PAES UNIMONTES – PRIMEIRA ETAPA COMENTADA – APLICAÇÃO 2018

PAES – PRIMEIRA ETAPA – APLICAÇÃO 2018

01) Um estudante do ensino médio, ao visitar uma feira de biologia, passou por uma sala onde vários microscópios estavam disponíveis para que diversas células e seus constituintes pudessem ser observados, identificados e/ou localizados. Em cada microscópio, havia o nome do corante usado para observar, identificar e/ou localizar algum constituinte celular.

A sequência de corantes usados na observação do estudante foi a seguinte: microscópio 1 – corante verde janus; microscópio 2 – azul de metileno; microscópio 3 – corante vermelho neutro em baixa concentração.

Considerando o exposto acima, é CORRETO afirmar que os constituintes celulares observados, identificados e/ou localizados pelo estudante foram:
A) Microscópio 1: vacúolo; microscópio 2: hemácia; microscópio 3: ribossomo.
B) Microscópio 1: núcleo; microscópio 2: mitocôndria; microscópio 3: hemácia.
C) Microscópio 1: mitocôndria; microscópio 2: núcleo; microscópio 3: vacúolo.
D) Microscópio 1: hemácia; microscópio 2: ribossomo; microscópio 3: mitocôndria.

02) O fragmento de texto abaixo faz referência a um dos motivos do déficit na Previdência Social do Brasil.
Leia-o.

Um dos principais nós é o envelhecimento da população. O governo alega que o número de idosos no Brasil crescerá 262,7%, enquanto a população em idade ativa cairá 6,7%, em 2060. Hoje, uma em cada dez pessoas é idosa. Em 2060, uma em cada três será idosa. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo dos anos, portanto, a previdência vai contar com menos pessoas jovens para contribuir e sustentar os aposentados.”

Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2017/01/27>. Acesso em: 24 jul. 2018.

A pirâmide etária que demonstra corretamente a tendência retratada acima deve apresentar
A) base progressivamente mais larga do que o ápice.
B) ápice progressivamente mais largo do que a base.
C) base progressivamente mais larga do que o ápice, com jovens à direita e idosos à esquerda.
D) ápice progressivamente mais largo do que a base, com jovens à direita e idosos à esquerda.

03) A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) concedeu ao Brasil, no ano de 2016, o certificado de eliminação da circulação do vírus de uma determinada doença. Dois estados brasileiros, provavelmente pelo grande contingente de imigrantes venezuelanos que receberam, foram acometidos pelos surtos da doença em questão.

Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar:
A) A doença em questão é o sarampo, e os surtos atingiram, inicialmente, os estados de Roraima e Amazonas.
B) O enunciado faz referência à dengue, e os surtos são enfrentados pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
C) A doença é a febre chikungunya, e os estados mais afetados são Acre e Paraná.
D) A doença em discussão é a poliomielite e afetou, principalmente, os estados do Acre e Espírito Santo.

04) O conhecimento sobre a história, os recursos necessários, as taxas de natalidade, mortalidade e migração, as relações intra e interespecíficas e os efeitos das condições ambientais de uma espécie é importante para a compreensão da sua distribuição e abundância. A sobreposição de nichos consiste na possibilidade de três espécies competirem por um recurso.

Todas as alternativas a seguir estão relacionadas a esse tipo de sobreposição e podem servir para diferenciar nichos, EXCETO
A) Utilização de partes diferentes do recurso.
B) Recursos confinados em um mesmo espaço (distribuição geográfica).
C) Disponibilidade de recursos pode estar separada no tempo (diferentes horas do dia ou estações do ano).
D) Capacidade de utilização dos recursos sendo influenciada por condições ambientais.

05) A campanha veiculada em rede nacional para a 29.ª edição do Prêmio Jovem Cientista mostrou a confecção de um jardim vertical por alguns estudantes. A campanha começa com duas mãos de um estudante separando material de cascas de vegetal seco. Em seguida, uma outra estudante recebe uma mensagem e diz: “Gente, o Mateus está vindo pra cá com mais material!” Seu colega responde: “Vai ficar incrível!” Ela confirma: “Vai ficar demais.” Em outra mensagem, aparece: “Consegui mais 15 cascas.” Outra mensagem: “O muro verde vai refrescar a escola.” Outra mensagem: “Show.” A estudante então fala: “Assim vai dar até para participar do Prêmio Jovem Cientista.” Seu colega responde: “É! Jovem a gente é, mas cientista?” A estudante aponta para o jardim vertical (muro verde) e diz: “Tem alguma dúvida?”.

Nesse momento, uma professora aparece e afirma: “Eu não tenho. Olha o que vocês fizeram?”
Considerando os passos de um método científico, assinale a alternativa que representa o jardim vertical contemplado nessa campanha.
A) Hipótese.
B) Experimentação.
C) Observação.
D) Resultado.

RESOLUÇÃO:
01) Questão bastante específica, quando se trata de ensino médio.
Verde janus é corante específico para mitocôndria; o azul de metileno é muito usado para visualização de núcleo e o vermelho neutro é empregado para visualização de vacúolos, como o vacúolo pulsátil (em protozoários dulcícolas).
Resp.: C

02) Com o envelhecimento da população, o ápice da pirâmide etária vai ficando progressivamente mais largo, enquanto a base vai estreitando.
Resp.: B

03) A doença à qual o texto se refere é o sarampo, que teve nos estados de Roraima e Amazonas o maior número de casos registrados devido à forte migração de venezuelanos para o Brasil em decorrência dos problemas sociais e políticos pelos quais a Venezuela ainda passa.
Resp.: A

04) Recursos confinados em um mesmo ambiente não significa nicho diferente. É necessário um pouco mais de conhecimento sobre a utilização desse recurso pelas espécies que dele utilizam (horário de alimentação; qual parte do recurso alimentar é usada…. ).
Resp.: B

05) O muro verde confeccionado pelos alunos é o resultado das atividades de coleta de material e de confecção do muro, pelos estudantes.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
PISM 1 – PROVA APLICADA EM 2017

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *