Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UERJ 2019 -2º exame de qualificação

UERJ 2019 – 2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

01) No processo de evolução biológica, ao longo das gerações, ocorrem alterações nas moléculas que contêm carbono. A imagem abaixo ilustra duas espécies de peixes, separadas pelo Istmo do Panamá. Ambas surgiram a partir de uma única população, existente no local antes da elevação geológica da América Central.

O processo evolutivo que deu origem a essas duas espécies é denominado
A) anagênese
B) ortogênese
C) cladogênese
D) morfogênese

02) Na produção industrial dos comercialmente chamados leites “sem lactose”, o leite integral é aquecido a altas temperaturas. Após o resfriamento, adiciona-se ao leite a enzima lactase. Com esse processo, o produto gera menos desconforto aos intolerantes à lactose, que é o carboidrato presente no leite integral.
Na fabricação do produto, descrita no texto, aguardar o resfriamento do leite tem a finalidade de evitar o seguinte processo em relação à lactase:
A) ativação
B) maturação
C) desnaturação
D) hidrogenação

03) Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos.
A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.

Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

04) Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem.

A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:
A) amoniotélicos
B) celomados
C) aquáticos
D) ovíparos

05) Em determinados casos, populações de consumidores terciários são menores do que as populações de consumidores primários e secundários. Observe a imagem, que representa a relação entre o número de cada um dos membros de uma mesma cadeia alimentar.

A população de falcões é reduzida em comparação com a de tordos e a de caramujos em função do seguinte fator:
A) perda energética ao longo dos níveis tróficos
B) demanda elevada de vegetais pelos herbívoros
C) digestão lenta de celulose pelos decompositores
D) competição interna por recursos entre os predadores

RESOLUÇÃO:

01) O processo de formação de novas espécies, a partir de um isolamento geográfico (surgimento de uma barreira que impede o fluxo gênico entre elas) recebe o nome de cladogênese.
Resp.: C

02) Se a lactase for adicionada em temperaturas altas, ela sofrerá desnaturação (alteração de sua estrutura secundária e/ou terciária com perda da função biológica).
Resp.: C

03) Analisando a distribuição dos fragmentos de DNA de todos os indivíduos envolvidos, percebe-se que 1 e 3 são filhos biológicos do casal (possuem sequências genéticas presentes no pai e na mãe, em mesmas posições); 2 é filho biológico apenas da mãe; 4 não é filho biológico do casal.
Resp.: B

04) O saco vitelínico tem como função o fornecimento de alimento para o embrião durante o seu desenvolvimento, sendo bem desenvolvido em animais ovíparos (ovos megalécitos). Na espécie humana essa função desempenhada pela placenta/cordão umbilical nos mamíferos. Portanto, a presença de um saco vitelino é uma evidência da ancestralidade humana de animais ovíparos.
Resp.: D

05) Ao longo da cadeia alimentar ocorre uma perda de energia, em decorrência dos processos metabólicos que ocorrem nos indivíduos. Assim, as populações que se encontram no topo de uma cadeia alimentar dispõem de menos energia para a sua manutenção, o que justifica um menor número de indivíduos que as populações de níveis tróficos mais basais.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
UERJ 2017 – 2º exame de qualificação
UERJ 2018 – 2º exame de qualificação

0 comments… add one

Leave a Comment