Vestibular Cesmac 2016 para medicina – parte 1

Cesmac 2016 – resolução da prova de biologia

01) Células de diferentes organismos, uni- e multicelulares, possuem uma estrutura complexa e resistente, a parede celular, que dá forma às células. Considerando constituintes químicos característicos dessas estruturas, analise a tabela abaixo e observe as possíveis correlações existentes.

A correlação está correta em:
A) 1, 2 e 4 apenas.
B) 1, 2 e 3 apenas.
C) 1, 2, 3, 4 e 5.
D) 2, 3, 4 e 5 apenas.
E) 1, 2 e 5 apenas.

02) As figuras A e B, abaixo, mostram processos de englobamento de substâncias por células animais.

Sobre estes processos, é correto afirmar que:
A) em A, pode ser observado, por exemplo, o englobamento de lipídios de baixa densidade.
B) em B, pode ser observado, por exemplo, o englobamento de líquidos.
C) em A, o englobamento de grandes partículas alimentares forma fagossomos.
D) em B, pode ser observada a formação de bolsas chamadas pinossomos.
E) em A, é observada a eliminação de excretas celulares.

03) Leia a notícia abaixo.
“O Nobel de Química de 2015 premiou três pesquisadores que mapearam os mecanismos biomoleculares naturais com os quais as células reparam erros no DNA e preservam sua informação genética. O sueco Tomas Lindahl, o americano Paul Modrich e o turco Aziz Sancar receberam o reconhecimento por suas contribuições para o conhecimento do funcionamento das células vivas, que é usado, atualmente, para o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer. Os cientistas descobriram estruturas que existem em quase todos os seres vivos e funcionam como “caixas de ferramentas” naturais para “consertar defeitos” que surgem, espontaneamente, na cadeia genética.”
Fonte: adaptado de http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ nobelde-quimica-2015-premia-trio-que-descobriu-mecanismos-parareparo-do-dna/

Considerando possíveis alterações no material genético e os mecanismos de reparo celular, podemos afirmar que
A) erros na molécula de DNA produzem genes defeituosos, estes eliminados por enzimas de restrição.
B) mutações genéticas não ocorrem ao acaso, mas são produzidas por agentes externos, tais como as radiações ionizantes.
C) a substituição de um par de bases nitrogenadas por outro, necessariamente, altera a sequência de aminoácidos na proteína codificada.
D) novas versões de genes transcritos na molécula de RNAm são traduzidos em proteínas com novas características fenotípicas.
E) mutações em células somáticas são transmitidas para a próxima geração, sendo importantes para a evolução.

04) Lucas, que pertence ao grupo sanguíneo A, é filho de Joana, que apresenta grupo sanguíneo O. Lucas casa-se com Paula, que é do grupo B e filha de João, que apresenta grupo sanguíneo O. Qual a probabilidade de que Lucas e Paula tenham um filho do grupo sanguíneo B?
A) 0%
B) 25%
C) 50%
D) 75%
E) 80%

05) A engenharia genética possibilitou grandes avanços para a medicina, com destaque para produção de organismos transgênicos capazes de produzir proteínas com atividades biológicas diversas.  Considerando a figura abaixo, analise o processo de produção de tais proteínas:

Sobre este processo, é correto concluir:
A) os transgênicos são produzidos pelo cruzamento entre espécies diferentes, obtendo-se uma espécie nova que não ocorre naturalmente.
B) as bactérias transgênicas têm seu cromossomo substituído por DNA de outros organismos contendo genes de interesse.
C) os plasmídios são elementos genéticos que naturalmente expressam genes em eucariontes e procariontes.
D) a enzima DNA polimerase tem o papel de ligar genes de interesse em plasmídios bacterianos, utilizados como vetores de clonagem.
E) as enzimas de restrição são utilizadas para cortar seções do DNA com genes de interesse que serão clonados e expressos em bactérias.

06) Na Figura abaixo estão ilustrados dois grupos de esquilos separados por um rio. Antes da formação do rio, há 300 mil anos atrás, os dois grupos formavam uma única população. Naturalmente, não há mais contato de indivíduos do grupo X com os do grupo Y, mas, quando estes dois grupos são colocados juntos, cruzam-se produzindo descendentes estéreis. Com base nessas informações, considere as afirmativas abaixo.

1) O grupo X e o grupo Y representam, atualmente, duas espécies de esquilos.
2) No modelo de especiação alopátrica, representado na figura, inicialmente, ocorre o isolamento reprodutivo e, a seguir, o isolamento geográfico.
3) As diferenças genéticas entre os indivíduos dos grupos X e Y tendem a se manter estáveis quando são isolados geograficamente.
4) Caso os indivíduos dos grupos X e Y produzissem descendência fértil, estes seriam da mesma espécie.
Estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 3.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 3 e 4.
D) 2 e 4
E) 1 e 4

07) Em setembro de 2015, pesquisadores reportaram a descoberta de ossos em uma caverna na África do Sul de, pelo menos, 15 hominídeos de uma nova espécie do gênero humano, Homo naledi. Considerando esse achado, é possível concluir que na evolução humana
A) o Homo sapiens surgiu na Europa e chegou às Américas através de uma faixa de terra proveniente da Ásia.
B) a postura bípede é uma característica exclusiva de representantes do gênero Homo.
C) Homo sapiens e Homo naledi são hominídeos que coexistiram no mesmo período.
D) Homo sapiens e Homo naledi desenvolveram características derivadas de um ancestral comum.
E) Homo naledi são evolutivamente mais aparentados com macacos que com Homo sapiens.

08) Leia a notícia abaixo.
“Após um 2014 marcado por aumento de queimadas em áreas verdes do Brasil, a primeira metade de 2015 mostra que a situação está ainda mais crítica. Imagens consolidadas de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram severo aumento dos incêndios florestais em boa parte dos Estados, especialmente os das regiões Sul, Nordeste e Norte, que chegou a 138% no primeiro semestre.”
Fonte: adaptado de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-08- 5/queimadas-crescem-ate-138-nas-florestas-brasileiras-em2015.html
Considerando o impacto das queimadas florestais sobre a sucessão ecológica, é correto afirmar que, nas áreas afetadas, haverá
A) colonização por espécies pioneiras, seguida do estabelecimento de outras espécies.
B) restabelecimento imediato da comunidade clímax que dominava o ambiente.
C) diminuição da biomassa com o decorrer dos estágios de sucessão.
D) diminuição na disponibilidade de nichos ecológicos, considerando os danos ambientais.
E) uma constância na composição das espécies ao longo da sucessão ecológica.

09) Leia a notícia abaixo.
“A Volkswagen admitiu que um dispositivo que altera resultados sobre emissões de poluentes foi instalado em 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo.”
Fonte: g1.globo.com
Considerando os possíveis danos ambientais resultantes da fraude acima, é correto afirmar que a queima do diesel por estes veículos aumentou a poluição liberando gases como, exceto:
A) monóxido de carbono.
B) clorofluorcarbono
C) dióxido de enxofre.
D) gás carbônico.
E) dióxido de nitrogênio

10) A figura abaixo ilustra a hipótese de Munch sobre a condução de seiva elaborada através do floema da planta:

Considere:
1) O tubo de vidro 1 representa o floema;
2) O tubo de vidro 2 representa o xilema;
3) O osmômetro 1 representa uma célula do parênquima foliar;
4) O osmômetro 2 representa uma célula da raiz.
É correto afirmar:
A) A produção de glicose derivada da fotossíntese aumenta no frasco B, induzindo aumento da absorção de água através do floema e transporte de açúcar para o frasco A através do xilema.
B) A produção de glicose derivada da fotossíntese diminui no frasco A, induzindo diminuição da absorção de água através do xilema e transporte de açúcar para o frasco B através do floema.
C) A produção de glicose derivada da fotossíntese aumenta no frasco A, induzindo aumento da absorção de água através do xilema e transporte de açúcar para o frasco B através do floema.
D) A produção de glicose derivada da respiração celular aumenta no frasco A, induzindo aumento da absorção de água através do xilema e transporte de açúcar para o frasco B através do floema.
E) A produção de glicose derivada da respiração celular diminui no frasco A, induzindo aumento da absorção de água através do floema e transporte de açúcar para o frasco B através do xilema.

Resolução:
01) Em animais não ocorre a parede celular. Em fungos, ela constituída predominantemente por quitina.
A lignina é não é o componente majoritário da parede celular nos vegetais; contudo, é uma substância que aumenta a resistência da parede celular.
Resp.: E

02) Em A tem-se o esquema representativo da pinocitose, que se caracteriza pela formação de uma invaginação na membrana (o canal de pinocitose) através da qual a célula engloba gotículas. Em B tem-se a representação de um processo de fagocitose, evidenciado pela formação de pseudópodos pela célula.
Resp.: A

03) As mutações ocorrem naturalmente, mas podem ser induzidas pela ação de agentes mutagênicos. A transmissão de uma mutação à geração seguinte só ocorrerá se a mutação atingir as células reprodutoras.
Como o código genético é degenerado, nem sempre a alteração de uma base na molécula de DNA acarretará uma alteração na sequência de aminoácidos do polipeptídeo que será formado.
Resp.: D

04) Montando um heredograma fica mais fácil de compreender a questão.

Como a mãe de Lucas e o pai de Paula pertencem ao tipo sanguíneo O, Lucas e Paula são heterozigotos.
Então tem-se o seguinte cruzamento:

Há possibilidade de surgir um descendente (em quatro possibilidades) pertencente ao grupo B.
Resp.: B

05) Os organismos transgênicos são aqueles que receberam e incorporaram gene(s) de outra espécie; não são uma nova espécie. Seguindo esse conceito, as bactérias transgênicas não têm seu cromossomo substituído por outro (de outra espécie). Os plasmídeos são moléculas de DNA que ocorrem em certos procariontes e que não contêm genes essenciais à sobrevivência do organismo.
A enzima responsável pela fusão do DNA exógeno ao plasmídeo é a DNA ligase. Para cortar o DNA com o gene de interesse, usam-se enzimas conhecidas como endonucleases (ou enzimas de restrição).
Resp.: E

06) Questão anulada pela banca elaboradora.

07)  O assunto “Origem do Homem” tem apresentado muitas novidades. Por exemplo, em setembro de 2017 foi publicado que a espécie surgiu há aproximadamente 350 mil anos, muito antes do que se pensava até então.
Considerando a questão, a espécie  Homo naledi tem com a espécie Homo sapiens, um ancestral em comum, e cada uma delas apresenta características derivadas exclusivas, o que as coloca como espécies diferentes.
Resp.: D

08) Nas áreas afetadas ocorrerá uma sucessão secundária, em que as espécies pioneiras deverão ser constituídas predominantemente por gramíneas, seguidas por outras espécies com o passar do tempo, formando os estágios intermediários (seres).
Resp.: A

09) Dentre os gases citados, apenas o clorofluorcarbono não é emitido pelo escapamento de veículos movidos a óleo diesel.
Resp.: B

10) Na célula parenquimática foliar (osmômetro 1) ocorre o processo fotossintético, com consequente produção de glicose. Por transporte ativo, o açúcar produzido no parênquima foliar é conduzido aos vasos do floema, que tem sua concentração aumentada. Isso favorece o fluxo de água do xilema para o floema, aumentando a pressão interna e “empurrando” a seiva pelos vasos floemáticos até a raiz.
Resp.: C

Veja também:
Cesmac 2016 comentada – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *