Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Udesc 2018 resolvida – parte 1

Confira resolução das 7 primeiras questões de biologia da Udesc 2018

01) Assim como nos séculos passados, também hoje, o ser humano busca o autoconhecimento para compreender sua relação com a natureza e com a sociedade. Nesse sentido, surgem algumas perguntas como “Quem somos nós?”, “De onde viemos?”, “Para onde iremos?”. Na tentativa de responder a essas perguntas, e explicar como teria surgido a vida em nosso planeta, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas, ao longo dos séculos.
Assinale a alternativa correta em relação às principais hipóteses sobre a origem da vida.
A) A hipótese do Fixismo não acompanha as narrações religiosas sobre a criação da vida na Terra e tem como princípio a geração espontânea.
B) Em 1936, Alexander Oparin propõe uma explicação para a origem da vida sobre determinadas condições da atmosfera primitiva que propiciou o desenvolvimento de uma “sopa de proteínas” no ambiente aquático, dando origem aos coacervados, caracterizados como “células primitivas”.
C) A hipótese da geração espontânea propôs que os seres vivos teriam surgido nas profundezas do mar, na ausência de luz e oxigênio.
D) A Cosmogenia é a hipótese que admite que a vida foi “implantada” na terra por motivações de seres extraterrestres.
E) Alexander Oparin comprovou sua hipótese da origem da vida simulando a formação de coacervados por meio de experimentos controlados em laboratório e, por isso, esta hipótese é amplamente aceita pela comunidade científica.

02) “Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.
A) Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.
B) Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.
C) As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.
D) Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.
E) Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.

03) Resultados recentes de trabalhos de pesquisadores da Fiocruz, de Pernambuco, mostraram que além do mosquito Aedes aegypti, o mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo ou muriçoca, também é capaz de transmitir o zika vírus.
Analise as proposições em relação à informação, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(  ) Novas medidas de controle populacional dos mosquitos serão necessárias, já que os pernilongos Aedes e Culex possuem características genéticas diferentes.
(  ) Esses resultados não trazem informações relevantes uma vez que todos os mecanismos de transmissão do zika vírus já são conhecidos, assim como o tratamento para a doença.
(  ) Os vírus são seres vivos e agentes infecciosos diminutos, e como possuem metabolismo próprio podem se replicar rapidamente no ambiente, por isso não é aconselhável deixar água parada em recipientes ao ar livre.
(  ) O zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e pode-se dizer que é o mesmo vírus da dengue, transmitida pelo mesmo mosquito, apenas mudando o nome da doença.
(  ) Devido ao fato de ser uma doença causada por vírus, a confirmação da doença zika vírus ocorre apenas por sintomas, não tendo outra forma de confirmação, a exemplo, pelo exame de sangue.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A) V – F – F – F – F
B) V – F – V – V – F
C) V – F – F – F – V
D) F – F – V – V – F
E) F – V – V – V – F

04) Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.
Esse processo é conhecido como:
A) isolamento reprodutivo.
B) irradiação adaptativa.
C) homologia.
D) convergência adaptativa.
E) alopatria.

05) “Moluscos são animais do Filo Mollusca, do latim molluscus significa ‘mole’, portanto molusco é um animal de corpo mole que pode ser recoberto por uma concha ou não, apresenta uma simetria bilateral e, em idade adulta, um corpo não segmentado.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005).
Analise as proposições em relação aos moluscos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As lesmas são cefalópodes com o corpo constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais. São adaptadas ao ambiente terrestre e possuem respiração cutânea.
( ) As ostras do mangue são bivalves marinhos com respiração branquial e filtradores, que se alimentam principalmente de fitoplâncton.
( ) Os polvos são cefalópodes marinhos, sem presença de concha e apresentam respiração branquial.
( ) Os caramujos possuem concha em espiral, com voltas ou giros no mesmo plano, esses gastrópodes terrestres apresentam respiração pulmonar.
( ) Os mexilhões são gastrópodes sésseis que vivem fixos pelo bisso às rochas costeiras e têm o hábito alimentar herbívoro raspador de algas.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A) V – V – V – F – V
B) F – V – V – V – V
C) F – V – V – V – F
D) V – F – F – F – V
E) F – V – F – V – F

06) Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), quanto de espécies distintas (relações interespecíficas).
Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando pelo menos um deles é prejudicado.
São relações desarmônicas:
A) inquilinismo, parasitismo, competição e predação.
B) mutualismo, amensalismo, parasitismo e predação.
C) amensalismo, parasitismo, competição e predação.
D) comensalismo, inquilinismo, competição e predação.
E) amensalismo, parasitismo, competição e sociedade.

07) “Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.

Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.
A) A relação de simbiose está de acordo com a teoria de Charles Darwin, na qual prevalece a competição por recursos entre espécies.
B) Esta pesquisa sobre a rede de micélio não é relevante, pois as plantas são organismos isolados e não podem estar conectadas entre si, necessitando apenas de sol para realizar a fotossíntese.
C) Os fungos são seres eucariontes, pluricelulares e heterotróficos, não necessitam de associações com outras espécies para sobreviver, e, por isso, a comunicação entre as plantas por intermédio dos micélios dos fungos não é possível.
D) A relação entre plantas e fungos é do tipo comensalismo, relação ecológica intraerespecífica na qual duas espécies de animais se encontram associadas com benefício para uma delas, mas sem prejuízo para a outra.
E) Na relação de simbiose entre as plantas e os fungos, que são conhecidos como micorrizas, as plantas recebem água e nutrientes essenciais desses fungos e, nesta relação, as plantas fornecem carboidratos para o desenvolvimento dos fungos.

Resolução:
01) Alexander Oparin propôs que a atmosfera da terra primitiva seria constituída por vapor d´agua, metano, hidrogênio e amônia. Esse gases, sob ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta teriam formado aminoácidos. Estes teriam sido arrastados para os mares primitivos, originando os coacervados (aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas); ainda não são células. A alternativa B fica comprometida ao considerar coacervados como células primitivas.
Resp.: B

02) As bactérias são seres unicelulares e procariontes, podendo ser autótrofas ou heterótrofas.
Resp.: D

03)
(V) Há pequenas diferenças comportamentais e de habitat entre as duas espécies, o que justifica a necessidade de novas medidas de controle.
(F) Ainda há muito desconhecimento sobre o zika vírus.
(F) Os vírus não possuem metabolismo próprio.
(F) O vetor é o mesmo (mesmo pernilongo), mas os vírus causadores das duas doenças são diferentes.
(F) Há diferentes testes para diagnóstico de zika vírus e de outras viroses.
Resp.: A

04) O fenômeno envolvido com a similaridade morfológica entre golfinho e tubarão é a convergência adaptativa que, como citado no texto, não indica parentesco evolutivo.
Resp.: D

05)
(F) As lesmas são moluscos gastrópodes.
(V)
(V)
(V)
(F) Os mexilhões são bivalves (pelecípodes) e têm hábito filtrador.
Resp.: C

06) Inquilinismo, mutualismo, sociedade e comensalismo são exemplos de relações positivas (harmônicas).
Resp.: C

07) As micorrizas são associações entre fungos e raízes de fanerógamas em que o fungo contribui para aumento da absorção de água e minerais pela planta. Em troca, a planta fornece produtos fotoassimilados ao fungo, que é heterótrofo.
Resp.: E

Veja também:
Prova comentada da faculdade São Lucas 2018.

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas