Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Transporte passivo – Osmose

TRANSPORTE PASSIVO

OSMOSE

A osmose é um processo de transporte pela membrana em que a substância que está sendo transportada é o solvente, ou seja, a água. Esse processo, que ocorre em uma membrana semipermeável, não necessita de gasto de energia, sendo considerado, portanto, um exemplo de transporte passivo.

É importante ressaltar que todo sistema na natureza tende ao equilíbrio, e no caso dos transportes por membrana em que não há gasto de energia, a solução transportada tende a ir do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, a fim de que as concentrações ao final do processo sejam equivalentes.

Desse modo, na osmose, a água em questão tende a fluir do meio hipotônico, em que há mais disponibilidade de água (substância que será transportada) e menor concentração de solutos, para o meio hipertônico, em que há pouca disponibilidade de água e consequentemente maior concentração de solutos.

Observe que há fluxo de água do meio A (rico em água) para o meio B (com menos água).

A partir do momento em que o equilíbrio entre as concentrações foi atingido, a força osmótica, responsável por induzir o fluxo da água, se estabiliza; além disso as concentrações dos meios tornam-se equivalentes, o que significa dizer que os meios passam a ser isotônicos um em relação ao outro.

Além disso, é importante ressaltar que a osmose pode promover alteração na morfologia da célula, isto é, em sua forma. Um exemplo é a hemácia. Quando colocada em um meio isotônico, de cloreto de sódio a 0,9% por exemplo, a força osmótica entre os meios intracelular e extracelular é equivalente, e a quantidade de água que sai da célula é proporcional à quantidade que entra, não causando mudanças na conformação celular. Caso a hemácia seja colocada em um meio hipotônico, ela receberá água do meio externo, irá inchar e sofrer rompimento, processo chamado de hemólise. Por sua vez, quando essa célula é colocada em um meio hipertônico, ela irá perder água para o meio externo e irá murchar.

VEJA TAMBÉM:
Resumo sobre Difusão Simples e Difusão Facilitada

0 comments… add one

Leave a Comment