Enem 2018 – questões de biologia comentadas – parte 2

08) O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela taxa de síntese de RNAs e proteínas, processos dependentes de energia. Essa diferença na taxa de síntese de biomoléculas é refletida na abundância e características morfológicas dos componentes celulares. Em uma empresa de produção de hormônios proteicos a partir do cultivo de células animais, um pesquisador deseja selecionar uma linhagem com o metabolismo de síntese mais elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.

Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

09) O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta por animais roedores, aves, répteis e artrópodes.
Uma adaptação, associada a esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o (a)
A) existência de numerosas glândulas sudoríparas na epiderme.
B) eliminação de excretas nitrogenadas de forma concentrada.
C) desenvolvimento do embrião no interior do ovo com casca.
D) capacidade de controlar a temperatura corporal.
E) respiração realizada por meio de pulmões foliáceos.

10) O processo de formação de novas espécies é lento e repleto de nuances e estágios intermediários, havendo uma diminuição da viabilidade entre cruzamentos. Assim, plantas originalmente de uma mesma espécie, que não cruzam mais entre si podem ser consideradas como uma espécie se diferenciando. Um pesquisador realizou cruzamentos entre nove populações – denominadas de acordo com a localização onde são encontradas – de uma espécie de orquídea (Epidendrum denticulatum). No diagrama estão os resultados dos cruzamentos entre as populações.
Considere que o doador fornece o pólen para o receptor.

Em populações de quais localidades se observa um processo de especiação evidente?
A) Bertioga e Marambaia; Alcobaça e Olivença.
B) Itirapina e Itapeva; Marambaia e Massambaba.
C) Itirapina e Marambaia; Alcobaça e Itirapina.
D) Itirapina e Peti; Alcobaça e Marambaia.
E) Itirapina e  Olivença; Marambaia e Peti.

11) O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimoia) com a frua-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.
Um dos benefícios dessa forma de plantio é a
A) ampliação da variabilidade genética.
B) produção de frutos das duas espécies.
C) manutenção do genótipo da planta híbrida.
D) reprodução de clones das plantas parentais.
E) modificação do genoma decorrente da transgenia.

12) A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.
O uso desses produtos pode auxiliar no controle da
A) esquistossomose
B) leptospirose
C) leishmaniose
D) hanseníase
E) aids

13) Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no fígado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagom tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea.

Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo a
A) realizar a fermentação lática.
B) metabolizar aerobicamente a glicose.
C) produzir aminoácidos a partir de ácidos graxos.
D) transformar ácidos graxos em glicogênio.
E) estimular a utilização do glicogênio.

14) Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura.

A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora?
A) DP1
B) DP2
C) DP3
D) DP4
E) DP5

RESOLUÇÃO:
08)  Para a produção do hormônio de natureza proteica deverá ser escolhida a linhagem com a maior quantidade de retículo endoplasmático. A linhagem IV, além de muito R.E.R. possui muita eucromatina (genes ativos) e nucléolo bem desenvolvido (sugere grande capacidade de sintetizar ribossomos).
Resp.: D

09)  Uma importante adaptação à escassez de água, presente nos grupos de animais citados no enunciado, é a eliminação de urina concentrada, o que reduz muito a perda de água.

10)  No processo de especiação clássico, inicialmente ocorre o isolamento geográfico e, depois, o isolamento reprodutivo (interrupção do fluxo gênico entre as populações), o que indica que as populações pertencem a espécies diferentes.
No esquema proposto, não ocorre fluxo gênico entre as populações de Itirapina e Peti e entre as populações de Alcobaça e Marambaia.
Resp.: D

11)  A enxertia é um processo de propagação vegetativo (assexuado), em que uma base (cavalo) recebe parte da planta de interesse (como uma gema, por exemplo). Assim, ocorre desenvolvimento da parte da planta de interesse sobre o cavalo, preservando as características genéticas da planta de interesse.
Resp.: C

12)  Das doenças citadas, a leishmaniose é transmitida pela picada de inseto ao homem (mosquito palha).
Resp.: C

13)  A ação catabólica do glucagom consiste em estimular a quebra do glicogênio hepático em glicose, de modo aumentar a concentração de glicose na corrente sanguínea.
Resp.: E

14)  Para o loco A a progênie S1 recebeu o alelo 1 da matriz e o alelo 2 do pólen (esse alelo não ocorre na matriz). Para o loco B, apenas o alelo 3 está presente na progênie e, pela análise, verifica-se que ele veio da doadora de pólen 5 e da matriz.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Enem 2018 – questões de biologia – parte 1

0 comments… add one

Leave a Comment