Resumo sobre Clonagem Reprodutiva

CLONAGEM REPRODUTIVA

Trata-se de um mecanismo de reprodução em que se obtêm descendentes geneticamente iguais entre si e ao indivíduo genitor. Esse processo pode ser natural (ex.: formação de gêmeos univitelinos; mecanismos de reprodução assexuada) ou artificial.

Um clone é um conjunto de células geneticamente idênticas, descendentes de uma única célula inicial, sendo um termo também aplicado a uma linhagem de indivíduos geneticamente idênticos, que possuem um fenótipo (aspecto fisiológico) muito semelhante ao organismo que lhe deu origem
(Extraído de: http://www.cienciaviva.pt)

Extraído de: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Desvantagens da clonagem reprodutiva:
⇒ Perda da diversidade genética;
⇒ Risco de extinção de uma população ou espécie.
⇒ Taxa de insucesso elevada;
⇒ Custos elevados.

Vantagens (benefícios) da clonagem reprodutiva:
⇒ Preservação de características desejadas;
⇒ Recuperação de espécies em extinção;
⇒ Rapidez do processo (clonagem natural).

QUESTÃO SOBRE CLONAGEM:
O esquema representa de forma resumida o processo utilizado na clonagem do primeiro mamífero.

Como base no esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O filhote produzido por esse processo deve apresentar DNA mitocondrial tanto da ovelha Finn Dorset quanto da ovelha Scottsh Blackface.
B) Se a fusão de dois ovócitos de uma ovelha gerasse um descendente, este deveria ser geneticamente idêntico à doadora dos ovócitos.
C) Não é possível garantir que todas as características observáveis na ovelha doadora da célula somática estejam presentes em seu descendente.
D) O filhote gerado pela ovelha Scottsh Blackface é dito clone da ovelha Finn Dorset por apresentar o mesmo genoma nuclear que esta última.

RESOLUÇÃO:
A fusão de dois ovócitos originaria um descendente com características dos dois organismos, respeitando a dominância/recessividade dos alelos presentes em cada ovócito.
Resp.: B

0 comments… add one

Leave a Comment