Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Resolução da prova de biologia da UEPG – vestibular inverno 2019 – parte 2

UEPG – VESTIBULAR 2019 (INVERNO) – PARTE 2

08)  A visão em cores depende de pigmentos sensíveis à luz, presentes em três tipos de células especiais da retina (os cones). Em uma das formas do daltonismo, há dificuldade para distinguir entre certos tons de verde, amarelo e vermelho. Essa forma de daltonismo é provocada por um alelo recessivo ligado ao sexo (cromossomo X).
Uma mulher de visão normal, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico. Assinale o que for correto sobre a prole desse casal.

01) Esse casal apresenta 75% de probabilidade de gerar uma menina daltônica.
02) Todos(as) os(as) filhos(as) gerados(as) por esse casal serão daltônicos(as).
04) Somente os meninos, filhos desse casal, poderão apresentar o daltonismo.
08) Os genótipos desse casal podem ser representados da seguinte maneira: mulher (XDXd) e homem (XdY).
16) Esse casal poderá gerar filhos(as) com visão normal e filhos(as) daltônicos(as).

09) Inúmeros estudos atribuem muitas das características tipicamente humanas à adaptação de linhagens ancestrais primatas. Sobre as adaptações fundamentais na evolução dos primatas que originaram a linhagem da espécie humana, assinale o que for correto.
01) A complexidade do comportamento social que surgiu no grupo dos primatas, como o intenso cuidado com a prole, foi um importante fator em sua evolução, pois se relaciona com o desenvolvimento do encéfalo.
02) O polegar disposto em ângulo de 90º, em relação aos demais dedos, permitiu aos primatas segurar objetos e se agarrarem mais firmemente aos galhos das árvores.
04) A grande mobilidade dos membros posteriores e anteriores, em relação ao tronco, conferiu ampla variedade de movimentos aos primatas, o que lhes possibilitou pular de galho em galho.
08) A diminuição da massa encefálica e, consequentemente, aumento do crânio e da arcada dentária (caninos bem desenvolvidos em relação aos outros dentes) foi de fundamental importância para que os primórdios da espécie humana pudessem explorar novos alimentos.
16) Características como a postura bípede, os braços mais longos do que as pernas, dedos das mãos e pés mais curvos, visão bidimensional e a diminuição do crânio permitiram uma mudança de vida nos ancestrais primatas, que abandonaram o modo de vida arborícola e passaram a explorar o campo.

10)  Os anfíbios apresentam sexos separados. Quando a fêmea expele seus gametas, o macho elimina sobre eles os seus espermatozoides; portanto, a fecundação é externa e o desenvolvimento ocorre dentro da água. Assinale o que for correto sobre o desenvolvimento embrionário em anfíbios.
01) A gastrulação nos anfíbios ocorre por embolia, quando as células do polo vegetativo são empurradas para dentro, comprimindo a blastocela.
02) Nos anfíbios, o ectoderma dorsal forma a placa neural, que se dobra e se funde pelas bordas, produzindo o tubo nervoso. O ectoderma que reveste o embrião origina a epiderme da pele do anfíbio, com as suas glândulas.
04) O ovo de anfíbio é do tipo alécito com pequena quantidade de vitelo, porém suficiente para alimentar o embrião durante todo o seu desenvolvimento.
08) Dá-se o nome de mimetismo ao fenômeno da transformação da forma larval de girino para o estágio adulto de um anfíbio. Durante esse processo, as brânquias são formadas e ocorre a regressão da cauda, com concomitante desenvolvimento dos membros anteriores e posteriores.
16) A blástula em anfíbios apresenta mais de uma camada de células e sua blastocela está em posição excêntrica (mais próximo do polo animal)

11) Substâncias orgânicas produzidas nas folhas são transportadas para as raízes pelas camadas mais externas do caule. Se removermos um anel da casca no caule principal, a planta morrerá, pois suas raízes deixam de receber o alimento enviado pelas folhas. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) Com a remoção do anel externo da casca, o transporte da seiva bruta fica interrompido. Os vasos xilemáticos deixam de distribuir as substâncias orgânicas produzidas pelas folhas para as regiões de células consumidoras (raízes).
02) A remoção do anel da casca faz com que a seiva elaborada, transportada pelos vasos do xilema e composta por água e sais minerais absorvidos pelas raízes, não chegue até a região do caule e se dirija para as folhas, impedindo o crescimento da planta.
04) A remoção de um anel de casca em um ramo interrompe os vasos floemáticos e bloqueia o fluxo da seiva elaborada. A seiva acumula-se na região imediatamente acima do anel, o que provoca o crescimento dos tecidos e inchaço da região.
08) As células consumidoras são aquelas presentes nas folhas e são assim chamadas por “consumirem” energia solar para a realização da fotossíntese e, consequente produção de substâncias orgânicas, as quais são enviadas para as regiões de células exportadoras.
16) Segundo a hipótese do fluxo por pressão, o transporte da seiva elaborada ocorre devido a um fluxo gerado por diferença de potencial osmótico entre células produtoras e células consumidoras de substâncias orgânicas. A diferença osmótica decorre do bombeamento ativo, com gasto de ATP.

12) O ciclo da água é extremamente importante, pois esta substância faz parte dos processos metabólicos de todos os seres vivos. Assinale o que for correto sobre o ciclo biogeoquímico da água.
01) O pequeno ciclo da água (ciclo curto) é o ciclo das chuvas. A água dos oceanos, lagos, rios, geleiras, e até mesmo aquela presente no solo evapora, passando à forma gasosa. O vapor de água então condensa-se e origina as nuvens, retornando à crosta terrestre na forma de chuva.
02) O grande ciclo de água (ciclo longo) é aquele do qual participam os seres vivos. Por exemplo, em um ecossistema de terra firme, as raízes das plantas absorvem água do solo, a qual é utilizada em reações químicas e na fotossíntese. Na respiração, as plantas liberam gás carbônico e água.
04) O pequeno ciclo da água (ciclo curto) é aquele de que fazem parte os animais e as plantas. A absorção de água por estes seres vivos é utilizada no metabolismo dos mesmos. Nos animais, o retorno da água ao ambiente é feito exclusivamente pela eliminação da urina. Nos vegetais, a gutação permite o retorno da água ao ambiente.
08) As plantas perdem água continuamente por transpiração, principalmente durante o dia, quando seus estômatos estão abertos. A liberação de água na forma de vapor pelos estômatos, além de resfriar a planta, contribui para a manutenção da umidade do ar favorável à vida.
16) O ciclo das chuvas faz parte do grande ciclo de água (ciclo longo). A água líquida do ambiente (lagos, rios e oceanos) evapora e, nas camadas mais altas da atmosfera, o vapor de água condensa-se, originando as nuvens. A água retorna ao ambiente terrestre na forma de chuva. A água presente nas geleiras não participa do grande ciclo de água

13) Sobre os órgãos da audição e do equilíbrio dos vertebrados, assinale o que for correto.
01) Muitos peixes possuem a linha lateral, onde se encontram grupos de células receptoras (os neuromastos), mergulhada em um canal com água. Essa linha corre pelos lados do corpo e se ramifica na altura da cabeça, acusando vibrações da água e alguns sons emitidos por outros animais.
02) Em peixes, na cavidade das câmaras e dos canais da orelha interna (ouvido interno) há líquido, células sensoriais e otólitos. Mudanças na posição do peixe movimentam o líquido e os otólitos, estimulando as células sensoriais, que enviam impulsos ao cérebro para manutenção do equilíbrio.
04) Nos vertebrados terrestres, o órgão auditivo é capaz de amplificar sons. Nos anfíbios, a amplificação do som é feita pelo tímpano, que transmite a vibração para a columela ou estribo (osso na orelha média), que passa vibração para a orelha interna.
08) Nos mamíferos, a orelha pode ser dividida em externa, média e interna. No final do canal auditivo está localizado o tímpano, o qual vibra de acordo com o som que chega a ele. As vibrações são transmitidas para três ossos pequenos: martelo, bigorna e estribo.
16) No aparelho vestibular (ou labirinto), há células sensoriais ciliadas, as quais enviam mensagens ao sistema nervoso sobre as mudanças de posição do corpo. Em resposta, o sistema nervoso envia sinais aos músculos para ajustar a postura e manter o equilíbrio.

14) Algumas doenças passam de uma pessoa para outra principalmente por meio da relação sexual: são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Assinale o que for correto sobre as características e modos de prevenção das DSTs.
01) A candidíase é causada pelo papilomavírus humano (HPV) que forma verrugas na região genital masculina e feminina e no colo do útero. O tratamento consiste no uso de cremes e medicamentos que combatam o vírus. No momento do parto, o vírus pode passar para a criança.
02) A hepatite B é causada por vírus que, com o tempo, pode provocar problemas hepáticos. Entre as formas de transmissão, o vírus pode passar da mãe para o filho durante o parto, por isso, logo ao nascer, a criança já deve tomar a primeira dose da vacina.
04) O vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser transmitido por meio de vários fluidos corporais contaminados (sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, por exemplo), quando esses entram em contato com mucosas como boca, ânus, vagina e com a pele que tenha algum tipo de ferimento.
08) A sífilis é causada pela bactéria Trepanema pallidum. Começa com o aparecimento de uma ferida avermelhada e dura na área genital, principalmente. Com o tempo, pode evoluir para feridas na pele, febre e dor de garganta, entre outros sintomas. O diagnóstico é realizado por meio de exame de sangue e o tratamento é à base de antibióticos.
16) A herpes genital é causada pelo piolho púbico (conhecido como “chato”), o qual fica aderido aos pelos pubianos. O local fica vermelho e causa coceira intensa na região, evoluindo para feridas avermelhadas. O quadro de herpes apresenta várias recaídas ao longo da vida do indivíduo.

15) O tecido epitelial reveste o corpo humano e as cavidades internas e forma as glândulas. Suas células são muito unidas, havendo pouca quantidade de substância intercelular entre elas. Analise as alternativas e assinale o que for correto sobre o epitélio.
01) Quase todos os epitélios possuem, na superfície de contato com o tecido conjuntivo, uma região formada por glicoproteínas e fibras de proteínas. Essa região é chamada de lâmina basal e promove a adesão entre os dois tecidos.
02) Células caliciformes produtoras de muco (substância viscosa formada por glicoproteínas) são encontradas na epiderme, auxiliando na proteção da superfície da pele contra a penetração de agentes estranhos.
04) O epitélio do intestino delgado é constituído por uma camada simples de células cilíndricas com várias dobras (ou microvilosidades), que aumentam a área de absorção de alimento.
08) O epitélio dotado de cílios é encontrado na bexiga urinária e tem função de proteger a superfície contra impurezas, além de elevar o grau de distensão do órgão.
16) A derme é a primeira camada de defesa do corpo. Não apresenta vasos sanguíneos e sua nutrição é realizada pelo tecido adjacente. Geralmente, possui terminações nervosas sensíveis a estímulos.

RESOLUÇÃO:
08) O cruzamento que ocorre é: XDXd  x XdY
Assim, tem-se:

Observa-se que 50% das filhas serão normais (XDXd) e 50% das filhas serão daltônicas (XdXd). Dentre os homens, espera-se 50% de filhos normais (XDY) e 50% de filhos daltônicos (XdY).
Analisando as alternativas tem-se que os itens 08 e 16 estão corretos.
Soma dos itens corretos:  08 + 16 = 24

09) Estão incorretos os itens 08 e 16. Uma característica marcante na linhagem dos hominídeos foi o aumento do tamanho da massa encefálica e, consequentemente, do volume do crânio (não redução, como aparece nas alternativas).
Soma dos itens corretos: 01 + 02 + 04 = 07

10)  Estão incorretos os itens 01, 04 e 08.
01. A gastrulação em anfíbios é do tipo epibolia, que se caracteriza por uma rápida divisão dos micrômeros que acabam por recobrir os macrômeros.
04. Os ovos dos anfíbios são do tipo telotécitos incompletos (mediolécitos) e o vitelo disponível não é suficiente para que o embrião complete todo seu desenvolvimento embrionário (há estágio larval).
08. A transformação do girino na forma adulta recebe o nome de metamorfose.
Soma dos itens corretos: 02 + 16 = 18

11) Estão incorretos os itens 01, 02 e 08.
01. A remoção da casca promove a retirada do floema, interrompendo o fluxo de seiva elaborada às raízes.
02. A seiva elaborada é rica em substâncias orgânicas, principalmente, sacarose e é transportada pelo floema.
08. As células consumidoras são aquelas que não realizam fotossíntese (ex.: células do sistema radicular) e que, portanto, precisam de um suprimento de matéria orgânica para sobreviverem.
Soma dos itens corretos: 04 + 16 = 20

12) Estão incorretos os itens 04 e 16.
04. No pequeno ciclo da água não há participação dos seres vivos.
08. O ciclo das chuvas faz parte do pequeno ciclo da água, uma vez que não há participação direta dos seres vivos.
Soma dos itens corretos: 01 + 02 + 08  = 11

13) Questão muito complexa para ensino médio, visto que houve cobrança de detalhes da audição e equilíbrio até em peixes, o que normalmente não se trabalha com tanto esmero naquele nível de ensino (até por questão da quantidade de conteúdo cobrado em biologia).
Todos os itens estão corretos.
Soma dos itens corretos: 01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

14) ANULADA
01. A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans; o papilomavírus provoca a doença conhecida como condiloma acuminado, que se caracteriza pela presença de verrugas, principalmente, na região anal e na região genital.
02. Verdadeiro.
04. Verdadeiro.
08. A bactéria causadora da sífilis é a Treponema pallidum (não Trepanema).. talvez, por esse erro de digitação, a questão tenha sido anulada pela banca elaboradora de provas da UEPG.
16. Falsa. O herpes genital é causado por vírus e a contaminação ocorre por meio de relações sexuais com a pessoa contaminada.

15) Estão incorretos os itens 02, 08 e 16.
02. As células caliciformes são ricas em retículo endoplasmático granuloso, complexo golgiense e vesículas secretoras. Essas células produzem um muco rico em glicoproteínas e em proteoglicanas, que protege o epitélio do respiratório e do trato digestório.
08. O epitélio ciliado é encontrado na traqueia. O batimento dos cílios auxilia na purificação do ar que está sendo conduzido aos pulmões.
16. A primeira camada de defesa do corpo é a epiderme, uma camada multiestratificada e queratinizada.
Soma dos itens corretos: 01 + 04 = 05

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas