Questão resolvida discursiva sobre malária, da Unifimes

(Unifimes/2017) O protozoário Plasmodium falciparum secreta polipeptídios que aderem à superfície dos glóbulos vermelhos por ele parasitados.
Uma pesquisa recente constatou que esses compostos permanecem aderidos de forma firme e estável à membrana dos glóbulos vermelhos do tipo A, bloqueando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos humanos. Nos glóbulos vermelhos do tipo O, tal adesão é fraca, tornando os portadores deste tipo sanguíneo resistentes à doença provocada pelo P. falciparum. Os autores sugerem que esses compostos podem contribuir para a variação na distribuição global dos grupos sanguíneos ABO na população humana.
(Folha de S.Paulo, 14.03.2015. Adaptado.)

A) Que doença o Plasmodium falciparum causa nos seres humanos? Cite uma forma de transmissão dessa doença.

B) Em alguns países, há maior frequência de indivíduos do tipo sanguíneo O em relação aos de outros tipos sanguíneos.
Explique, por meio dos genótipos que determinam os tipos sanguíneos, como o parasita citado pode ter contribuído para a maior frequência de pessoas do tipo O na população desses países.

RESOLUÇÃO:
A) A doença é  a malária (febre terçã maligna). Uma das formas de contaminação é pela picada do mosquito Anopheles contaminado.

B) O tipo sanguíneo O apresenta genótipo ii. Como os indivíduos tipo O são resistentes à doença causada pelo Plasmodium falciparum, esses indivíduos são naturalmente selecionados e, ao cruzarem, originam novos indivíduos tipo O (ii x ii à 100% descendentes tipo O), aumentando a frequência de pessoas com esse tipo sanguíneo na população.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre malária, da UFPA 2014
Questão discursiva resolvida sobre malária, da UERJ 2013

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *