Famerp 2016 – prova para medicina resolvida – parte 1

FAMERP 2016 – VESTIBULAR PARA MEDICINA

01) O resultado do exame de fezes de um garoto indicou que ele tinha ascaridíase, doença causada pelo parasita Ascaris lumbricoides. Esse parasita é um
A) protozoário ciliado.
B) animal de corpo achatado.
C) protozoário flagelado.
D) animal de corpo cilíndrico.
E) animal de corpo segmentado.

02) O cladograma apresenta uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas entre anfíbios, répteis e mamíferos. Os números indicam possíveis características adaptativas que surgiram durante a evolução desses grupos de animais.

Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
A) membros locomotores, embrião envolto por âmnio e pelos.
B) glândulas sudoríparas, pálpebras e esqueleto apendicular.
C) pulmões alveolares, coração tricavitário e embrião ligado ao alantoide.
D) mandíbula, glândulas sebáceas e esqueleto axial.
E) rins, bexiga natatória e medula espinhal.

03) Milhares de indivíduos de certa espécie de mosquito reproduziam-se somente em água limpa. Depois de algumas gerações, foram encontrados indivíduos dessa mesma espécie sobrevivendo e se reproduzindo em água poluída.
Foi constatado que esses indivíduos apresentavam algumas vantagens adaptativas que lhes permitiam a reprodução nesse ambiente poluído, diferentemente do que ocorria com aqueles que só se reproduziam em água limpa. O cruzamento entre esses diferentes mosquitos sempre gerava descendentes férteis. O fato descrito exemplifica um caso de
A) deriva gênica.
B) convergência adaptativa.
C) isolamento reprodutivo.
D) especiação.
E) seleção natural.

04) A poluição de propriedades de criação de patos, perto da Baía de Moriches, adiciona nitrogênio e fósforo às águas costeiras de Long Island, Nova Iorque. Para investigar qual nutriente favorece o crescimento do fitoplâncton (Nannochloris atomus) nessa área, pesquisadores cultivaram essa espécie com água coletada de diversos locais (identificados no gráfico pelas letras de A a G). Eles adicionaram amônia ou fosfato às culturas. O gráfico expressa os resultados obtidos após o cultivo com essas substâncias em comparação a um meio não enriquecido (controle).

De acordo com os resultados obtidos, é correto afirmar que a eutrofização tem maior chance de ocorrer nos locais
A) D, E, F e G, favorecida pelo elemento fósforo.
B) A, B e C, favorecida pelo elemento nitrogênio.
C) D, E, F e G, favorecida pelo elemento nitrogênio.
D) A, B e C, favorecida pelo elemento fósforo.
E) A, F e G, favorecida pelo elemento fósforo.

05) É correto afirmar que a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo está relacionada

A) com o gasto de energia durante as situações de “luta ou fuga”.
B) com o aumento da frequência cardíaca e a dilatação da pupila.
C) com as respostas involuntárias por meio da ação da noradrenalina.
D) com a conservação e a restauração de energia corpórea.
E) com o sistema nervoso central e comanda respostas voluntárias

RESOLUÇÃO:
01) A ascaridíase é uma verminose causada pelo Ascaris lumbricoides, um animal de corpo cilíndrico, não segmentado (filo Nematoda).
Resp.: D

02) Em I tem-se o surgimento de patas locomotoras (a partir de anfíbios, os cordados são denominados genericamente de tetrápodes); em II tem-se o surgimento de âmnio e III refere-se aos pelos.
Resp.: A

03) Naturalmente, alguma característica apareceu nesta espécie de mosquito (como o cruzamento entre os indivíduos que sobrevivem em água limpa com os indivíduos que sobrevivem em água poluída gera descendentes férteis, conclui-se que trata-se de uma única espécie) que favoreceu a vida em ambiente poluído. Tem-se, portanto, um exemplo de seleção natural sobre a diversidade fenotípica existente entre os indivíduos de uma espécie.
Resp.: E

04) A análise do gráfico revela que houve um aumento na diversidade do fitoplâncton nos locais identificados por D, E, F, G, favorecido pelo elemento nitrogênio (integrante da amônia – NH3).
Resp.: C

05) Enquanto a divisão simpática do sistema nervoso autônomo promove a mobilização de energia, preparando o animal para uma situação de perigo ou luta, a divisão parassimpática tem ação antagônica, promovendo a restauração e a conservação de energia corporal.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Famerp 2016 – prova para medicina resolvida – parte 2
Famerp 2015 – prova para medicina resolvida – parte 1
Famerp 2015 – prova para medicina resolvida  – parte 2

0 comments… add one

Leave a Comment