Resumo sobre organelas citoplasmáticas: peroxissomos e glioxissomos

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANOSAS

PEROXISSOMOS E GLIOXISSOMOS

Os peroxissomos são organelas esféricas, delimitadas por membrana simples,  contendo certas enzimas envolvidas com a oxidação de ácidos graxos (com formação de H2O2 como subproduto).

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/

Em muitos casos, os peroxissomos utilizam oxigênio para quebrar ácidos graxos, transformando-os em moléculas menores, que serão usadas como como fonte de energia nas mitocôndrias.

Essas organelas também participam, também, do processo de desintoxicação celular.

Possuem a enzima catalase (peroxidase), responsável pela degradação do H2O2 produzido, conforme a equação química abaixo.

Os glioxissomos são pequenas vesículas que contêm enzimas envolvidas com a conversão de ácidos graxos em açúcares, que serão usados pela pelo embrião como fonte de energia e carbono (até que a plântula comece a fazer fotossíntese). São abundantes em sementes e podem ser considerados peroxissomos especializados.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *