Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UERJ 2015 – 2º exame – prova de biologia comentada

UERJ 2015 – 2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

01) Com a implantação de atividades agropecuárias, populações muito reduzidas de uma mesma espécie podem ficar isoladas umas das outras em fragmentos florestais separados. Caso permaneçam em isolamento, tais populações podem tender à extinção.

Na fotografia, observa-se um corredor florestal, construído para interligar ambientes expostos a esse tipo de impacto ecológico.

Sem a construção de corredores florestais, essas populações isoladas estariam sujeitas ao processo de extinção cuja causa é denominada:
A) pan-mixia
B) deriva gênica
C) seleção natural
D) migração diferencial

02) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:
A) sofrer hidrólise
B) ser compactado
C) produzir energia
D) solubilizar-se em água

03) Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:

A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.

Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.

Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:
A) I
B) II
C) III
D) IV

04)  Para a realização de um exame, os indivíduos A e B ingeriram uma solução contendo glicose.
Após a ingestão, foram registradas as alterações da concentração plasmática da glicose e dos hormônios X e Y em ambos os indivíduos. Observe os resultados das medições nos gráficos:

Com base na análise dos gráficos, é possível identificar que um dos indivíduos apresenta diabetes tipo II e que um dos hormônios testados é o glucagon.

O indivíduo diabético e o hormônio glucagon estão representados, respectivamente, pelas seguintes letras:
A) A − X
B) A − Y
C) B − X
D) B − Y

05) Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período.
Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
A) produtores − produtores
B) consumidores primários − produtores
C) produtores − consumidores primários
D) consumidores primários − consumidores primários

RESOLUÇÃO:

01) Sem os corredores florestais, a população pode sofrer a ação da deriva gênica (oscilação genética), que provoca a redução da variabilidade genética e, portanto, pode levar à extinção da espécie. Com os corredores florestais, os indivíduos das diferentes populações pequenas acabam entrando em contato entre si e passam a comportar como uma grande população.
Resp.: B

02) Embora bem menos energético que as gorduras (uma desvantagem dos açúcares em relação aos lipídios), o glicogênio é hidrolisado bem mais facilmente que as moléculas de gordura, disponibilizando glicose de forma mais rápida para o organismo.
Resp.: A

03) A análise do gráfico revela que a cor amarela tem pouco efeito sobre a fotossíntese nesta espécie de alga. Dessa forma, nos tubos I e III a atividade fotossintética será baixa (haverá pouco consumo de CO2 pelas algas).
Os tubos II e IV foram iluminados com luz azul, cor muito usada pelas algas na fotossíntese. Como em IV há caramujos, haverá uma liberação adicional de CO2 devido à respiração destes organismos. Assim, em II, a taxa de CO2 na solução será reduzida mais rapidamente.
Resp.: B

04) A análise do primeiro gráfico mostra que o indivíduo A é diabético, uma vez que a taxa de glicose aumenta muito mais rapidamente que em B, além de demorar mais tempo para voltar à normalidade.
O hormônio glucagom tem a função de aumentar a glicemia. Dessa forma, a taxa de hormônio aumenta nos momentos de inanição e reduz após uma refeição rica em açúcares.
O hormônio Y corresponde, portanto, ao glucagom.
Resp.: B

05) Nos ecossistemas terrestres, a taxa de biomassa é máxima no nível dos produtores, representado principalmente pelas angiospermas e gimnospermas.
Nos ecossistemas marinhos, a pirâmide de biomassa encontra-se invertida. Os produtores, neste ambiente, são representados principalmente pelo fitoplâncton (algas unicelulares), que apresenta uma biomassa muito pequena.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2019 – 2º exame de qualificação

0 comments… add one

Leave a Comment