Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

UFRR 2020 – resolução da prova seriada etapa 2

UFRR 2020 – PSS 2 – RESOLUÇÃO

01) A enzima pepsina atua no estômago digerindo proteínas e parte dela acompanha o alimento na passagem para o intestino. No intestino delgado outra protease se junta ao processo de digestão, a tripsina.
Considere o gráfico da velocidade de reação das duas enzimas, apresentado a seguir, e assinale a alternativa CORRETA:

A) A ação da tripsina no intestino reforça a ação da pepsina que continua atuando, embora em menor quantidade.
B) Tanto a tripsina quanto a pepsina atuam no intestino, porém quebrando proteínas diferentes, graças à especificidade das enzimas.
C) A tripsina não atua no estômago, pois neste é secretada na forma inativa de tripsinogênio, sendo ativada apenas no intestino.
D) Pepsina e tripsina são secretadas pelo pâncreas, porém a pepsina só atua em meio ácido e a tripsina em meio básico.
E) A tripsina presente no intestino continua a digestão das proteínas, enquanto a pepsina é desativada nesse ambiente.

02) Estima-se que, no mundo, 80 a 100 milhões de pessoas dependem da atividade de mineração para sobreviver. Os garimpeiros artesanais podem ser considerados como o grupo populacional mais diretamente exposto ao mercúrio, tendo como principal via de exposição a inalação do vapor de mercúrio metálico. A exposição crônica e sucessiva dos trabalhadores ao mercúrio pode levar ao quadro de Mercurialismo, marcado por diversas manifestações neuropsiquiátricas como psicose, alucinações, tendências suicidas e alterações cognitivas.

(Texto adaptado de: Bueno, PC et al. Exposição humana a mercúrio:subsídios para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde. Cad. Saúde Colet., 2011, Rio de Janeiro, 19 (4): 443-7)

Para levar ao quadro clínico descrito no texto acima, o mercúrio, imediatamente após ser inalado, deve atravessar as seguintes estruturas, na ordem apresentada:
A) capilares, veias pulmonares, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, aorta, sistema nervoso.
B) pulmão, artéria pulmonar, átrio direito, ventrículo direito, aorta, sistema nervoso.
C) capilares, veias cavas, átrio direito, ventrículo direito, artéria pulmonar, sistema nervoso.
D) veias cavas, pulmão, artéria pulmonar, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, sistema nervoso.
E) pulmão, aorta, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, veia pulmonar, sistema nervoso.

03) Rios aéreos são imensas massas de vapor d‟água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por grande parte da chuva que cai em várias partes do mundo.
Estima-se em 200 milhões de litros por segundo o volume de vapor de água que evapora da Floresta Amazônica e é transportado pelos rios aéreos da região.
Esse volume de água, embora invisível, tem a mesma ordem de grandeza da vazão do rio Amazonas. Estudos promovidos pelo INPA já mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia – ou seja, mais que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente!

https://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores.
Acesso em 9/9/2019. [Texto adaptado]

A enorme quantidade de água perdida diariamente pelas árvores da floresta por transpiração é reposta continuamente pelas raízes e transportada para as folhas.
De acordo com a teoria da tensão-coesão a energia necessária para manter esse movimento ascendente de água e nutrientes até as grandes alturas de árvores da floresta provém:
A) do consumo de ATP produzido durante a fotossíntese.
B) das reservas de carboidratos consumidos durante a respiração celular.
C) da energia solar, sem gasto de energia pela planta.
D) do transporte ativo de água realizado pelas raízes.
E) da energia luminosa absorvida pela molécula de clorofila.

RESOLUÇÃO:
01) A pepsina e a tripsina são enzimas proteolíticas que atuam, respectivamente, no estômago e no duodeno (intestino delgado).
Pela análise do gráfico, observa-se que a pepsina atua em um pH ótimo em torno de 2,0 (o que é conseguido graças à presença de HCl no suco gástrico), enquanto a tripsina atua em um pH ótimo em torno de 8,0 (graças à presença de bicarbonato lançado no duodeno pelo pâncreas).
Em meios mais alcalinos, como o do duodeno (pH = 8,0) a enzima pepsina não atua, uma vez que sofre desnaturação.
Resp.: E

02) Após ser inalado e chegar aos alvéolos pulmonares, o mercúrio passará aos capilares sanguíneos e, daí às veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo. Na sequência, passa ao ventrículo esquerdo, seguindo pela aorta até chegar ao sistema nervoso. Observe que é o caminho seguido pelo gás O2 inalado na respiração.
Pulmões à AE à VE à Aorta à Sistema Nervoso.
Resp.: A

03) Pela teoria da tensão-coesão-transpiração (teoria de Dixon), por ação da energia solar, água presente nas folhas escapam para a atmosfera pelos estômatos (transpiração); portanto, não há gasto de energia metabólica.
Resp.: C

0 comments… add one

Leave a Comment