USS 2018 – prova de biologia resolvida

PROVA DE BIOLOGIA – VESTIBULAR 2018 – UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

01) figura abaixo representa uma célula diploide durante a primeira divisão meiótica.

O número de combinações cromossômicas diferentes que podem ser encontradas nas células haploides formadas ao final da meiose é igual a:
A) 6
B) 8
C) 12
D) 16

02) Angiogênese é a formação de novos vasos capilares, um processo normal do metabolismo humano, mas que também permite o desenvolvimento e disseminação de tumores. Atualmente, drogas que bloqueiam a angiogênese são objeto de estudos para o tratamento de diversos tipos de câncer.
Para a eficácia em relação ao tratamento do câncer, uma droga antiangiogênica deve apresentar ação inibitória específica sobre as células classificadas como:
A) nervosas
B) musculares
C) endoteliais
D) fibroblásticas

03) O gráfico abaixo representa a variação do tamanho populacional de uma planta que produz flores e de uma espécie de borboleta, quando mantidas juntas ou separadas em uma reserva ambiental.

A análise do gráfico permite concluir que a relação ecológica existente entre esses elementos é denominada:
A) mutualismo
B) parasitismo
C) herbivorismo
D) comensalismo

04) Suponha que em determinada espécie de roedor, a cor da pelagem dependa apenas da ação de dois pares de genes, Aa e Bb. A expressão do gene A determina pelagem preta, e a do seu alelo recessivo a, pelagem marrom. Por sua vez, a presença do gene dominante B impede a pigmentação do pelo e o animal será branco, enquanto que seu alelo b permite a manifestação da cor da pelagem.
A proporção esperada da cor da pelagem nos descendentes do cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos para ambos os pares de genes é igual a:

A) 12 brancos: 3 pretos: 1 marrom
B) 9 brancos: 6 pretos: 1 marrom
C) 6 brancos: 1preto: 12 marrons
D) 3 brancos: 6 pretos: 4 marrons

RESOLUÇÃO:
01) O número de combinações cromossômicas que podem ser encontradas em uma célula é dado por 2n, onde n é o número de pares de cromossomos homólogos.
Como o número de pares de homólogos na figura é 3, tem-se um total de 23 (= 8)  combinações possíveis.
Resp.: B

02) O revestimento celular de um capilar sanguíneo é formado por uma camada de células epiteliais (epitélio tipo pavimentoso), chamado endotélio.
Resp.: C

03) A análise do gráfico revela que, quando juntas, ambas as espécies são beneficiadas (as duas populações tornam-se maiores), indicando que se trata de uma relação do tipo +/+ como, por exemplo, o mutualismo (mutualismo não obrigatório –> no ensino médio, esse tipo de mutualismo é também chamado de protocooperação).
Resp.: A

04) A questão trata de um caso de interação gênica epistática dominante (na presença do alelo B, os alelos A e a não se manifestam à animal com pelagem branca).
Cruzamento: AaBb  x AaBb
Gametas produzidos por ambos os animais: AB; Ab; aB; ab.
Fazendo o cruzamento, tem-se:

Todos os animais com alelo B no genótipo terão coloração branca. Os animais com alelo A (sem a presença do alelo B) terão coloração preta e animais com genótipo aabb terão coloração marrom.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
– Prova de biologia resolvida – vestibular 2017-2 da USS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *