Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Dinâmica 2019 medicina – prova de biologia comentada

FADIP 2019

01) O fósforo é um dos elementos que circula nos ecossistemas, sendo de grande importância para a vida. O ciclo do fósforo apresenta uma diferença em relação aos demais ciclos biogeoquímicos: não existe, no caso do fósforo, um componente atmosférico. Nesse sentido, observe a seguinte ilustração:

De acordo com o exposto e os conhecimentos sobre o assunto, o fósforo, presente nas plantas ou animais, pode ser encontrado formando:
A) Celulose.
B) Albumina.
C) Colesterol.
D) DNA e RNA.

02)  A mosca-do-chifre (Haematobia irritans) é um inseto hematófago que ataca principalmente o gado. A picada é dolorosa e causa desconforto aos animais que, consequentemente, se alimentam e dormem mal. O resultado é uma redução de 30% a 40% na produção de carne e leite. Para livrar o gado dessas moscas, pecuaristas e pesquisadores introduziram no ambiente besouros conhecidos como rola-bosta (Digitonthophagus gazella). Esses besouros alimentam-se do esterco do gado, onde as larvas da mosca-do-chifre se desenvolvem ou o enterram. Assim, quebram o ciclo reprodutivo da mosca. A interação que ocorre entre a mosca e o gado e a mosca e o besouro é, respectivamente:
A) Predatismo – parasitismo.
B) Parasitismo – competição.
C) Competição – competição.
D) Comensalismo – parasitismo.

03) “Ao longo de todos esses anos me tenho interrogado sobre a possibilidade da existência de vida fora da Terra. Como seria?

[…] Será a vida extraterrestre, se existir, baseada nas mesmas moléculas orgânicas que a vida na Terra? Será que os seres de outros mundos têm a mesma aparência que os terrestres? A natureza da vida na Terra e a busca de vida algures no exterior são dois lados da mesma pergunta – quem somos nós?”

(Fonte: SAGAN, C. Cosmos. New York: Ballantine Books, 2013. Tradução livre dos autores. In: SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR,

Nelson. Biologia – Ensino Médio. 12ª.ed. São Paulo: Editora Saraiva, v. 1, 2017. p. 273.)

Hipóteses surgiram para tentar explicar as moléculas orgânicas as quais Carl Sagan se refere. Uma delas foi a hipótese de Oparin e Haldane, que supunha a atmosfera primitiva da Terra ser constituída de:
A) CO2, O2, H2O, N2.
B) H2O, H2, CO2, N2.
C) NH3, CO2, CH4, O2.
D) CH4, NH3, H2, H2

04)  “No laboratório de uma escola, o professor montou lâminas para visualização da mitose em células. Em um determinado momento, o professor perguntou se a célula em questão era animal ou vegetal. Quatro alunos responderam baseados nas observações feitas.” Qual o único argumento correto e coerente à observação que permite a identificação do tipo celular?
A) Aluno 3: vegetal, porque foi verificado máxima espiralação dos cromossomos.
B) Aluno 2: animal, porque foi possível visualizar o núcleo se desfazendo na prófase.
C) Aluno 1: animal, pois os cromossomos se apresentam na placa equatorial da célula.
D) Aluno 4: vegetal, pela ausência de centríolos e áster, mesmo com formação do fuso mitótico.

05) Em Minas, cada época é uma explosão de sabores. Fevereiro tem mamão, laranja, jabuticaba… maio tem canjica de milho, paçoca de amendoim. Setembro, se chover, aparecem as goiabas temporão. Dezembro é a estação de manga. E o ano inteiro, para alegrar, tem banana que na mesa do brasileiro não pode faltar. Das plantas citadas, são considerados fruto verdadeiro carnoso tipo drupa, a(s) espécie(s):
A) Manga
B) Banana.
C) Milho e amendoim.
D) Mamão, laranja e goiaba.

06)  A representação a seguir mostra uma parte da célula nervosa em potencial de repouso. Suponha que sobre essa célula seja dado um estímulo capaz de atingir o limiar de excitabilidade.

O evento que imediatamente sucede ao estímulo que atinge tal limiar provoca na membrana:
A) Despolarização com influxo de Na+ (sódio).
B) Repolarização com influxo de Ca 2+ (cálcio).
C) Hiperpolarização com efluxo de K+ (potássio).
D) Restabelecimento do gradiente iônico com a bomba de sódio e potássio.

07)  Príons (ou priões) são agentes infecciosos que não possuem nenhum ácido nucleico, sendo constituídos exclusivamente por um único tipo de proteína estruturalmente modificada que tem a capacidade de converter proteínas semelhantes e normais em proteínas alteradas quanto a conformação tridimensional. Tais proteínas alteradas se agregam e causam danos em células nervosas. Uma forma como os príons podem ser transmitidos à população humana e causar doenças neuronais graves é através dos alimentos contaminados, e os mais comuns são:
A) Óleos.
B) Frutas.
C) Carnes.
D) Massas.

08)  De acordo com um artigo publicado na revista Science Advances, em abril de 2016, foram registradas na Bacia da Foz do Amazonas 61 espécies de esponjas e 73 de peixes recifais, além de vários tipos de algas calcárias, responsáveis pela construção da base da estrutura, os rodolitos. A estimativa foi de que o recife tinha 9.500 km². Segundo o biólogo Francini Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o recife é composto predominantemente por algas calcárias, mas também é construído por corais (principalmente Madracis decactis) e recoberto por esponjas, corais-negros (de esqueleto preto, que vivem em águas profundas) e corais-moles (sem esqueleto calcário), sendo habitado por peixes como o pargo-rosa e diversos outros grupos típicos de ambientes recifais, como caranguejos e estrelas do mar. (Fonte: BBC News Brasil, 6 de maio de 2018.)

A bacia, os pargos, os corais e o Madracis decactis podem ser classificados em nível de complexidade:
A) Comunidade, espécie, habitat e população.
B) Biosfera, comunidade, população e espécie.
C) Habitat, ecossistema, comunidade e população.
D) Ecossistema, população, comunidade e espécie.

09)  O gráfico apresenta a flutuação populacional de Diaphorina citri Kuwayama em pomares de citros no norte do estado de São Paulo. Trata-se de uma praga de origem asiática que causa grande prejuízo em pomares dessa região. Suga a seiva de brotações novas e, devido às picadas sucessivas, causa elevado dano, enrolando as folhas, retorcendo os brotos e causando a morte da gema apical, impedindo o crescimento normal das plantas.

Sabendo que a população de D. citri tem interação parasitária com os pomares de citrus, uma possível e plausível causa do aumento populacional, segundo as informações apresentadas, se deve a:
A) Diminuição de predadores de citri.
B) Dificuldade de pulverizações nos pomares por ser época de chuvas constantes no estado.
C) Presença de brotações novas, que é preferida pela praga, comum nas épocas de maior pluviosidade e calor.
D) Presença da fêmea que libera feromônios favorecendo uma migração de insetos para o local, aumentado o número consideravelmente.

10) Periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus) apresentam grande diversidade de cores, determinadas por dezenas de genes. No entanto, a determinação das cores básicas da plumagem dessas aves – verde, azul, amarela e branca – é controlada por dois genes principais com segregação independente, cada qual com dois alelos (Aa e Bb). Periquitos homozigotos recessivos para os dois genes são brancos. Já periquitos com ao menos um alelo dominante nos dois pares são verdes. No cruzamento de dois periquitos verdes duplo-heterozigotos, a probabilidade de nascerem periquitos brancos machos é de:
A) 1/16.
B) 1/32.
C) 2/16.
D) 9/16.

RESOLUÇÃO:
01) O elemento químico fósforo (na forma do íon fosfato)  entra na composição de importantes biomoléculas, como DNA/RNA; ATP e fosfolipídios.
Resp.: D

02) Ao sugar sangue do gado, a mosca-do-chifre comporta como um parasita; entre o besouro e a mosca-do-chifre ocorre uma competição (interespecífica) pelo local de reprodução.
Resp.: B

03) De acordo com a teoria da evolução gradual dos sistemas químicos, proposta por Oparin, a atmosfera da Terra primitiva era constituída pelos gases metano (CH4), hidrogênio (H2), amônia (NH3) e vapor d’água (H2O(v)).
Resp.: D

04) Uma característica diferencial da mitose em células vegetais em relação à mitose em células animais, é que na mitose em células vegetais não há centríolos e nem a formação de áster (essas estruturas microtubulares são características das células animais).
Resp.: D

05) A característica dos frutos carnosos, do tipo drupa, é a presença de poucas sementes (frequentemente uma semente) fundida ao endocarpo, formando um caroço, como ocorre na manga, no pêssego, na azeitona…
Resp.: A

06) Um estímulo capaz de ultrapassar o limiar de excitabilidade desencadeará a propagação de um impulso nervoso. Para tal, o primeiro evento que ocorrerá é a abertura de canais de íons Na+, que sairão do neurônio, proporcionando uma inversão da polaridade (ou despolarização da membrana), gerando um potencial de ação.
Resp.: A

07) A encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como “doença da vaca louca” é a doença mais conhecida causada por um príon, cuja contaminação ocorre pela ingestão de carne de animais infectados.
Resp.: C

08)  A Bacia da Foz do Amazonas é um ecossistema; os pargos que lá ocorrem constituem uma população (conjunto de indivíduos de uma mesma espécie em determinado local); os corais compõem uma comunidade, visto que há várias espécies associadas a eles; o Madracis decactis é uma espécie de coral da Bacia.
Resp.: D

09) Analisando o gráfico verifica-se que os picos da praga ocorrem do final da primavera para início do verão, ou seja, quando a temperatura aumenta.
Pode-se inferir, por exemplo, que esse aumento da praga coincide com o período de brotação dos pomares, e que esses brotos mais novos são preferidos pela praga.
Resp.: C

10) Cruzamento entre 2 heterozigotos: AaBb x AaBb

Os descendentes brancos são aqueles com genótipo aabb (em destaque no quadro).
Probabilidade de nascer periquito branco = 1/16
Probabilidade de nascer macho branco = 1/16 x ½ = 1/32
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Prova de biologia – Dinâmica 2015 – comentada
Prova de biologia – Dinâmica 2016 comentada

0 comments… add one

Leave a Comment