Fuvest 2013 resolvida

Fuvest 2013 – confira resolução

01) A figura abaixo representa uma célula de uma planta jovem.

Considere duas situações:
1) a célula mergulhada numa solução hipertônica;
2) a célula mergulhada numa solução hipotônica.
Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2?
A) I e II.
B) I e III.
C) II e I.
D) III e I.
E) III e II.

02) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.

Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C?
A) 4, 4 e 4.
B) 4, 4 e 2.
C) 4, 2 e 1.
D) 2, 2 e 2.
E) 2, 2 e 1.

03)  A forma do lobo da orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos.

O heredograma mostra que a característica lobo da orelha solto NÃO pode ter herança
A) autossômica recessiva, porque o casal I-1 e I-2 tem um filho e uma filha com lobos das orelhas soltos.
B) autossômica recessiva, porque o casal II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.
C) autossômica dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem uma filha e dois filhos com lobos das orelhas presos.
D) ligada ao X recessiva, porque o casal II-1 e II-2 tem uma filha com lobo da
orelha preso.
E) ligada ao X dominante, porque o casal II-4 e II-5 tem dois filhos homens com lobos das orelhas presos.

04)  A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que
A) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.
B) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.
C) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.
D) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.
E) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.

05)  Nos mamíferos, o tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a aproximadamente 0,6% da massa corporal. O gráfico abaixo mostra a relação entre a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos.

O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e o resultado da pesagem de indivíduos adultos.

Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes:
I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara.
II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui.
III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

06)  Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação
A) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
B) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
C) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
D) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
E) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.

07)  A figura representa uma hipótese das relações evolutivas entre alguns grupos animais.

De acordo com essa hipótese, a classificação dos animais em Vertebrados e Invertebrados
A) está justificada, pois há um ancestral comum para todos os vertebrados e outro diferente para todos os invertebrados.
B) não está justificada, pois separa um grupo que reúne vários filos de outro que é apenas parte de um filo.
C) está justificada, pois a denominação de Vertebrado pode ser considerada como sinônima de Cordado.
D) não está justificada, pois, evolutivamente, os vertebrados estão igualmente distantes de todos os invertebrados.
E) está justificada, pois separa um grupo que possui muitos filos com poucos representantes de outro com poucos filos e muitos representantes.

08)  A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:
09)  No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente,
A) da fecundação do óvulo pelo núcleo espermático do grão de pólen.
B) do desenvolvimento do ovário, que contém a semente com o embrião.
C) da fecundação de várias flores de uma mesma inflorescência.
D) da dupla fecundação, que é exclusiva das angiospermas.
E) do desenvolvimento do endosperma que nutrirá o embrião.

10)  O gráfico mostra uma estimativa do número de espécies marinhas e dos níveis de oxigênio atmosférico, desde 550 milhões de anos atrás até os dias de hoje.

Analise as seguintes afirmativas:
I. Houve eventos de extinção que reduziram em mais de 50% o número de espécies existentes.
II. A diminuição na atividade fotossintética foi a causa das grandes extinções.
III. A extinção dos grandes répteis aquáticos no final do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, foi, percentualmente, o maior evento de extinção ocorrido.
De acordo com o gráfico, está correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

Resolução:
01) Em meio hipertônico a célula perderá água e a parede celular pode descolar da membrana plasmática, retraindo-se juntamente com o citoplasma; fala-se que a célula sofre plasmólise, neste caso (desenho III).
Em meio hipotônico a célula ganhará água do meio e ficará túrgida (desenho I).
Resp.: D

02)  Em G1, os cromossomos são simples. Logo, em um determinado cromossomo há um alelo B e, no homólogo dele, há o alelo b. Ao final da fase S, os cromossomos já se encontram duplicados. Logo, haverá 2 alelos B e 2 alelos b, o que se repetirá em G2. Ao término da divisão, cada célula estará com cromossomos simples novamente, ou seja, com apenas 1 alelo B e 1 alelo b. Resp.: E

03)  A forma do lobo da orelha não é um caso de herança autossômica recessiva, pois, caso fosse, todos os filhos do casal II.4 x II.5 (que tem lobos soltos) teriam lobos soltos. Nesse caso, o casal seria aa x aa e, assim, todos os seus filhos (e filhas) teriam genótipo aa (lobos soltos), o que não ocorre.
Resp.: B

04)  Como as leveduras são anaeróbias facultativas, o processo fermentativo inicia-se somente após o fechamento dos tanques. Portanto, somente a partir desse momento é que se inicia a produção de álcool e, portanto, a formação do vinho.
Resp.: A

05)  A análise do gráfico e da tabela revela que quanto maior a massa corporal, menor a frequência cardíaca do animal. Dessa forma, dentre os itens acima, apenas o III está incorreto.
Resp.: D

06)  Os fungos são organismos heterótrofos, que obtêm alimento por meio da absorção, enquanto as plantas são autótrofas fotossintetizantes. Assim, não se justifica estudar os fungos juntamente com as plantas.
Resp.: C

07)  A análise do cladograma acima mostra que equinodermos (invertebrados) e cordados (onde se encontram os vertebrados) possuem um ancestral comum. Logo, a divisão nos dois grupos não está justificada.
Resp.: B

08)  O anel de Malpighi é um anel que se faz em uma planta, de modo a retirar a casca (onde se encontra a periderme, parênquima e floema). Caso seja feito no caule, interrompe o fluxo de seiva elaborada às raízes, levando a planta à morte.
Resp.: A

09) O fruto verdadeiro é proveniente do desenvolvimento do ovário após a fecundação. Em seu interior encontra-se a semente, proveniente do desenvolvimento do óvulo.
Resp.: B

10)  A análise do gráfico revela que o item I está correto.
Item II: falso. Nem todas as extinções foram precedidas de redução de atividade fotossintética (redução do teor de O2 na atmosfera).
Item III: falso. Há cerca de 250 milhões houve uma extinção muito mais significativa que aquela ocorrida há cerca de 65 milhões de anos.
Resp.: A

Veja também:
Unicamp 2014 resolvida.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *