Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Membrana plasmática – resumo sobre estrutura da membrana

ESTRUTURA DA MEMBRANA PLASMÁTICA

Todas as células, eucariotas ou procariotas, possuem membrana plasmática, um revestimento extremamente fino, que tem como uma de suas principais funções, atuar como uma barreira que separa constituintes celulares do meio externo.

Basicamente, a membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica na qual estão embebidas proteínas de membrana, e seu modelo mais conhecido é denominado de mosaico fluido.

(Extraído de: https://www.infoescola.com)

 

Bicamada lipídica

Constitui a estrutura base da membrana plasmática, sendo responsável pelo transporte de moléculas hidrofóbicas pequenas (O2, CO2, N2…) e pequenas moléculas polares (H2O, glicerol, ureia…). Os lipídeos constituintes da membrana são, principalmente, fosfolipídeos, que se caracterizam por possuírem uma “cabeça” hidrofílica e uma “cauda” hidrofóbica (fala-se em moléculas anfipáticas – ou anfifílicas) ; além de colesterol e glicolipídeos.

Desse modo, por ser constituída de moléculas anfipáticas, a membrana plasmática se organiza como uma bicamada lipídica, evitando o contato das caudas com o meio aquoso, e promovendo contato das cabeças com a água presente no meio, o que forma uma estrutura energeticamente favorável. Os lipídios constituintes da bicamada promovem a fluidez dessa estrutura.

Estrutura de um fosfolipídio (Fonte: https://edisciplinas.usp.br/)

Proteínas de membrana

As proteínas possuem diversas funções na membrana plasmática, e estão situadas entre as moléculas de lipídios. Dentre suas funções, há proteínas responsáveis pelo transporte de macromoléculas; há receptoras de sinais químicos, que os enviam para o meio intracelular; outras ancoram macromoléculas à membrana plasmática; e outras atuam como enzimas, catalisando reações químicas.

Proteínas da membrana plasmática (Fonte: http://biofisicabiomed.blogspot.com/)

Carboidratos

Há também os carboidratos na face externa da membrana plasmática, os quais atuam na proteção mecânica e química da célula, além de atuarem na adesão e no reconhecimento celular.

0 comments… add one

Leave a Comment