Enem 2016 resolvido – parte 1

01) A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:
A) Cerrado.
B) Pampas.
C) Pantanal.
D) Manguezal.
E) Mata de Cocais.

02) Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br.
Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
A) substitui gradativamente as espécies cultiváveis por espécies arbóreas.
B) intensifica a fertilização do solo com o uso de técnicas apropriadas e biocidas.
C) promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da matéria orgânica.
D) favorece a dispersão das sementes cultivadas pela fauna residente nas áreas florestais.
E) cria condições para o estabelecimento de espécies pioneiras com a diminuição da insolação sobre o solo.

03) Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.

O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
A) algas, estimulando seu crescimento.
B) cracas, predando especialmente animais pequenos.
C) mexilhões, predando especialmente animais pequenos.
D) quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.
E) ascídias, apesar de não representarem os menores organismos.

04) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
A) Fitoplâncton.
B) Zooplâncton.
C) Moluscos.
D) Crustáceos.
E) Peixes.

05) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
A) Núcleo.
B) Mitocôndria.
C) Peroxissomo.
D) Complexo golgiense.
E) Retículo endoplasmático.

06) A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)
A) queima de gás metano.
B) armazenamento de gás carbônico.
C) decomposição aeróbica das fezes.
D) usa mais eficiente de combustíveis fósseis.
E) fixação de carbono em moléculas orgânicas.

07)  Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
A) Alta taxa de glicose no sangue.
B) Aumento da pressão arterial.
C) Ganho de massa corporal.
D) Anemia crônica.
E) Desidratação.

Resolução:
01) As características citadas são típicas de plantas encontradas em mangues. O solo desses ambientes possui baixo teor de oxigênio e muitas plantas apresentam raízes para cima (os pneumatóforos), para auxiliar na captação de gás oxigênio.
Resp.: D

02) As árvores existentes neste tipo de manejo perdem folhas, flores e frutos para o solo (processo natural de envelhecimento). Esse material orgânico será atacado por decompositores e, assim, haverá um incremento na quantidade de nutrientes no solo, além de maior diversidade de vida.
Resp.: C

03) Analisando os resultados apresentados na tabela, conclui-se que os peixes têm preferência por mexilhões de tamanho menor. É fácil perceber isso quando se observa que, do lado de fora da tela, a densidade é menor e o tamanho dos indivíduos é maior (os menores são predados).
Resp.: C

04) A transição do carbono da forma inorgânica (CO2) para a forma orgânica ocorre durante o processo da fotossíntese que, no caso da cadeia citada, é realizada pelo fitoplâncton.
Resp.: A

05) O ciclo de Krebs é uma das etapas da respiração celular e que ocorre na matriz mitocondrial.
Resp.: B

06) As fezes dos animais sofrerão ação de micro-organismos dentro do biodigestor, com liberação de gás metano (CH4). Este gás pode ser usado para obtenção de energia (luminosa) para o parque.
Resp.: A

07) O hormônio vasopressina (antidiurético = ADH) tem papel importante ao estimular a reabsorção de água nos túbulos renais reduzindo, assim, a sua eliminação pela urina.
Dessa forma, quando uma pessoa é portadora do diabetes insipidus, um sintoma característico é a desidratação.
Resp.: E

Veja também:
Enem 2016 resolvido – parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *