Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Unicamp 2020 – prova de biologia resolvida

UNICAMP 2020 – RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA

01) Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-da-saude-alerta-parabaixas-coberturas-vacinais-para-polio.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite.
A) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.
B) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença.
C) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio.
D) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.

02) Em um estudo, foram avaliadas quatro amostras encontradas em diferentes locais, representados na figura abaixo.

Assinale a alternativa que associa corretamente o local de coleta com a característica da amostra.

A) A amostra A contém seres típicos da plataforma abissal, onde há menor concentração de sal e não há luz solar.
B) A amostra B foi encontrada em plataforma abissal, sendo que ventos teriam levado pólen até essa área, onde não há seres vivos.
C) A amostra C foi retirada da plataforma continental, já que contém seres que se movimentam ativamente e vivem entre ambientes terrestre e marinho.
D) A amostra D contém espécies encontradas no declive continental, que se fixam no substrato dos ecossistemas aquáticos.

03) Um grande incêndio consumiu uma floresta inteira e deixou apenas os troncos das árvores em pé. Algumas plantas conseguiram rebrotar e produzir uma folhagem exuberante após alguns meses. Considerando a relação entre estrutura e função dos tecidos vegetais, as plantas mencionadas tiveram um bom desempenho logo após a queimada por serem dotadas de

A) tecido esclerenquimático desenvolvido, capaz de promover alta atividade fotossintética.
B) periderme pluriestratificada, capaz de isolar termicamente os feixes vasculares.
C) aerênquimas, capazes de promover a difusão interna de gases e o metabolismo das raízes.
D) epiderme foliar espessa, com cutícula rica em ceras capazes de reduzir a temperatura da planta.

04) Durante uma visita ao Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UNICAMP, alunos do ensino médio puderam observar a diversidade de formas de vida e a classificação dos vertebrados.

Assinale a alternativa que indica corretamente as características (i), (ii), (iii) e (iv) apresentadas no cladograma acima.

A) (i) fase larval e adulta no meio terrestre; (ii) cório e alantoide; (iii) quatro câmaras cardíacas; (iv) presença de pelos.
B) (i) respiração cutânea; (ii) quatro câmaras cardíacas; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de glândulas mamárias.
C) (i) fase larval e adulta no meio aquático; (ii) respiração pulmonar; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de pelos.
D) (i) respiração cutânea; (ii) cório e alantoide; (iii) três câmaras cardíacas; (iv) presença de glândulas mamárias.

05) A descoberta do processo celular de interferência por RNA (RNAi) rendeu aos cientistas Andrew Fire e Craig Mello o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006. O RNAi intercepta e destrói as informações celulares conduzidas pelo RNA dentro da célula antes que sejam processadas em proteínas. Com os avanços da biotecnologia, foram desenvolvidas moléculas sintéticas de RNAi de aplicação tópica, que, pulverizadas nas lavouras, conferem proteção agrícola, reduzindo perdas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

O (i) __________ entra em contato com o RNAi pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o (ii) __________ seja traduzido como proteína. Como o (iii) __________ está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.

A) (i) fungo; (ii) códon; (iii) RNAm.
B) (i) inseto; (ii) RNAt; (iii) DNA.
C) (i) inseto; (ii) RNAm; (iii) gene.
D) (i) fungo; (ii) RNAr; (iii) código genético.

06) O uso de cigarros eletrônicos é crescente entre jovens. Na composição desses cigarros encontramos propilenoglicol, glicerol, água, nicotina e flavorizantes, que são aquecidos e vaporizados para inalação.

Um estudo foi desenvolvido com animais experimentais expostos a três fatores distintos: ar ambiente, nicotina e cigarro eletrônico. Constatou-se que a exposição à nicotina e ao cigarro eletrônico causa aumento da área de espaço aéreo alveolar e redução das paredes alveolares, em comparação com o grupo exposto ao ar ambiente.

Adicionalmente, o grupo exposto ao cigarro eletrônico apresentou maior redução no número de capilares alveolares, mesmo quando comparado ao grupo exposto à nicotina. A conclusão indicou um prejuízo mais significativo para as trocas gasosas e perfusão de sangue pulmonar no grupo exposto ao cigarro eletrônico.

As imagens a seguir são fotomicrografias que representam, em mesma escala, os alvéolos pulmonares dos animais dos grupos estudados, mostrando o espaço aéreo alveolar; as setas representam o número de capilares alveolares.

O gráfico abaixo mostra dados quantitativos referentes à área de espaço aéreo alveolar e à contagem de capilar.

Considerando os resultados mencionados acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente o painel da fotomicrografia e os dados gráficos do grupo exposto ao cigarro eletrônico.
A) II-B.
B) II-C.
C) III-B.
D) III-C.

07) Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.

(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em 20/05/ 2019.)

Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram

A) a respiração aeróbica e anaeróbica para conservar as trocas gasosas e as fases do ciclo celular durante a formação da parede arterial humana.
B) a síntese, o transporte e o armazenamento de macromoléculas no citoplasma para fortalecer a estrutura celular, como na parede arterial humana.
C) a presença de cromossomos alinhados na placa equatorial das células estacionadas na fase interfásica, tal como na parede arterial humana.
D) a adesão e a proliferação celular para sustentar o metabolismo e a funcionalidade semelhantes aos das artérias humanas.

08) Relatório publicado em 2019 alertou que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo em decorrência de fatores como desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e alterações climáticas. Importantes medidas devem ser adotadas para prevenir as consequências econômicas, a redução na produção de alimentos e o desequilíbrio dos ecossistemas. Entre as espécies cultivadas no Brasil que dependem de polinização animal, destacam-se o maracujá, a maçã, a acerola e a castanha-do-brasil.

(Fonte: Marina Wolowski e outros, Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no Brasil. BPBES e REBIPP, 2019. Acessado em 23/05/2019.)

Considerando as informações fornecidas no texto e os conhecimentos sobre botânica e ecologia, é correto afirmar que a polinização pode ser beneficiada
A) por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas.
B) por pequenos vertebrados que transferem pólen do estigma para o estame nas monocotiledôneas mencionadas.
C) por insetos que transferem pólen do estigma para o estame nas eudicotiledôneas mencionadas.
D) por pequenos mamíferos que transportam o pólen da antera para o estigma nas monocotiledôneas mencionadas.

RESOLUÇÃO:
01) A poliomielite é uma doença viral de contaminação feco-oral, ou seja, ocorre eliminação do vírus nas fezes e ocorre contaminação de água/alimentos que, quando ingeridos, acabam contaminando outra pessoa.
Resp.: A

02) Foraminíferos, algas e dinoflagelados são mais abundantes na plataforma continental.
A amostra B é característica de organismos terrestres.
Na amostra C há organismos que não se locomovem ativamente, sendo encontrados na superfície aquática.
Os organismos bentônicos são organismos de fundo, que se encontram fixos a algum substrato ou arrastam-se. Podem ser encontrados, por exemplo, na plataforma continental e no declive continental.
Resp.: D

03) A periderme engloba o súber, um tecido formado por células mortas, cheias de ar, que atuam como isolante térmico, preservando os tecidos internos.
Resp.: B

04) Os anuros são anfíbios com fase larval aquática e adultos vivendo em ambiente terrestre e aquático, com respiração cutânea e pulmonar. As aves não possuem dentes (a moela faz a digestão mecânica dos alimentos amolecidos no papo e apresentam coração com quatro cavidades, juntamente com os mamíferos.
Os mamíferos, dentre outras características, têm pelos como exclusividade.
Resp.: B

05) O fungo ou inseto, entra em contato com o RNAi que atua em suas células impedindo que o RNA mensageiro (cópia do gene) seja traduzido. Como o gene (ii) está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.
Resp.: C

06) A questão é meramente interpretativa. O grupo exposto ao cigarro eletrônico apresenta um aumento da área do espaço alveolar, mostrado na figura II. Além disso, há uma redução na quantidade de capilares alveolares, indicado por C.
Resp.: B

07) A questão exige uma interpretação do texto. Em condições laboratoriais, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares a partir de seda recombinante. Foi confirmado também que conjuntos de células em divisão e em intérfase apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhante às da parede arterial humana.
Resp.: D

08) Os principais animais polinizadores são insetos, que levam o pólen da antera ao estigma da flor das angiospermas eudicotiledôneas citadas.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova de biologia da Unicamp 2019. 
Resolução da prova de biologia da Unicamp 2018.
– Resolução da prova de biologia da Unicamp 2017.
Resolução da prova de biologia da Unicamp 2016 (PARTE 1)
– Resolução da prova de biologia da Unicamp 2016 (PARTE 2) 

0 comments… add one

Leave a Comment