Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão discursiva sobre efeito de agentes mutagênicos na sequência de aminoácidos de uma proteína

(UERJ) Em um experimento, culturas de Escherichia coli foram tratadas com dois agentes mutagênicos que lesam o terceiro nucleotídeo do gene que codifica uma proteína da cadeia respiratória. O primeiro agente induz a troca da base adenina por guanina; o segundo promove a supressão da base adenina.
Foram selecionadas amostras de células tratadas com cada um dos agentes e isolados os genes modificados. Em seguida, as bases nitrogenadas desses genes foram sequenciadas, sendo identificadas as estruturas primárias das
proteínas que eles codificam.
O quadro a seguir resume os resultados encontrados:

Explique por que nas células tratadas com o agente 1 não houve alteração na sequência de aminoácidos, enquanto nas tratadas com o agente 2 ocorreram grandes modificações.

RESOLUÇÃO:
No primeiro caso, o novo códon formado codificou o mesmo aminoácido que o códon original codificava (o código genético é degenerado).
No segundo agente, com a supressão de uma base, todos os códons foram alterados a partir daquele ponto, o que deixou a sequência de aminoácidos da proteína codificada muito diferente.

0 comments… add one

Leave a Comment