Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão discursiva sobre fotoperiodismo, da Unicamp

(UNICAMP) Um agricultor decidiu produzir flores em sua propriedade, localizada perto da cidade de Fortaleza (CE). Devido à sua proximidade com a linha do Equador, nesta cidade os dias mais longos do ano (janeiro) são de 12:30 horas de luz, e os mais curtos (julho) são de 11:30 horas de luz. O agricultor tem dúvida sobre qual flor deve cultivar: uma variedade de crisântemo, que é uma planta de dia curto e tem fotoperíodo crítico de 12:30 horas, ou uma variedade de “brinco de princesa” (Fucsia sp.), que é planta de dia longo e tem fotoperíodo crítico de 13:00 horas.

A) Qual espécie o agricultor deveria escolher? Justifique.

B) Com relação à floração, o que aconteceria com a espécie de dia curto (crisântemo) se fosse dado um período de 15 minutos de luz artificial no meio da noite (“flash de luz”)? Explique.

RESOLUÇÃO:
A) O agricultor deverá escolher o crisântemo, pois, sendo uma planta de dia curto com fotoperíodo crítico de 12:30 horas, florescerá sempre que a região receber até esse número de horas de luz por dia. E, em Fortaleza, os dias têm, no máximo 12:30 horas de luz. 

B) Neste caso o crisântemo não floresceria. Na realidade, se a planta é de dia curto com fotoperíodo de 12:30 horas, ela precisa de um mínimo de 11:30 horas de escuro, ininterruptamente. Com o flash de luz no meio da noite, esse intervalo de escuridão não seria obtido. 

VEJA TAMBÉM:
Questão discursiva sobre pteridófitas, da USCS 2019-2

0 comments… add one

Leave a Comment