Fatec 2019-2 prova de biologia resolvida

Resolução da prova de biologia do vestibular 2019-2 da Fatec

01) Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

A) a diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.
B) a diminuição da taxa do gás metano na atmosfera.
C) o aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.
D) o aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.
E) a diminuição da taxa de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera.

02) As duas maiores esperanças para as fontes de energia do futuro são as células a combustível por hidrogênio e as células por energia solar. O uso combinado das duas células, no qual usa-se a energia solar para quebrar moléculas de água na produção de gás hidrogênio e, posteriormente, abastecer células a combustível por hidrogênio, seria ideal, por ser particularmente limpo.
Esta é a chamada fotossíntese artificial, que vem sendo alvo de pesquisa de vários grupos de cientistas, ao redor do mundo.

Sobre o processo descrito, assinale a alternativa correta.

A) A fotossíntese artificial é igual à fotossíntese natural, produzindo glicose e oxigênio.
B) O processo apresenta, como desvantagem, a produção de metais pesados tóxicos.
C) A quebra da molécula de água não necessita de energia, pois é um processo exotérmico.
D) Uma das finalidades do processo é produzir hidrogênio para ser utilizado em células a combustível.
E) Os cientistas conseguiram reproduzir, em laboratório, glicose e oxigênio a partir de gás carbônico e água.

03) Com uma área de cerca de 250 mil km2, tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças.

É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.

https://tinyurl.com/y23jnyg9> Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.

Essa descrição caracteriza corretamente o bioma
A) Amazônia.
B) Cerrado.
C) Caatinga.
D) Pampa.
E) Pantanal.

04) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas afetadas por uma doença hereditária. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.

O padrão de herança observado por essa doença é
A) recessivo autossômico, porque pais (II–4 e II–5) tiveram filhas normais.
B) recessivo ligado ao cromossomo X, porque a filha (II–2) do homem afetado (I–1) não é afetada.
C) recessivo ligado ao cromossomo Y, pois a doença se manifesta apenas nos indivíduos do sexo masculino.
D) dominante autossômica, porque os pais afetados (I–1 e I–2) tiveram uma filha normal (II–2).
E) dominante ligado ao cromossomo X, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.

05) A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios.

Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de Bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas.
A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.
A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres.

https://tinyurl.com/y3elt26u> Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.

Em relação a essa doença, é correto que
A) pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39ºC e 40ºC, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos vírus no sangue.
B) pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.
C) é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos.
D) é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos.
E) caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero

06) O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas.

Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para
A) acentuar a cor de vegetais.
B) cozinhar macarrão.
C) temperar saladas.
D) preparar bolos.
E) amaciar carne.

07) Quando analisamos as paredes abertas de um coração humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos. São esses septos que dividem o coração em quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular, representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos (direito e esquerdo). No entanto, em alguns casos, crianças podem nascer com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no septo interventricular, que permite a comunicação entre os dois ventrículos.

A consequência imediata que esse defeito trará para a circulação sanguínea da criança será
A) o bloqueio das vias respiratórias superiores, impedindo a passagem do ar para a traqueia.
B) a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos.
C) a ausência total da oxigenação do sangue nos alvéolos pulmonares.
D) o coração não receber mais sangue arterial dos pulmões.
E) a produção excessiva de muco nas vias respiratórias.

08) Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões.

Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta.
A) Os passarinhos pertencem ao nível trófico dos consumidores primários, pois se alimentam dos gafanhotos.
B) O aumento da população de gaviões, nessa região, acarretará a consequente redução populacional das plantas.
C) Os gafanhotos atuam na fixação do gás nitrogênio da atmosfera, transformando-o em nitratos aproveitados pelos vegetais.
D) A diminuição da população de passarinhos, nessa região, acarretará a consequente redução populacional dos gafanhotos.
E) As bactérias atuam como decompositores dos gafanhotos, transformando a matéria orgânica morta em carboidratos.

RESOLUÇÃO:
01) Uma das causas, apontada pelos cientistas,  do efeito estufa é o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera. É interessante ressaltar que o gás metano (CH4) tem um efeito muito maior que o CO2 para o aquecimento do planeta.
Resp.: C

02) No processo descrito objetiva-se a obtenção de gás hidrogênio (H2) para ser usado como combustível.
A combustão do gás hidrogênio libera H2O com produto sendo, portanto, uma fonte limpa de energia.
Resp.: D

03) A descrição refere-se ao bioma Pantanal, considerado a maior planície alagável do mundo.
Resp.: E

04) A referida doença é autossômica dominante, pois, pais normais (I-1 x I-2) têm uma filha normal (II-2). Isso significa que os pais possuem o alelo para normalidade, porém, este alelo não se manifesta porque ele é recessivo em relação ao alelo que condiciona a doença (o casal I-1 x I-2 é heterozigoto e a menina II-2 é homozigota recessiva).
Resp.: D

05) A leishmaniose é uma doença causada por protozoários flagelados, transmitida ao homem pela picada do mosquito palha (Phlebothomus sp.)
Resp.: B

06) Alimentos de origem animal são ricos em proteínas. Dessa forma, o uso do leite de mamão pode ser usado para amaciar carnes.
Resp.: E

07) No coração humano, o sangue venoso circula pelo lado direito, enquanto o sangue arterial (rico em O2) circula pelo lado esquerdo. Assim, um defeito no septo interventricular pode acarretar uma mistura de sangue venoso com sangue arterial, de modo a prejudicar a oxigenação dos tecidos.
Resp.: B

08) Com o aumento da população de gaviões haverá uma maior predação dos passarinhos, que são predadores dos gafanhotos. Dessa forma, a população de gafanhotos irá aumentar, reduzindo a população de plantas.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Fatec 2020 – prova de biologia resolvida.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *