Fagoc 2019-2 prova para medicina resolvida

Confira resolução da prova de biologia da Fagoc -medicina –  Vestibular 2019-2.

01) “Conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva – membrana que reveste o bulbo dos olhos – e se caracteriza por ser uma doença altamente contagiosa que, frequentemente, ocorre no verão e tem como principais sintomas coceira e olhos vermelhos. O principal agente causador da doença é conhecido por adenovírus, um vírus que se caracteriza pela presença de _________________ e ______________ de envelope viral.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) ácido nucleico / presença
B) nucleocapsídeo / ausência
C) nucleocapsídeo / presença
D) envelope lipoproteico / ausência

02) Alguns vírus necessitam de um hospedeiro, pois não conseguem sobreviver fora de um organismo. Outros são transmitidos por meio de vetores animais, principalmente insetos. Porém, alguns mantêm sua capacidade infectante, mesmo depois de permanecer fora de um hospedeiro, e o seu habitat é um ambiente não vivo, como o solo e a água de esgoto. Dos vírus transmitidos por esses meios, podemos citar os que causam:
A) HIV.
B) Gripe.
C) Poliomielite.
D) Febre amarela.

03)  Durante o ciclo menstrual, vários hormônios atuam tanto no processo de liberação do ovócito quanto na preparação do útero para uma possível gravidez. É correto afirmar que os hormônios responsáveis por preparar a parede uterina para receber o embrião são:
A) LH e estrogênio.
B) LH e progesterona.
C) Progesterona e FSH.
D) Progesterona e estrogênio.

04)  Uma pessoa que apresenta o tipo sanguíneo do grupo AB pode receber sangue de todos os outros grupos, conhecidos como receptores universais. Isso só é possível, pois os indivíduos do grupo AB NÃO apresentam:
A) Anticorpos no plasma.
B) Antígenos nas hemácias.
C) Aglutinogênio no plasma.
D) Aglutinogênio nas hemácias.

05) “O caracol gigante africano (Achatina fulica) é originado do leste da África e foi introduzido no Brasil na década de 1980 como uma opção ao consumo de escargot. Sem inimigos naturais nas novas áreas onde têm sido introduzidos, os caracóis já se encontram disseminados por quase todos os estados brasileiros. Outra fonte de preocupação encontra-se no campo da saúde pública, por ser hospedeiros do verme Angiostrongylus cantonensis, causador de um tipo de meningite.”
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/174_05122008111625.pdf.)

Esse caracol é uma espécie de molusco e tem como principais características ser:
A) Exclusivamente marinho e sem conchas.
B) De ambiente de terra firme e ter concha reduzida.
C) De ambiente de água doce e ter concha espiralada.
D) De ambiente de terra firme e ter concha espiralada.

06)Ensaios clínicos sugerem que a terapia com sanguessuga é um tratamento adequado para doença comum das articulações como para as doenças cardíacas. Nos últimos anos, tanto nos EUA quanto na Europa utiliza-se esse tipo de terapia alternativa, que se tornou cada vez mais aceitável para pessoas com doenças vasculares e também no pós-operatório de membros reimplantados, por ajudarem no restabelecimento da circulação sanguínea.
(Disponível em: http://areadelta4.com/o-tratamento-comsanguessugas-promete-bons-resultados/.)

Isso só é possível devido às sanguessugas conterem em sua saliva uma substância anticoagulante conhecida por:
A) Nácar.
B) Hirudina.
C) Heparina.
D) Parapódios.

07) Se um homem daltônico casar-se com uma mulher heterozigótica para daltonismos, qual será a probabilidade desse casal ter um bebê do sexo feminino normal?
A) 25%.
B) 50%.
C) 75%.
D) 100%.

08) A espermatogênese é um processo de produção de espermatozoides que tem início na puberdade sob estímulos dos hormônios hipofisário, FSH e LH, e que segue por toda a vida. Nos túbulos seminíferos ocorre a formação dos espermatozoides que, depois de formados, ficam temporariamente armazenados:
A) Na próstata.
B) No epidídimo.
C) No ducto deferente.
D) Nas vesículas seminais.

09) O ovócito II é liberado a partir de variações hormonais no corpo da mulher. O óvulo propriamente dito forma-se apenas após a penetração do espermatozoide nas barreiras que protegem o gameta feminino. Antes do nascimento, os ovários apresentam, dentro dos folículos, ovócitos II paralisados em uma fase da divisão celular, em que seus cromossomos estão localizados no equador da célula. Essa fase é conhecida como:
A) Prófase II.
B) Anáfase II.
C) Telófase II.
D) Metáfase II.

10) No verão com temperaturas mais elevadas, as pessoas perdem muito líquido. Para evitar que o corpo desidrate é necessário ingerir muita água, pois trata-se de um período em que ocorre maior liberação de suor, pelas glândulas sudoríparas, responsáveis pela termorregulação do corpo.
As glândulas sudoríparas se caracterizam por liberar sua secreção através de ductos na superfície livre do corpo e serem constituídas pelo tecido:
A) Epitelial.
B) Nervoso.
C) Muscular.
D) Conjuntivo.

RESOLUÇÃO:
01) Os adenovírus são vírus de DNA que afetam seres humanos e, causam normalmente, problemas respiratórios. Esses vírus não possuem envelope viral.
Resp.: B

02) A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença viral de contaminação feco-oral, ou seja, cuja contaminação ocorre pela ingestão de água contaminada.  A contaminação pelo HIV se dá por meio de relações sexuais desprotegidas ou por contato com sangue contaminado (além de leite materno). A gripe é uma doença de contaminação “pelo ar” enquanto a febre amarela é transmitida pela picada de mosquito contaminado.
Resp.: C

03) Os dois hormônios responsáveis pela preparação do endométrio para receber o embrião são o estrogênio (na fase proliferativa do ciclo) e a progesterona (na fase secretora do ciclo).
Resp.: D

04) Um indivíduo do grupo sanguíneo AB não possui aglutininas (nem anti-A, nem anti-B) em seu plasma; por este motivo, não reconhece os aglutinogênios dos demais tipos sanguíneos, o que o torna como receptor universal.
Resp.: A

05) O Achatina fulica é um caramujo que vive na água doce e possui uma concha calcária espiralada.
Resp.: D

06) A substância anticoagulante, presente na saliva das sanguessugas é a hirudina.
Resp.: B

07) Homem daltônico: XdY
Mulher heterozigota: XDXd
 Fazendo o cruzamento:

As representações na cor rosa indicam pessoas do sexo feminino (e normais). Portanto, a probabilidade desse casal ter uma menina normal é de 50%.
Resp.: B

08) Uma vez produzidos, os espermatozoides ficam armazenados nos epidídimos.
Resp.: B

09) Os cromossomos no equador da célula caracterizam a fase conhecida como metáfase. No caso dos ovócitos, antes da fecundação, eles se encontram em metáfase II.
Resp.: D

10) Todas as glândulas são de origem epitelial.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Resolução da prova de biologia do vestibular 2017-2 da Fagoc – Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *