Questão resolvida sobre artrópodes, da UCS

(UCS/2020) A sonda israelense Beresheet, que caiu no dia 11 de abril de 2019
ao tentar aterrissar na Lua, pode ter espalhado na superfície lunar milhares de animais microscópicos muito resistentes e capazes de sobreviver em condições extremas. Nova Spivack, fundador da Arch Mission Foundation, disse à revista Wired que os tardígrados (imagem abaixo) “poderiam ser revividos no futuro”. O projeto de Spivack visa arquivar conhecimento e espécies da Terra e preservá-los para futuras gerações.

Ele ficou encarregado de fazer a “biblioteca lunar” que foi incorporada à sonda. No entanto, além da biblioteca, Spivack revelou que sua equipe decidiu, no último momento, incluir no arquivo uma resina sintética com pelos e amostras de DNA de 25 pessoas (inclusive o dele mesmo), além de tardígrados desidratados. Esses animais protostômios, pertencentes ao clado Ecdysozoa, podem resistir a temperaturas que vão de -200ºC a 150ºC e viver até dez anos sem água. Ainda, de acordo com Spivack, a referida missão seria uma excelente oportunidade para verificar se esses seres microscópicos poderiam também viver no espaço. Orli Madmon, porta-voz da SpaceIl, a empresa responsável pela sonda Beresheet, afirmou à agência EFE que não pode confirmar e nem desmentir a presença dos animais. Spivack acredita que não existe nenhum risco de os tardígrados “dominarem” a Lua, já que teriam de ser reidratados para então se reproduzirem.

Disponível em: https://renovamidia.com.br/nave-de-israel-pode-ter-espalhado-animais-microscopicos-pela-lua/. https://canaltech.com.br/espaco/a-luaagora-pode-ser-lar-dos-tardigrados-os-animais-mais-resistentes-da-terra-146051/. Acesso em: 9 ago. 2019. (Parcial e adaptado.)

Uma das características mais notáveis compartilhada pelo clado Ecdysozoa, do qual os tardígrados fazem parte, é possuir uma ________________ de várias camadas, que é periodicamente trocada à medida que o animal cresce, sendo esse processo de muda denominado de ________________. Nos artrópodes, que
também pertencem ao mesmo clado, o exoesqueleto descartado, após esse processo, recebe o nome de ________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas acima.
A) epiderme – permuta – cutícula
B) cutícula – ecdise – exúvia
C) carapaça – exúvia – quitina
D) membrana basal – permuta – epiderme
E) carapaça – ecdise – membrana basal.

RESOLUÇÃO:
Os animais do clado Ecdysozoa caracterizam-se pela presença de uma cutícula multiestratificada (com várias camadas) e pela ocorrência de ecdises (mudas periódicas do exoesqueleto, o que possibilita o crescimento do animal). O exoesqueleto descartado, após a muda, recebe o nome de exúvia.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão discursiva resolvida sobre artrópodes, da Unicamp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *