Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Resumo sistema reprodutor feminino – visão geral

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino, também chamado de aparelho reprodutor ou sistema genital feminino é o conjunto de órgãos responsável pelas funções ligadas à reprodução na mulher: produção de gametas femininos; local de cópula e posterior fecundação; implantação do embrião; produção de hormônios sexuais. Dentre os órgãos que compõem esse sistema, estão dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e a vulva (pudendo feminino).

Os ovários, localizados um em cada lado do útero, são estruturas de aproximadamente 3 cm responsáveis pela produção e maturação dos óvulos, gametas femininos, e também pela produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona, imprescindíveis para a ocorrência do ciclo menstrual. Desse modo, também fazem parte do sistema endócrino, atuando como glândulas.

Ovário em detalhe (Fonte: https://artfertil.com.br/)

As tubas uterinas, também chamadas de ovidutos, são as estruturas responsáveis pela condução do óvulo ao útero. São musculosas e possuem movimentos ciliares e peristálticos que auxiliam a movimentação dos gametas. Vale ressaltar que também atuam no transporte dos espermatozoides, gametas masculinos, sendo o local onde normalmente ocorre a fecundação.

Ovário e tuba uterina (Fonte: https://www.educarsaude.com/)

O útero é um órgão ímpar e oco, que se localiza entre a bexiga e o reto, e tem a função de fixar o embrião para que ocorra seu desenvolvimento, processo chamado de nidação; além de ser trajeto para os gametas masculinos. É um órgão com grande capacidade elástica para acomodar o bebê durante a gestação. No ciclo menstrual, prepara-se para receber o embrião e, caso não ocorra a fecundação, sua camada interna, chamada endométrio, sofre descamação, o que é o fenômeno da menstruação.

Útero em detalhe (Fonte: https://www.educarsaude.com/)

A vagina é a estrutura responsável por receber o pênis durante a relação sexual, além de ser o local por onde o fluxo menstrual é expelido e por onde o bebê sai no parto normal. É um órgão de pH ácido, que atua na proteção do organismo feminino; além disso, possui uma membrana chamada hímen, que circunda a abertura da vagina para o meio externo.

Por fim, a vulva (pudendo feminino; genitália externa)  é um conjunto de estruturas externas, composto pelos grandes e pequenos lábios, estruturas responsáveis pela proteção da abertura vaginal; pelo clitóris, órgão homólogo ao pênis, que garante o estímulo sexual da mulher; além da abertura da uretra, por onde a urina é eliminada.

Pudendo feminino (Fonte: https://medpri.me)

Desse modo, ao contrário do organismo masculino, em que há compartilhamento das estruturas pelos sistemas reprodutor e urinário, na mulher isto não ocorre, e um sistema não compartilha estruturas e órgãos com o outro.

0 comments… add one

Leave a Comment