguíneos.
B) Microvilosidades que proporcionam uma estreita superfície de contato entre os nutrientes e as células.
C) Vilosidades intestinais que proporcionam uma ampla superfície de contato entre as células e os nutrientes.
D) Grandes dobras do intestino delgado que diminuem o contato entre a superfície das células e os nutrientes.

10) “No início do ciclo menstrual, grande quantidade de FSH é secretada pela hipófise e, a partir desse momento, ocorre o crescimento dos folículos nos ovários. Enquanto esses folículos estão em fase de crescimento, secretam quantidades consideráveis de estrógeno que, por sua vez, inibe a secreção do(a) _______.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) LH pela hipófise
B) FSH pela hipófise
C) FSH pelos ovários
D) progesterona pelos ovários

RESOLUÇÃO:
01) O modo de vida de uma espécie corresponde ao seu nicho ecológico.
Resp.: C

02) A associação que ocorre nas micorrizas é um tipo de mutualismo, que se caracteriza por benefícios mútuos entre as espécies envolvidas.
Resp.: B

03) A transferência de material genético de uma bactéria a outra, por meio de um vírus, recebe o nome de transdução.
Resp.: C

04) A bile atua facilitando a digestão de gorduras, favorecendo a ação das lipases, produzidas pelo pâncreas.
Resp.: A

05) Algas, cianobactérias e plantas são exemplos de organismos autótrofos (capazes de fixar carbono). Dentre os representantes das opções, herbívoros, carnívoros, bactérias decompositoras e parasitas são organismos heterótrofos.
Resp.: C

06) Homem albino e daltônico Þ aa / XdY
Mulher (heterozigota para as duas características): Aa / XDXd
Gametas produzidos pelo homem = aXd; aY
Gametas produzidos pela mulher = AXD; Axd; aXD; axd.

A probabilidade de nascer uma menina albina (aa) e daltônica (XdXd) é de 1/8.
Resp.: D  (gabarito oficial trouxe A).

07) A população teve um aumento de 6 indivíduos/ hora, ou seja, a população B teve um acréscimo da metade da população a cada hora.
Resp.: D

08) A repetição de partes ao longo do corpo dos animais, como ocorre em anelídeos e em artrópodes corresponde ao fenômeno conhecido como metameria.
Resp.: D

09) O intestino delgado é rico em dobras, as vilosidades intestinais, que aumentam o contato dos nutrientes com as células. Cabe ressaltar, que as células também possuem dobras, as microvilosidades, que também contribuem para aumento da absorção. Como a questão menciona o intestino ( e não as células intestinais), as vilosidades é que desempenham importante papel para aumento da absorção.
Resp.: C

10) O estrógeno, produzido pelos ovários (folículos em crescimento), inibe a liberação de FSH (hormônio folículo estimulante) pela hipófise.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
DINÂMICA 2017 – Medicina – prova de biologia comentada
DINÂMICA 2018 – Medicina – prova de biologia comentada
DINÂMICA 2018-2 – Medicina – prova de biologia comentada

0 comments… add one

Leave a Comment