Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UERJ 2020 – 1º exame de qualificação – prova de biologia comentada

UERJ 2020 – 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

01) Várias mudanças ambientais interferem no ciclo biogeoquímico do carbono. Sabe-se que a maior parte desse elemento está armazenada nas rochas e sedimentos da crosta terrestre, como indica a tabela.

A exploração intensa dos recursos naturais acelera o processo de conversão do carbono encontrado em rochas e sedimentos, em compostos de carbono que circulam nos outros reservatórios. Uma consequência desse processo é:
A) redução da eutrofização
B) aumento do efeito estufa
C) aumento da camada de ozônio
D) redução da fixação de nitrogênio

02) As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.

Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.

Considere que uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente foi transferida para uma célula sem qualquer substância radioativa. Após esse procedimento, a célula sofreu duas divisões mitóticas, originando quatro células-filhas.
Ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

03) A desnaturação do DNA é o processo no qual as duas cadeias da molécula se separam devido à quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considere um estudo que comparou a desnaturação de quatro fragmentos de DNA − W, X, Y, Z − todos com a mesma quantidade total de bases nitrogenadas. Observe, na tabela, o percentual de timina presente em cada um:

Para os quatro fragmentos, a desnaturação foi realizada mediante aquecimento, sem alteração de pH e com mesma temperatura inicial. No processo de aquecimento, a maior quantidade de energia foi consumida na desnaturação do seguinte fragmento:
A) W
B) X
C) Y
D) Z

04) Determinado processo presente em todos os seres vivos não foi explicado pela teoria evolutiva de Charles Darwin, tendo sido esclarecido, mais tarde, pelas contribuições da teoria sintética da evolução. Esse processo é denominado:
A) especiação
B) diversificação
C) seleção natural
D) hereditariedade

05) Em situações de perigo, o sistema nervoso autônomo simpático produz uma série de alterações fisiológicas importantes para o corpo humano. Essa resposta do organismo é chamada de reação de luta ou fuga e provoca a liberação de adrenalina na corrente sanguínea.
A liberação desse hormônio resulta na redução do seguinte processo vital:
A) sístole ventricular
B) batimento cardíaco
C) dilatação brônquica
D) peristaltismo intestinal

06) APICULTORES BRASILEIROS ENCONTRAM MEIO BILHÃO DE ABELHAS MORTAS EM TRÊS MESES Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil.

Adaptado de sul21.com.br, março/2019.

Alguns ecossistemas são gravemente afetados por desequilíbrios como o relatado na reportagem. Nesse caso, uma consequência para as plantas polinizadas por abelhas é:
A) diminuição da necessidade de água
B) redução da dispersão de sementes
C) perda da variabilidade genética
D) limitação da taxa de fotossíntese.

RESOLUÇÃO:
01) Com a retirada do carbono de seus principais reservatórios e o consequente aumento em outros reservatórios, é razoável pensar em um aumento na concentração de CO2 na biosfera e, consequentemente, uma intensificação do efeito estufa.
Resp.: B

02) Para responder a essa questão, é necessário lembrar de que a duplicação do DNA é semiconservativa, isto é, cada molécula-filha é constituída por um filamento velho e um filamento novo.
Então:

Considere as linhas azuis com citosina radioativa e as linhas vermelhas sem radiação.
Ao término de 2 divisões, 2 células carregarão DNA com citosina radioativa e 2 células terão DNA sem radiação.
Resp.: B

03) Será gasto mais energia no fragmento que possuir a maior quantidade de pares citosina-guanina, uma vez que entre essas bases há 3 ligações de hidrogênio.
Assim, será necessário o fornecimento de mais energia para romper os filamentos do fragmento W (10% de timina = 10% de adenina; 40% de citosina e 40% de guanina).
Resp.: A

04) A teoria de Darwin busca explicar a origem das espécies ao longo do tempo, explicando a diversidade da vida no planeta a partir de um ancestral como a todos os seres vivos. Contudo, essa teoria não traz uma explicação de como as características passam aos descendentes, no processo conhecido como hereditariedade.
Resp.: D

05)  A liberação de adrenalina reduz o peristaltismo intestinal (menor trânsito do bolo alimentar no trato digestório, com menor formação de fezes).
Resp.: D

06) A polinização cruzada (aquela em que o grão-de-pólen de uma planta é levado a uma flor de outra planta) é de grande importância para aumentar a diversidade genética da população.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2015 – 1º exame de qualificação – prova de biologia comentada
UERJ 2015 – 2º exame de qualificação – prova de biologia comentada
– UERJ 2016 – 1º exame de qualificação – prova de biologia comentada
– UERJ 2016 – 2º exame de qualificação – prova de biologia comentada

0 comments… add one

Leave a Comment