Famerp 2020 – prova discursiva resolvida.

01) A imagem ilustra duas espécies de plantas carnívoras

A) Cite a relação ecológica que ocorre entre essas espécies de plantas e os insetos capturados por elas.
O que essas plantas secretam para digerir os insetos?

B) Explique a classificação dessas plantas quanto à capacidade de produzir o próprio alimento. Qual a razão de elas capturarem insetos?

02) Um jovem morador do litoral usou água do mar para regar cinco vasos de azaleias. Fez isso por duas semanas ininterruptamente. Depois desse período, todas as plantas estavam mortas, evidenciando um caso de seca fisiológica. Sabe-se que a azaleia é uma planta eudicotiledônea, que deve receber água todos os dias, sobretudo no verão.
A) Na raiz íntegra de azaleia, quais estruturas são responsáveis pela absorção de água e de minerais? De qual tecido essas estruturas se originam?

B) O que é a seca fisiológica? Explique a relação entre a prática realizada pelo jovem e esse fenômeno que levou as plantas à morte.

03) O sistema digestório humano trabalha de forma voluntária e involuntária. O início e o final da digestão são controlados de forma voluntária. Ao longo do tubo digestório, vários movimentos peristálticos e a produção de secreções são realizados de forma involuntária.
A) Cite duas ações, uma que ocorre no início e outra que ocorre no final da atividade digestória, que são consideradas voluntárias.

B) Qual tipo de músculo presente no tubo digestório desencadeia os movimentos peristálticos? Explique como o estômago consegue autorregular a secreção de suco gástrico de forma involuntária.

04) Ao se analisar o núcleo de uma célula de uma mulher com 23 pares de cromossomos, nota-se a presença de uma cromatina sexual aderida ao envoltório nuclear durante a interfase.
A) Qual cromossomo sexual corresponde a essa cromatina? Cite a fase da interfase em que é mais provável visualizar a cromatina sexual.

B) A formação da cromatina sexual pode igualar a quantidade de proteínas existentes nas células de um homem e de uma mulher. Baseando-se na atividade dos genes, explique por que, com a formação da cromatina sexual nas mulheres, a quantidade de proteínas seria semelhante nas células dos homens e das mulheres.

05)  Mariana e Pedro são pais de Eduardo, Bruna e Giovana. Giovana teve eritroblastose fetal (incompatibilidade quanto ao fator Rh) ao nascer. Os resultados das tipagens sanguíneas da família estão ilustrados na tabela a seguir. O sinal (+) indica que houve aglutinação e o sinal (–) indica que não houve aglutinação.

A) Qual indivíduo dessa família é receptor universal para o sistema ABO? Qual critério imunológico é utilizado para se estabelecer essa classificação?

B) Cite o procedimento imunológico que deve ser adotado para que um casal com os tipos sanguíneos de Mariana e Pedro não venham a ter filhos que apresentam eritroblastose fetal. Explique por que esse procedimento evita a eritroblastose no recém-nascido.

06) Três plantas da mesma espécie (1, 2 e 3) foram mantidas em três ambientes com intensidades luminosas diferentes e em condições ideais dos outros fatores que influenciam a fotossíntese. O gráfico ilustra as velocidades da respiração e da fotossíntese nas diferentes intensidades luminosas a que essas três plantas foram submetidas.

A) Qual planta se apresenta em seu ponto de compensação fótico? Além da luz, cite outro fator ambiental que influencia a taxa de fotossíntese.

B) Suponha que as três plantas sejam atacadas por fungos parasitas. Qual delas morreria primeiro? Justifique sua resposta utilizando como referência o ponto de compensação fótico.

RESOLUÇÃO:

01) 
A) A relação ecológica entre as plantas carnívoras e os insetos é do tipo predatismo.
Essas plantas secretam enzimas para digerir os insetos, em especial, a quitinase.

B) Quanto à capacidade de produzir alimento, essas plantas são classificadas como autótrofas. O hábito de capturar insetos contribui para um incremento de compostos nitrogenados pela planta.

02)
A) As estruturas responsáveis pela absorção de água e de minerais são os pelos absorventes, originados da epiderme.
B)
Seca fisiológica é um fenômeno que ocorre quando a planta absorve menos água que perde pela transpiração,  apesar de haver muita água no solo. Isso acontece porque o solo está hipertônico em relação às células da raiz.  Ao irrigar as plantas com água do mar, o solo ficou hipertônico em relação às células da raiz que, então, perderam água para o solo, ocasionando a morte das plantas.

03) 
A) Início: movimento de deglutição.
Fim: controle do esfíncter anal externo.

B) O músculo presente no trato digestório que desencadeia os movimentos peristálticos é o músculo liso.
A chegada de alimento ao estômago estimula a parede estomacal a produzir o hormônio gastrina. Esse hormônio estimula as células parietais do próprio estômago a produzirem suco gástrico.

04)
A) A cromatina sexual corresponde a um cromossomo X que permanece condensado na interfase.
É mais provável visualizar a cromatina sexual na fase G1 (quando os demais cromossomos ainda não duplicaram).

B) Porque com a manutenção de um cromossomo inativo, tanto o homem como a mulher terão apenas uma cópia de cada gene na forma ativa, visto que cada sexo terá apenas um cromossomo X funcional.

05)
A) Bruna é receptor universal (sangue tipo AB). O critério imunológico utilizado para tal classificação é a ausência de aglutininas anti-A e anti-B no plasma.

B) Após o primeiro nascimento de uma criança Rh+, Mariana deverá receber soro contendo anticorpos anti-Rh.
Esse procedimento evita a eritroblastose fetal porque haverá destruição das hemácias Rh+ recebidas pela mãe, sem que seu sistema imunológico produza anticorpos anti-Rh (que seriam responsáveis pela destruição de hemácias fetais em futura gestação com bebê Rh+).

06) 
A) A planta que se encontra em seu ponto de compensação fótico é a planta 2.
Um outro fator que influencia a taxa de fotossíntese é a concentração de CO2.
B)
A planta que morrerá primeiro é a planta 1. Os fungos são organismos heterótrofos e, portanto, não sintetizam matéria orgânica. Como a planta 1 está em uma intensidade luminosa abaixo do ponto de compensação fótico, não possui reservas orgânicas para síntese de substâncias antifúngicas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *