Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Resumo sobre sistema urinário – visão geral

Resumo Sistema Urinário

O sistema urinário humano é o sistema responsável pela filtração do sangue, formação e consequente eliminação da urina, a qual é composta de substâncias em excesso e resíduos nocivos que não mais serão utilizados e que devem ser eliminados do organismo. Composta predominantemente de água, ureia, ácido úrico e amônia, a urina será expelida do corpo através do sistema urinário. Esse sistema é composto pelos rins e pelas vias urinárias, que compreendem os ureteres, a bexiga e a uretra.

Fonte: https://www.anatomia-papel-e-caneta.com

Rins e formação da urina

Rim (corte) Fonte: https://edisciplinas.usp.br

Os rins são órgãos pares situados na cavidade abdominal, ao lado da coluna vertebral, bem abaixo do diafragma; são distinguidos por terem a forma de um caroço de feijão e produzem a urina. Desse modo, os rins têm a função de filtrar o sangue, e são constituídos de estruturas chamada de néfrons, suas unidades funcionais, que atuam extraindo resíduos do sangue. Cada néfron é composto de duas partes principais: cápsula glomerular ou de Bowman, onde estão os glomérulos; e túbulos renais (túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal).

Rim e localização dos néfrons Fonte: https://www2.ibb.unesp.br

Para que a formação da urina ocorra, é necessário que haja a filtração glomerular e a reabsorção renal. A primeira etapa ocorre na cápsula glomerular, em que parte do plasma sanguíneo que está nos capilares formadores dos glomérulos passa para a cápsula glomerular. Nesse plasma, além de água, há outras substâncias, como glicose, aminoácidos, ureia e ácido úrico. A partir da cápsula, o filtrado vai em direção aos túbulos renais, onde ocorre a reabsorção renal, em que as substâncias úteis ao organismo serão reabsorvidas e encaminhadas aos capilares que envolvem os túbulos, para que cheguem de volta ao sangue. Desse modo, o que restou nos túbulos renais foi um pouco de água, amônia, ureia, e ácido úrico, que são os constituintes da urina, que será enviada para excreção.

Néfron (estrutura) Fonte: https://www.infoescola.com

Ureteres

São estruturas que partem uma de cada rim, medindo aproximadamente 20 cm, e são responsáveis por conduzir a urina formada nos rins até a bexiga.

Bexiga Urinária

Esse órgão ímpar é elástico e musculoso, localizado na região pélvica e tem a função de armazenar a urina que posteriormente será eliminada. Sua capacidade é em torno de 800 ml, mas quando o volume de urina que se encontra nela está em torno de 300 ml, sensores nervosos enviam mensagem ao cérebro, o que é interpretado como vontade de urinar. A bexiga possui esfíncter, estrutura muscular responsável pelo controle da micção.

Uretra

Por fim, após a contração do esfíncter da bexiga, a urina é direcionada para a uretra para que seja eliminada. A uretra, por sua vez, é um tubo que expele a urina para o meio externo. Nas mulheres, a uretra mede cerca de 5 cm; enquanto nos homens pode medir aproximadamente 20 cm e é responsável não somente pelo transporte de urina, mas também pelo transporte de esperma.

0 comments… add one

Leave a Comment