Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

FATEC 2018-2 – prova de biologia resolvida

FATEC 2018- 2 

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 03.

Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.”

Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas.

https://tinyurl.com/yb8xauee>. Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

01) Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto em que o emprego dos SAFs está associado ao conceito ecológico de sustentabilidade.
A) “À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana”
B) “o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando”
C) “Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta.”
D) “As coisas vão estar aqui para nossos netos.”
E) “seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU”.

02) Comparando a produtividade agrícola dos SAFs com a das monoculturas, é correto afirmar que, nos SAFs, o distanciamento entre as plantas de mesma espécie tem a vantagem de aumentar
A) a frequência de anemofilia (polinização pelo vento), e a desvantagem dde aumentar a insolação sobre a vegetação.
B) a frequência de zoocoria (dispersão por animais), e a desvantagem de escoar mais rápido a água das chuvas.
C) a formação de obstáculos contra pragas específicas, e a desvantagem de aumentar os custos durante o plantio.
D) o consumo do solo, e a desvantagem de diminuir o tempo de crescimento requerido pelas mudas plantadas.
E) o sombreamento sobre arbustos e ervas, e a desvantagem de aumentar a demanda por maiores quantidade de agrotóxicos.

03) Nomes vernáculos, como os das plantas citadas no texto, possibilitam uma comunicação de ordem prática, útil para assuntos mais triviais. No entanto, esses nomes contêm níveis de subjetividade e imprecisão que limitam as práticas científicas e tecnológicas.

Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica.

Para isso, ele deveria se referir a duas das espécies do texto como
A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores).
B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).
C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras).
D) Anacardicum occidentale (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).
E) Anacardicum Anacardicum (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).

04) As membranas celulares são estruturas lipoproteicas cujos lipídios possuem duas extremidades. Esses lipídios das membranas possuem apenas uma extremidade com afinidade química com a água.
Sabendo disso, em 1925, os cientistas Evert Gorter e François Grendel extraíram hemácias de vários mamíferos, seguindo um procedimento similar ao da tabela.

Assinale a alternativa cuja conclusão seja válida para os resultados apresentados e para a teoria referente a eles.
A) Dado que a razão entre as áreas ocupadas por lipídios e pelas hemácias foi de 1:2, nessa ordem, conclui-se que as células de mamíferos eliminam lipídios, já que possuem organelas responsáveis pelo armazenamento e secreção de lipídios para o meio externo.
B) Dado que tanto as hemácias quanto os lipídios puderam ser depositados na superfície da água, conclui-se que no interior das células existe água, já que a água é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida formadas por células.
C) Dado que a razão entre as áreas ocupadas por lipídios e pelas células originais foi de 2:1, nessa ordem, conclui-se que as membranas das hemácias rompidas eram formadas por bicamadas, já que os lipídios que as formavam tiveram apenas uma das extremidades atraída pela água.
D) Dado que, na amostra controle, as hemácias estavam sem lipídios e, na experimental, os lipídios estavam sem hemácias, conclui-se que as hemácias são células atípicas, já que, apesar de terem tido os lipídios extraídos, continuam com formato e disposição aparentemente semelhantes.
E) Dado que os mamíferos possuem hemácias com membranas lipoproteicas, conclui-se que deve ter ocorrido um erro no procedimento experimental, já que o volume inicial extraído de hemácias deveria ter sido duas vezes maior, para que resultasse em uma área igual entre lipídios e hemácias nos dois procedimentos.

05) Os numerosos sistemas de classificação dos seres vivos estruturam o pensamento biológico de cada época.
O sistema de cinco reinos, por exemplo, foi proposto por Robert Whittaker em 1969. No entanto, esse sistema tem se mostrado incoerente, especialmente nas últimas décadas, cedendo cada vez mais espaço às propostas derivadas dos trabalhos de Carl Woese, feitas a partir da década de 1990.

Ambos os sistemas se encontram representados simplificadamente nas figuras.

Comparando as figuras apresentadas, pode-se afirmar corretamente que o sistema de cinco reinos é artificial, dado que
A) se refere mais às espécies fósseis que às espécies viventes.
B) tem premissas fixistas, não considerando a Teoria Sintética da Evolução.
C) se baseia em critérios ecofisiológicos subjetivos e não apenas em parentescos.
D) foi obtido a partir de análises moleculares e não da análise de aspectos ecológicos.
E) se baseia em espécies do Velho Mundo, ignorando os países com maior biodiversidade na Terra.

RESOLUÇÃO:
01) O desenvolvimento sustentável (de onde vem sustentabilidade) é aquele que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer a sobrevivência das próximas gerações, o que fica evidente no trecho “As coisas vão estar aqui para nossos netos”.
Resp.: C

02) Plantas de uma mesma espécie cultivadas muito próximas umas das outras favorecem a proliferação de pragas. No cultivo agroecológico, por exemplo, busca-se o cultivo de certa espécie no meio de uma vegetação, de modo a reduzir a incidência de pragas.
Por outro lado, esse distanciamento das plantas aumenta o custo.
Resp.: C

03) De acordo com as regras de nomenclatura, o nome para uma espécie é constituído por 2 palavras, sendo a primeira com inicial maiúscula e a segunda com inicial minúscula; ambas devem ser destacadas do texto.
Resp.: D

04) A área duplicada obtida com os lipídios, revela que a membrana é formada por uma dupla camada desses compostos (fosfolipídios).
Resp.: C

05) O sistema de 5 reinos proposto por Wittaker é considerado artificial porque baseava-se em critérios subjetivos e não no parentesco existente entre os organismos (com base em evidências moleculares, por exemplo).
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Fatec 2019 – prova de biologia resolvida

0 comments… add one

Leave a Comment