Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Resumo sobre sistema circulatório – visão geral

Resumo Sistema Circulatório

O sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório humano, é constituído pelo coração, pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), e pelo próprio sangue. Ele é responsável pelo bombeamento e consequente transporte de sangue por todo o organismo humano, assim como de nutrientes, gases, hormônios e resíduos a todas as partes do corpo.

Sistema circulatório Fonte: https://www.anatomiaemfoco.com.br/

Vasos sanguíneos – Artérias

As artérias são os vasos responsáveis por transportar o sangue que sai do coração, sendo que este pode ser tanto arterial (rico em O2), quanto sangue venoso (rico em CO2). Como exemplos, a artéria aorta é a de maior calibre no corpo humano, e fornece sangue oxigenado a todo o corpo; já as artérias pulmonares são responsáveis por levar sangue desoxigenado aos pulmões para que ocorra hematose. As artérias possuem um calibre grande, assim como parede espessa e maior resistência para aguentar a pressão do sangue que sai do coração. À medida que se distanciam do coração, vão se ramificando em arteríolas e posteriormente em capilares.

Veia e artéria (https://escolakids.uol.com.br/)

Vasos sanguíneos – Veias

As veias são responsáveis pelo transporte do sangue de todas as regiões corporais ao coração, e assim como as artérias, podem transportar sangue venoso ou arterial. Um exemplo são as veias pulmonares, que levam sangue rico em oxigênio (sangue arterial) ao coração, para que seja bombeado a todo o corpo. São vasos que possuem menor calibre e musculatura menos espessa. Assim como as artérias, também se ramificam em vênulas e posteriormente em capilares sanguíneos.

Coração

O coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue que chega pelas veias e que será levado a todo o organismo pelas artérias. Localiza-se entre os pulmões, em uma região denominada de mediastino, na caixa torácica. É um músculo e, portanto, apresenta camadas: a mais externa, pericárdio, é uma membrana que o reveste; mais internamente, há o endocárdio, que reveste as cavidades internas; estas, por sua vez, são formadas pelo miocárdio, que corresponde ao músculo em si, que sofre contrações fortes e involuntárias.

Coração (esquema) (https://www.infoescola.com/)

Esse órgão possui quatro cavidades, sendo dois átrios (cavidades superiores) e dois ventrículos (cavidades inferiores). Tanto do lado direito, quanto do lado esquerdo, o sangue chega ao coração pelos átrios e sai do coração pelos ventrículos, de modo que é necessário um mecanismo que impeça o retorno do fluxo sanguíneo, e esse mecanismo são as valvas. Entre o átrio direito e o ventrículo direito, há a valva atrioventricular direita, ou tricúspide; e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, há a valva atrioventricular esquerda, conhecida como mitral. Vale ressaltar ainda que o sangue do lado direito não entra em contato como sangue do lado esquerdo do coração; além disso, esse órgão realiza a sístole, que é a contração do músculo, responsável pelo bombeamento do sangue; e a diástole, em que o músculo relaxa, e o coração se enche de sangue.

Caminho do sangue no organismo

Grande circulação (Imagem: https://www.professorinterativo.com.br/)

Nos alvéolos pulmonares, há a hematose, e o gás oxigênio chega ao sangue. Por meio das veias pulmonares, o sangue oxigenado é direcionado ao átrio esquerdo, passa pela valva mitral, vai para o ventrículo esquerdo, de onde parte a artéria aorta que, juntamente com suas ramificações, é responsável por levar sangue oxigenado a todos os tecidos do corpo. Nesses tecidos, ocorre respiração celular, de modo que há liberação de gás carbônico. Sendo assim, as veias vão transportar esse sangue desoxigenado ao coração, onde, por meio das veias cavas superior e inferior, irá entrar no átrio direito, passar pela valva tricúspide, e adentrar no ventrículo direito. A partir de lá, as artérias pulmonares irão levar esse sangue rico em CO2 aos pulmões, de modo que a hematose ocorra novamente. Com a troca de gases, o ciclo recomeça. Vale ressaltar que todos os processos ocorrem simultaneamente e ininterruptamente para o bom funcionamento do organismo.

0 comments… add one

Leave a Comment