Questão discursiva sobre fotoperiodismo, da Unicamp

(UNICAMP) Um agricultor decidiu produzir flores em sua propriedade, localizada perto da cidade de Fortaleza (CE). Devido à sua proximidade com a linha do Equador, nesta cidade os dias mais longos do ano (janeiro) são de 12:30 horas de luz, e os mais curtos (julho) são de 11:30 horas de luz. O agricultor tem dúvida sobre qual flor deve cultivar: uma variedade de crisântemo, que é uma planta de dia curto e tem fotoperíodo crítico de 12:30 horas, ou uma variedade de “brinco de princesa” (Fucsia sp.), que é planta de dia longo e tem fotoperíodo crítico de 13:00 horas.

A) Qual espécie o agricultor deveria escolher? Justifique.

B) Com relação à floração, o que aconteceria com a espécie de dia curto (crisântemo) se fosse dado um período de 15 minutos de luz artificial no meio da noite (“flash de luz”)? Explique.

RESOLUÇÃO:
A) O agricultor deverá escolher o crisântemo, pois, sendo uma planta de dia curto com fotoperíodo crítico de 12:30 horas, florescerá sempre que a região receber até esse número de horas de luz por dia. E, em Fortaleza, os dias têm, no máximo 12:30 horas de luz. 

B) Neste caso o crisântemo não floresceria. Na realidade, se a planta é de dia curto com fotoperíodo de 12:30 horas, ela precisa de um mínimo de 11:30 horas de escuro, ininterruptamente. Com o flash de luz no meio da noite, esse intervalo de escuridão não seria obtido. 

VEJA TAMBÉM:
Questão discursiva sobre pteridófitas, da USCS 2019-2

0 comments… add one

Leave a Comment