Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Fatec 2019 – prova de biologia resolvida

Fatec 2019 – resolução da prova de biologia

01) Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, sancionada em 1991, um trabalhador poderá ser assegurado caso padeça de doença profissional, cuja definição, dada no Art. 20, inclui os seguintes aspectos:

  • Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
  • Doenças profissionais não incluem as degenerativas, as inerentes a grupo etário, as que não produzam incapacidade laborativa, nem as endêmicas não resultantes de atividades profissionais.

Considerando apenas os termos dispostos no artigo 20 dessa lei, um programador de softwares em Goiás poderá receber amparo legal caso sofra de
A) pé-de-atleta.
B) mal de Chagas.
C) tendinite crônica.
D) mal de Alzheimer.
E) anemia falciforme.

02) A fim de controlar os diversos problemas ambientais de cunho antrópico detectados na Terra a partir de meados do século XX, os governos dos países membros da ONU têm se reunido em grandes conferências em busca de soluções e metas comuns.

Assinale a alternativa correta a respeito dessas conferências.
A) Durante a Eco–92 foram levantados recursos para a recuperação de pelo menos 92% da camada de ozônio nas regiões de clima temperado.
B) Um produto da Eco–92 foi a Agenda–21, documento em que constam programas para um desenvolvimento mais sustentável durante o século XXI.
C) Na Rio+20, mais vinte bacias hidrográficas (incluindo a do Uruguai) entraram para o regime especial de proteção de águas continentais da ONU.
D) A Rio+20 determinou maior ­ fiscalização em usinas nucleares, a ­ fim de evitar acidentes atômicos como os de Chernobyl, Goiânia e Fukushima.
E) Após a Rio+20, Canadá, Rússia e China deixaram a ONU, alegando discordâncias com políticas que interfeririam na autonomia dos países desenvolvidos.

Leia o texto para responder às questões de número 03 e 04.

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy efficiency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific c Reports, v.8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.

03) Assinale a alternativa em que a relação entre a consequência ambiental e a técnica descritas no texto é feita corretamente.
A) O melhoramento genético feito nas aves mais fracas permitiu a criação de indivíduos que passaram a ter envelhecimento acelerado, o que diminuiu os lucros dos pecuaristas.
B) O desenvolvimento de aves transgênicas em laboratório foi importante para que elas se tornassem mais imunes a doenças, necessitando de menos comida e gerando mais lucro.
C) A necessidade de obtenção de animais economicamente mais viáveis fez com que as aves crescessem mais rápido a cada geração, o que acabou aumentando a população aviária.
D) A diminuição das populações de aves de corte devido ao consumo humano provocou uma pressão seletiva nas aves que, para não serem extintas, passaram a crescer mais rápido.
E) O cruzamento entre as aves de maior eficiência metabólica e fisiológica na população, ao longo de algumas gerações, resultou em indivíduos que podem ser criados com menor custo.

04) Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo–Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos.

Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo–Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de
A) jabutis e rãs, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos com casca.
B) jacarés e porcos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos amnióticos.
C) ovelhas e cobras-cegas, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a neurulação e a produção de ovos isolécitos.
D) lagartos e sapos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos telolécitos.
E) cavalos e serpentes, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos centrolécitos.

05) Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.

Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.
Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico
A) feminino e síndrome de Turner.
B) feminino e síndrome de Klinefelter.
C) masculino e síndrome de Edwards.
D) masculino e síndrome de Down.
E) masculino e síndrome de Patau.

06) Atualmente os ecólogos tendem a considerar a espécie humana como parte de vários ecossistemas, principalmente no caso dos ecossistemas mais explorados economicamente. Essa integração é apresentada de modo simplificado pelo esquema, em que as transferências de energia representadas podem estar associadas a transações comerciais.

Nesse contexto, é correto afirmar que, de acordo com o esquema,
A) serviços ecossistêmicos, tais como o comprado dos trabalhadores da zona urbana, dificultam o fluxo energético.
B) o dinheiro recebido pelos trabalhadores da zona rural é convertido em energia que prejudica os meios de produção fótica.
C) trabalhadores das zonas rural e urbana negociam a energia disponibilizadas por produtores presentes no primeiro nível trófico.
D) os combustíveis fósseis resultam da ação dos decompositores sobre o excedente produzido pelos consumidores terciários.
E) o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona urbana tão barato quanto o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona rural.

Resolução:
01) Considerando a definição do Art.20, a tendenite crônica é um exemplo de doença profissional. O pé-de-atleta (frieira) é uma doença causada por fungos; o mal de Chagas é causado por protozoário; mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e anemia falciforme é uma doença de fundo genético.
Resp.: C

02)  Durante a Conferência Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, foi criada a Agenda-21, documento em que são colocados programas para um desenvolvimento  mais sustentável durante o século XXI.
Resp.: B

03) O desenvolvimento de aves com maior capacidade de crescimento em menor tempo ocorreu devido à ação do homem (seleção artificial), por meio da realização de cruzamentos entre aves de melhor eficiência energética, presentes na população, ao longo de vários anos.
Resp.: E

04) As aves, assim como porcos (mamíferos) e jacarés (répteis) são animais deuterostômios e aminiotas.
Resp.: B

05) O feto possui 45 cromossomos, sendo 44 autossomos + 1 cromossomo X (44A+ XO), o que caracteriza um indivíduo do sexo feminino com síndrome de Turner.
Resp.: A

06) Pela análise do esquema, a energia incorporada nos produtores (primeiro nível trófico) é negociada pelos trabalhadores da zona rural com a zona urbana, em troca de recursos financeiros.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Fatec 2019-2 – prova de biologia resolvida.

0 comments… add one

Leave a Comment