Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão discursiva comentada sobre transporte pela membrana, da UERJ

(UERJ) Foram utilizadas células animais cultivadas, suspensas em meio de cultura adequado, para o estudo dos mecanismos de transporte de uma substância orgânica X e do íon sódio.
Observe os resultados apresentados no gráfico abaixo:

-os pontos P1 e P3 representam as concentrações de X e de sódio, respectivamente, logo após a suspensão das células;

-o ponto P2 define as concentrações de X após algum tempo de incubação das células;

-as coordenadas do ponto P3 definem os quadrantes A, B, C e D.

A) Considerando as alterações das concentrações da substância X após o período de incubação, cite o tipo de transporte ocorrido através da membrana da célula e caracterize-o.

B) Identifique o quadrante para o qual deveria deslocar-se o ponto P3 , após o período de incubação. Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO:
A) Transporte ativo. Inicialmente, a concentração da substância no meio intracelular era de 40mM e, após um tempo de incubação, era de aproximadamente 75mM, enquanto a concentração de X no meio extracelular era de 60 mM e passou para cerca de 25 mM. Assim, houve um transporte contra um gradiente de concentração, o que caracteriza o transporte ativo.
Outra opção de justificativa:
Após o período de incubação, as concentrações de X no meio intracelular e no meio extracelular ficaram diferentes, o que caracteriza o transporte ativo (mantém uma diferença de concentração entre dois meios).

B) Quadrante A. O íon sódio é mantido em alta concentração no meio extracelular e em baixa concentração no meio intracelular, o que é conseguido graças ao transporte ativo (bomba de sódio).

0 comments… add one

Leave a Comment