Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Fatec 2018 – prova de biologia resolvida

FATEC 2018

01) A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é uma das condições para a existência de sociedades complexas, como as encontradas entre os Hymenoptera (formigas, abelhas), os Isoptera (cupins) e os Homo sapiens. Entretanto, algumas espécies perderam evolutivamente a capacidade de trabalhar coletivamente.

A predominância do trabalho individual sobre o coletivo nas espécies que perderam a capacidade de trabalhar coletivamente é, necessariamente, explicada por alterações nas relações ecológicas do tipo

A) intraespecífica desarmônica.
B) intraespecífica harmônica.
C) interespecífica neutra.
D) interespecífica harmônica.
E) interespecífica desarmônica.

02) A prospecção de petróleo, uma atividade de considerável importância para vários países, é auxiliada por conhecimentos paleontológicos, uma vez que o petróleo
A) resulta da decomposição parcial dos tecidos não esqueléticos de dinossauros, cujos esqueletos ficam próximos aos depósitos petrolíferos.
B) pode se formar a partir do esqueleto de fósseis de coloração escura, cuja sedimentação depende parcialmente de ação vulcânica.
C) fica aderido a rochas metamórficas, formadas por minérios e por animais que sofrem metamorfose, como anfíbios e insetos.
D) pode ser mais facilmente encontrado próximo a camadas geológicas identificáveis por microfósseis.
E) é um tipo de óleo biológico que foi secretado por determinados seres vivos em um passado remoto.

03) As estratégias de reprodução sexuada são adaptações dos organismos aos ambientes. Elas determinam os ciclos de vida dos milhões de espécies de eucariontes. Esses ciclos são classificados em:
* Haplobionte haplonte (como o dos fungos saprófitos Rhizopus);
* Haplobionte diplonte (como o dos Animalia);
* Diplobionte (como o das plantas Embryophyta).

A principal diferença entre esses ciclos consiste no momento em que ocorre
A) mitose.
B) diapausa.
C) esporulação.
D) nascimento.
E) meiose.

04) Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.

Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja
A) traduzida em RNAt de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
B) traduzida em RNAm de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
C) transcrita em RNAm de sequência 5’ UCUGUAUAU 3’.
D) transcrita em RNAm de sequência 5’ AGACATATA 3’.
E) transcrita em RNAt de sequência 3’ UCUGUAUAU 5’.

05) Em um caso hipotético, apenas dois homens, um do grupo sanguíneo B (genótipo IB_) e outro do grupo sanguíneo A (genótipo IA_), podem ser o pai biológico de uma menina do grupo O (genótipo ii).

Nesse cenário, seria possível determinar com segurança a paternidade se um dos homens
A) tivesse ou o pai ou a mãe do grupo O.
B) tivesse o pai e a mãe, ambos do grupo AB.
C) fosse pai de um menino do grupo O.
D) fosse pai de um menino do grupo A.
E) fosse pai de um menino do grupo B.

06) As madeiras continuam sendo, no século XXI, um dos recursos naturais mais explorados pela humanidade.
Em decorrência da grande demanda por serviços ofertados por construtoras e mobiliárias, essas empresas buscam certificações que as qualifiquem, no mercado, perante as concorrentes.
Para obter certificação internacional, uma empresa precisa demonstrar que os produtos de madeira que comercializa são obtidos de reflorestamentos com plantas nativas. Assim sendo, considere que uma empresa brasileira venda móveis fabricados com a madeira representada na figura, que essa empresa alega ter vindo de um reflorestamento no estado do Tocantins.

A comercialização desses móveis
A) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas temperadas, que são nativas do Tocantins.
B) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento secundário de briófitas temperadas, que são nativas do Tocantins.
C) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de briófitas tropicais, que são nativas do Tocantins.
D) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas tropicais, que não são nativas do Tocantins.
E) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de fanerógamas temperadas, que não são nativas do Tocantins.

Resolução:
01) No caso do trabalho coletivo tem-se uma relação intraespecífica (uma vez que os indivíduos integrantes são da mesma espécie) e do tipo harmônica, uma vez que todos trabalham para o sucesso do grupo.
Resp.: B

02) O petróleo é formado a partir de material orgânico que foi submetido a altas temperaturas e pressão, e não sofreu decomposição. Nas bacias sedimentares o petróleo é encontrado em rochas porosas (sedimentares), coberta por alguma rocha seladora. A detecção de petróleo pode ser feita por várias metodologias. Uma delas consiste na análise de certos microfósseis, como os ostracodes, abundantes à época da formação das bacias sedimentares.
Resp.: D

03) A principal diferença entre os três tipos de ciclo de vida é o momento em que ocorre a meiose. No ciclo haplôntico, a meiose ocorre no zigoto (zigótica); no ciclo diplobionte ela ocorre no adulto e forma gametas (meiose gamética) e no ciclo haplodiplobionte ela ocorre no indivíduo diploide e leva à formação de esporos (meiose espórica).
Resp.: E

04) Considerando a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um fragmento de DNA, ela terá escapado da ação de um agente mutagênico caso seja transcrita para 5’ UCUGUAUAU 3’.
Resp.: C

05) A paternidade seria identificada com segurança se um dos possíveis pais tivesse o pai e a mãe do grupo AB. Dessa forma, este homem não teria o alelo i e, portanto, não poderia ser o pai da criança, que tem genótipo ii.
Resp.: B

06) A imagem mostra claramente os anéis de crescimento, característicos de plantas de locais temperados onde há um inverno e um verão bem definidos. No inverno, com menor atividade cambial, forma-se o lenho estival (mais escuro), enquanto no verão, com maior atividade cambial, forma-se o lenho primaveril (mais claro).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Fatec 2019-2 – prova de biologia resolvida

0 comments… add one

Leave a Comment