Pism 1 – resolução da prova de biologia da prova aplicada em 2017

PISM 1 – PROVA APLICADA EM 2017

01) Antigamente se dizia que os lisossomos faziam a digestão celular por um processo chamado autólise e que ela era consequência do rompimento das membranas lisossomais, difusão das suas enzimas digestivas para o citoplasma e posterior digestão das organelas celulares. Hoje sabemos que este mecanismo de digestão é a exceção e não a regra, porque
A) é impossível as membranas dos lisossomos se romperem.
B) antes de romperem, os lisossomos fazem a sua própria autofagia.
C) o pH por volta de 7,2 do citoplasma inativa as enzimas lisossomais.
D) as enzimas lisossomais não se difundem quando ocorre o rompimento de membranas.
E) as bombas de prótons das membranas lisossomais são ativadas quando ocorre o rompimento.

02) A febre, quando alcança 40 °C ou mais, é muito perigosa e pode provocar a morte do indivíduo. Um dos problemas do aumento da temperatura corporal é o seu efeito sobre proteínas do sistema nervoso central.
Sobre o efeito deste aumento da temperatura corporal, é CORRETO afirmar que ele
A) aumenta a atividade das proteínas.
B) desnatura as proteínas, inibindo a sua atividade.
C) provoca o acúmulo de proteínas no retículo endoplasmático.
D) induz a quebra das proteínas e, consequentemente, a sua inativação.
E) modifica a sequência de aminoácidos das proteínas e, consequentemente, o seu funcionamento.

03) Os hemogramas são um tipo de exame de sangue solicitado pelos médicos para apoiar diagnósticos mais precisos sobre o estado de saúde de seus pacientes. O resultado do hemograma de uma mulher está parcialmente reproduzido abaixo e a partir dele são feitas diversas afirmativas sobre o sangue.

Assinale a afirmativa CORRETA:
A) O resultado indica que esta mulher pode ter anemia, doença caracterizada pela baixa concentração no sangue da proteína que transporta o oxigênio.
B) O resultado mostra os elementos figurados que formam o sangue, um órgão do corpo humano que desempenha a função de transporte de nutrientes e excretas.
C) O resultado indica que a mulher não tem policitemia, distúrbio caracterizado pelo aumento do número das células vermelhas do sangue.
D) O resultado indica que a mulher não possui nenhuma doença infecciosa, uma vez que a quantidade de células do sistema imune está dentro dos valores de referência.
E) O resultado do exame indica que esta mulher pode ter hemorragias frequentes, situação em que o sangue não coagula, resultando em sangramento excessivo ou contínuo.

04) “A imaginação dos aficionados por astronomia incendiou-se com a notícia de que sete planetas similares à Terra orbitam uma estrela próxima. Eles se encontram tão perto do Sistema Solar que aumentou muito a chance de detectar, enfim, formas de vida extraterrestre. […] Caso se observe num desses mundos a presença de uma certa quantidade da substância A e água por exemplo, astrobiólogos poderiam postular, com até 99% de certeza, a presença de vida em sua superfície. Uma parcela elevada da substância A indicaria que há no planeta organismos realizando fotossíntese.”
Adaptado de Folha on Line acessado em 05/08/2017
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/02/1862430-o-bloco-dos-exoplanetas.shtml

Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é a substância A.
A) Gás Carbônico
B) Gás Ozônio
C) Gás Metano
D) Gás Oxigênio
E) Gás Nitrogênio

05) Uma importante característica da meiose é que ela promove variabilidade genética. Sobre esta característica da meiose, é CORRETO afirmar que
A) a maior causa dessa variabilidade genética é a permutação (crossing-over).
B) a variabilidade genética vai depender do número de células filhas produzidas.
C) a variabilidade genética vai depender da fase em que a permutação (crossing-over) ocorrer.
D) o pareamento de cromossomos homólogos na prófase II da meiose é fundamental para que ocorra variabilidade genética.
E) a maior fonte de variabilidade genética é a distribuição aleatória de cromossomos paternos e maternos nas células filhas.

RESOLUÇÃO:
01) Uma característica das enzimas lisossomais é que elas atuam em meio ácido. Assim, o pH em torno de 7,2 presente no citoplasma provoca a inativação dessas enzimas.
Resp.: C

02) As proteínas são moléculas orgânicas que, de um modo geral, não suportam temperaturas altas, sofrendo desnaturação (com perda da atividade biológica).
Resp.: B

03) A análise do hemograma revela que a mulher apresenta algum processo infeccioso (taxa de leucócitos elevada) e que não apresenta policitemia, uma vez que sua taxa de hemácias está dentro dos valores de referência.
Resp.: C

04) A substância à qual o texto se refere é o gás oxigênio, eliminado na fotossíntese (proveniente da quebra da molécula de água, que ocorre na fase fotoquímica do processo) e indispensável ao processo de respiração aeróbia.
Resp.: D

05) Uma das características da meiose é o pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial, durante a metáfase I. O modo pelo qual os cromossomos paternos e maternos se pareiam é aleatório. Na espécie humana, essa distribuição aleatória dos cromossomos paternos e maternos possibilita a formação de 8.388.608 tipos diferentes de gametas produzidos por um único indivíduo.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Prova resolvida do vestibular 2019 da UFT

0 comments… add one

Leave a Comment