Fasm 2013 – prova para medicina resolvida

FASM 2013 – PROVA PARA MEDICINA (PARTE 1) 

01) As células animais e vegetais são eucarióticas e apresentam semelhanças em diversos aspectos. No entanto, ao fazer um exame microscópico mais detalhado, observam-se algumas diferenças fundamentais entre elas.
Sobre essas células, é correto afirmar que
A) nas células vegetais, os peroxissomos são chamados de glioxissomos e apresentam a capacidade de converter ácidos graxos em carboidratos.
B) durante a fotossíntese, que ocorre nos cloroplastos das células vegetais, o ATP é produzido por fosforilação oxidativa, na fase química, sem a presença da luz.
C) a divisão celular da célula vegetal é astral e sua citocinese é centrípeta, enquanto que a da célula animal é anastral e centrífuga.
D) as células de animais e de vegetais superiores, como as angiospermas, apresentam centríolos relacionados à organização do citoesqueleto.
E) as células animais e vegetais apresentam pontes citoplasmáticas que fazem a comunicação entre células adjacentes, chamadas plasmodesmos.

02) Durante a tarde, Heloísa preparou uma salada verde com folhas de alface, rúcula e agrião. Temperou com sal, limão, azeite e guardou na geladeira até a hora do jantar. À noite, ao retirar a salada para comer, percebeu que as folhas estavam murchas.
Isso aconteceu devido ao fenômeno da
A) osmose, com passagem de água do meio hipertônico para o meio hipotônico, causando plasmólise das células vegetais.
B) difusão, com passagem de sais minerais do meio hipotônico para o hipertônico, causando plasmólise das células vegetais.
C) difusão, com passagem de sais minerais do meio hipertônico para o meio hipotônico, causando deplasmólise das células vegetais.
D) osmose, com passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, causando plasmólise das células vegetais.
E) osmose, com passagem de sais minerais do meio hipertônico para o meio hipotônico, causando deplasmólise das células vegetais.

03) Os vírus, tão pequenos e tão temíveis, são responsáveis por grandes pandemias e epidemias, tais como as da gripe espanhola, da AIDS e da gripe A.
Sobre esses seres microscópicos, pode-se dizer que
A) são as moléculas de fosfolipídios presentes nos envoltórios virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar.
B) os vírus envelopados apresentam envelope lipoproteico formado por proteínas virais e fosfolipídios oriundos da célula hospedeira.
C) os citomegalovírus apresentam DNA e RNA como material genético, sendo os dois incorporados no núcleo da célula hospedeira.
D) no ciclo lisogênico de um bacteriófago, o DNA viral passa a comandar o metabolismo da bactéria e a formar várias cópias, que são transcritas em RNAm virais.
E) a maioria dos vírus que infectam as plantas tem como material genético o DNA e são envelopados.

04) O esquema representa uma árvore filogenética com os principais grupos de plantas. As letras A, B e C representam características adaptativas adquiridas ao longo da evolução das plantas.

Com relação à árvore filogenética, é correto afirmar que
A) a característica B marca o surgimento de vasos condutores, aquisição relacionada ao grande porte das gimnospermas.
B) a principal aquisição evolutiva das pteridófitas, característica A, é a presença de sementes em suas folhas.
C) a característica C representa o aparecimento de flores e frutos, responsáveis pela eficiência reprodutiva das angiospermas.
D) as briófitas apresentam apenas raiz, caule e folhas, pois não compartilham das características A, B e C.
E) as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das pteridófitas, uma vez que compartilham a característica

05) As esponjas são animais pertencentes ao filo Porífera. Durante muitos séculos foram classificadas como plantas aquáticas e reconhecidas como animais apenas em 1765. São os seres mais primitivos do reino Animalia e possuem determinadas características exclusivas que os diferenciam de todos os outros animais.
Com relação às esponjas, é correto afirmar que
A) não formam órgãos nem sistemas e apresentam células chamadas coanócitos, relacionadas com a nutrição.
B) são triblásticas e acelomadas, com simetria bilateral e sistema digestório incompleto.
C) se reproduzem unicamente de forma assexuada, principalmente por brotamento, ou, excepcionalmente, por gemulação.
D) apresentam sistema digestório incompleto e possuem células urticantes, chamadas cnidoblastos, relacionadas à defesa e à captura de suas presas.
E) possuem sistema ambulacral, responsável pelos movimentos de locomoção, transporte de substâncias e percepção do meio externo.

RESOLUÇÃO:
01) Os glioxissomos são organelas esféricas, características de células vegetais (abundantes em sementes)  em cujo interior ocorre a conversão de ácidos graxos em glicose, que será utilizada pelo embrião.
Resp.: A

02) O murchamento das folhas foi devido à perda de água (osmose). Na osmose, ocorre fluxo de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, através de uma membrana semipermeável.
Resp.: D

03) O reconhecimento da célula a ser infectada por um vírus é feito pelas proteínas do capsídeo ou do envelope viral. Este é constituído por proteínas virais e por fosfolipídios derivados da membrana plasmática da célula que foi infectada.
Resp.: B

04) As letras A, B e C que aparecem no cladograma referem-se às novidades evolutivas. Assim, tem-se:
A: surgimento de vasos condutores de seiva / esporófito como fase dominante no ciclo de vida.
B: surgimento de tubo polínico / independência da água para a reprodução / surgimento de semente
C: surgimento de flores ricas em atrativos / aparecimento de frutos / dupla fecundação
Resp.: C

05) As esponjas são animais que não possuem órgãos nem sistemas (por isso, chamados de parazoários). Nestes organismos, os coanócitos são células flageladas que têm a importante função de capturar partículas alimentares da água e de realizar a digestão das partículas englobadas (digestão intracelular).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Prova resolvida Fasm 2012 -2 
Prova resolvida Fasm 2012-2 parte 2

0 comments… add one

Leave a Comment