FM Olinda 2017-2 prova para medicina – parte 1

Medicina de Olinda – Vestibular 2017-2

01) Na década de 1920, Oparin e Haldane propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas. De acordo com a hipótese defendida por esses pesquisadores, os coacervados seriam:

A) seres vivos quimiolitoautotróficos que se nutriam de substâncias inorgânicas, como ferro e enxofre, presentes em abundância na Terra primitiva.

B) conjuntos de moléculas orgânicas reunidos em um sistema semi-isolado do meio por uma camada fosfolipídica.

C) aglomerados de proteínas que se formaram espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade.

D) seres unicelulares, nos quais as reações químicas eram promovidas por meio de energia fornecida pela radiação solar e pelas descargas elétricas.

E) células eucariontes primitivas envoltas por uma película de água e com funções básicas intracelulares, como absorção e excreção.

 

02) O metabolismo celular explica como os nutrientes presentes nos alimentos são transformados em trabalho pelo organismo humano. Sobre as reações bioquímicas envolvidas com a produção energética, analise a figura abaixo e assinale a alternativa que preenche os espaços numerados, considerando a sequência em que ocorrem as diversas etapas desse processo.

A) 1. Reação endotérmica; 2. Fermentação; 3. Movimento; 4. Anabolismo.
B) 1. Respiração celular; 2. Catabolismo; 3. Transporte ativo; 4. Reação endotérmica.
C) 1. Respiração celular; 2. Transporte ativo; 3. Reação exotérmica; 4. Catabolismo.
D) 1. Reação endotérmica; 2. Movimento; 3. Fermentação; 4. Anabolismo.
E) 1. Reação exotérmica; 2. Anabolismo; 3. Respiração celular; 4. Transporte Ativo.

03) Segundo o Instituto Nacional do Câncer, 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer, anualmente, no mundo. Considerando os processos de divisão celular envolvidos com essa doença, é correto afirmar que, de maneira geral
A) o tempo de duração do ciclo celular de uma célula cancerígena é igual ao apresentado por uma célula normal.
B) os mecanismos celulares de controle mitótico na fase G1 são importantes para impedir o câncer, evitando que células com dano no DNA se multipliquem.
C) a quantidade de permutações de cromátides, durante o “Crossing Over”, em células cancerígenas, aumenta suas capacidades invasivas.
D) nas células cancerígenas, durante a prófase da divisão meiótica, não ocorre o emparelhamento de cromossomos homólogos observado em células normais.
E) os cromossomos das células cancerígenas são maiores do que os das células normais, o que torna a divisão celular mais lenta nas primeiras.

04) Após um assassinato, foram coletadas no local amostras de sangue da vítima e do provável agressor, a qual serviria como ‘prova do crime’. O resultado da análise molecular do DNA de três suspeitos de terem cometido o crime está ilustrado abaixo:

O(s) assassino(s) poderia(m) ser:
A) apenas o suspeito 1.
B) apenas o suspeito 2.
C) apenas o suspeito 3.
D) os suspeitos 1 e 2.
E) os suspeitos 1 e 3.

05) No ano de 2017, o índice de acidentes automobilísticos que causaram morte de brasileiros em estradas federais aumentou 30% no período carnavalesco. Considerando que a perda de sangue é, nesses casos, um dos principais fatores associados à mortalidade:
1) e tendo em vista que o sangue é um tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular.
2) a perda intensa de sangue cessa o transporte de oxigênio e nutrientes às células do corpo e a remoção de gás carbônico.
3) a transfusão de sangue restaura o volume sanguíneo e elementos figurados, tais como hemácias, leucócitos e plaquetas.
Está(ão) correta(s):
A) 1 apenas.
B) 1 e 2 apenas.
C) 1 e 3 apenas.
D) 1, 2 e 3.
E) 2 e 3 apenas.

06) Analisando as três figuras abaixo, que representam genealogias de diferentes doenças genéticas que seguem padrões de herança mendelianos, é correto afirmar que:

A) na genealogia 1, o padrão de herança da doença poderia ser autossômico dominante e, em 2, autossômico recessivo.
B) na genealogia 2, o padrão de herança da doença poderia ser ligado ao Y e, em 3, ser autossômico recessivo.
C) nas genealogias 2 e 3, o padrão de herança da doença poderia ser autossômico dominante.
D) na genealogia 1, o padrão de herança da doença poderia ser ligado ao X dominante e, em 3, ligado ao X recessivo.
E) todas as genealogias apresentam doença com padrão de herança ligada ao X dominante.

07) O látex, obtido da seringueira (Hevea brasiliensis), é muito utilizado na confecção de luvas de borracha cirúrgicas. Mas as funções que o látex desempenha na planta estão relacionadas ao(à):
A) transporte.
B) revestimento.
C) proteção.
D) fotossíntese.
E) armazenamento.

08) Considerando um grupo de garças da espécie X que habita uma ilha no Pacífico Sul e convive com garças das espécies Y, Z e W, além de mamíferos, crocodilos e outras aves, é correto afirmar que
A) as garças das espécies X, Y, Z e W representam uma única população biológica, pois habitam a mesma área geográfica em um determinado momento, mantendo relações importantes para o equilíbrio do ecossistema.
B) as garças de diferentes espécies, mamíferos, crocodilos e outras aves representam uma comunidade, pois interagem entre si e com o meio ambiente na mesma área geográfica.
C) as espécies de garças e demais aves pertencem à mesma população, já que mantêm relações ecológicas intraespecíficas entre si. Já mamíferos e crocodilos pertencem ao mesmo ecossistema das aves.
D) as garças, as outras aves e os crocodilos que vivem na ilha do Pacífico Sul pertencem à mesma comunidade dos animais aquáticos que vivem em ilhas do Atlântico, já que compartilham o mesmo tipo de ambiente.
E) as garças e demais aves, bem como os mamíferos e os crocodilos formam um ecossistema. Este ecossistema, somado aos seus componentes abióticos, compõe a comunidade.

09) Apesar de Recife ser apelidada como a Veneza brasileira, é uma das cidades nordestinas que mais sofre com riscos de enchentes, situação que se agrava no período chuvoso. Contudo, é incorreto afirmar que as chuvas:
A) aumentam a quantidade de poluentes dos centros urbanos em fontes de água naturais.
B) facilitam o transbordamento de água dos rios em áreas cujas margens foram desmatadas.
C) aumentam a incidência de doenças causadas por patógenos veiculados pela água.
D) intensificam o assoreamento dos rios que apresentam entornos sem vegetação.
E) contribuem para a impermeabilização do solo, pois aumentam a infiltração de água.

10) Estudos com análises de fósseis e de material genético humano têm possibilitado notáveis descobertas sobre a evolução do homem no Planeta.
Sobre este tema, analise o mapa abaixo.

Considerando os avanços científicos sobre a origem e a colonização pelo homem dos continentes numerados acima, é correto afirmar que
A) os Homo sapiens derivam de hominídeos que viviam em 1 e que se espalharam, inicialmente, para 2 e 3.
B) fósseis de Neandertais foram encontrados em escavações arqueológicas em 1, 3 e 4.
C) diferentes raças do Homo sapiens coexistiram em todos os continentes.
D) fósseis de Australopithecus foram descobertos em escavações em 1, 2 e 5.
E) foram observados sítios arqueológicos com registros de Homo erectus apenas em 1.

RESOLUÇÃO:
01) Os coacervados correspondiam a aglomerados de moléculas orgânicas, principalmente proteínas, rodeadas por moléculas de água, de modo a compor um sistema já isolado do restante do meio.
Resp.: C

02) O processo de respiração celular é catabólico e parte da energia liberada na quebra de moléculas orgânicas é usada para diversas funções celulares como, por exemplo, o transporte ativo e reações endotérmicas.
Resp.: B

03) As células cancerosas dividem-se mais rapidamente que as células normais. Mecanismos de controle da divisão celular, como os mecanismos existentes na interfase (os chamados pontos de checagem) são fundamentais para impedir que as células com erro no DNA se multipliquem.
Resp.: B

04) Fazendo a análise do padrão de bandas obtido através da eletroforese, verifica-se que o padrão obtido na “prova do crime”, que corresponde ao suposto agressor é o mesmo encontrado no indivíduo 3. Logo, 3 deverá ser o criminoso.
Resp.: C

05) Todos os itens estão corretos.
Resp.: D

06) Em  1 tem-se um caso de herança autossômica recessiva. Na 3ª linha, o casal III.1 x III.2 (normal) tem um filho e uma filha afetada; assim, o casal deve ser heterozigoto.
Em 2, o padrão de herança pode ser ligado ao Y, visto que filhos (homens) de pais afetados sempre saem afetados.
Em 3 tem-se um caso de herança autossômica recessiva, pois, pais normais (II.2 x II.3) têm filha (III.2) afetada.
Resp.: B

07) O látex tem importante função protetora, vedando um ferimento na planta e dificultando a invasão de micro-organismos.
Resp.: C

08) As diferentes espécies de seres vivos que vivem no local formam a comunidade (ou biocenose); esses organismos interagem entre si e com o meio ambiente.
Resp.: B

09) As chuvas não contribuem para a impermeabilização do solo. Quem contribui para tal fato é a pavimentação de vias (asfalto, por exemplo) e a colocação de pisos à base de cimento ou de cerâmicas em passeios e outras dependências, o que impede a infiltração da água.
Resp.: E

10) Muito provavelmente, a espécie atual (Homo sapiens) surgiu no continente africano disseminando-se inicialmente para Europa e Ásia e, depois, para a América.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Olinda 2016 – medicina – prova comentada
Olinda 2016 – medicina – prova comentada parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *