FMP 2017 – prova de biologia discursiva resolvida

(FMP/2017) O pâncreas é uma grande glândula situada paralelamente ao estômago e abaixo dele. As enzimas digestivas pancreáticas são secretadas pelos ácinos pancreáticos, enquanto grande quantidade de bicarbonato de sódio é secretada pelos ductos pequenos e maiores que se originam dos ácinos. Após a entrada do quimo no intestino delgado, a secreção pancreática fica abundante, principalmente em resposta ao hormônio secretina, secretado quando o quimo vindo do estômago penetra no duodeno.
a) Explique de que forma a grande quantidade de íons bicarbonato presente na secreção pancreática contribui para a digestão dos nutrientes.

b) Nomeie o hormônio que, assim como a secretina, chega ao pâncreas pela circulação sanguínea e provoca a secreção de enzimas digestivas pancreáticas.

c) A enzima proteolítica mais abundante do suco pancreático é a tripsina, sintetizada nas células pancreáticas na forma inativa de tripsinogênio.
Indique em que local do tubo digestório o tripsinogênio é ativado e explique como se dá essa ativação enzimática.

RESOLUÇÃO:
a) O quimo é um material muito ácido. Os íons bicarbonato neutralizam a acidez do quimo, proporcionando um pH ideal à ação das enzimas pancreáticas, além de proteger a mucosa intestinal da acidez extrema.

b) O hormônio é a colecistocinina.

c) O tripsinogênio é convertido em tripsina no duodeno, por ação da enzima enteroquinase.

VEJA TAMBÉM:
FMP 2018 – prova de biologia discursiva comentada
FMP 2019 – prova de biologia discursiva comentada

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *