Fuvest 2015 resolvida

Fuvest 2015 resolvida

01) Leia o seguinte texto.
O quilombola Francisco Sales Coutinho Mandira até tentou sair da lama, mas logo percebeu que o mangue era o seu lar. Tivesse investido em continuar como ajudante de pedreiro, quando ficou dois anos fora do quilombo que leva seu sobrenome, certamente hoje não conheceria África do Sul, Dinamarca e Itália. Tudo porque organizou os quilombolas para fazer uso racional dos recursos naturais. Fez tão bem que virou exemplo internacional (…). A mudança começou em 1993, quando pesquisadores da USP e órgãos do governo passaram a divulgar o conceito de reserva extrativista, em que populações tradicionais continuam retirando seu sustento da natureza, mas de forma planejada.
Revista Unesp Ciência, maio de 2014
Sobre o ecossistema manguezal, é correto afirmar:
A) É formado por uma rica biodiversidade vegetal, com presença principal de coníferas e nele vivem sobretudo crustáceos, os quais servem de alimento e renda para populações costeiras.
B) Define-se como formações rasteiras ou herbáceas que atingem até 60 cm, constituindo ambiente propício à reprodução de espécies marinhas e favorável à pesca artesanal, fonte de renda para populações tradicionais.
C) É constituído de solo predominantemente lodoso, deficiente em oxigênio, com espécies vegetais adaptadas à flutuação de salinidade, onde se reproduzem espécies de peixes, moluscos e crustáceos, fonte de alimento e renda para populações tradicionais.
D) Corresponde a cordão arenoso coberto por vegetação rasteira, rico em nutrientes, onde se alimentam mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, constituindo-se fonte de alimento e renda para populações costeiras.
E) Caracteriza-se por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes muito profundas e galhos retorcidos, abrigando o mineral ferro, com grande valor de mercado, o qual constitui fonte de renda para populações tradicionais.

02) No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente.
No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é
A) U C A U U A G U C.
B) A G T A A T C A G.
C) A G U A A U C A G.
D) T C A T T A G T C.
E) T G T T T T C T G.

03) Na gametogênese humana,
A) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente.
B) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides.
C) espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e originam, respectivamente, espermatócitos e ovócitos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.
D) ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos primários, que entram em meiose, logo após o nascimento.
E) espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo número de gametas, no final da segunda divisão meiótica.

04) Considere a árvore filogenética abaixo.

Essa árvore representa a simplificação de uma das hipóteses para as relações evolutivas entre os grupos a que pertencem os animais exemplificados. Os retângulos correspondem a uma ou mais características que são compartilhadas pelos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não estão presentes nos grupos abaixo deles. A presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 1, 1, 2 e 5.
C) 1, 1, 3 e 6.
D) 1, 2, 2 e 7.
E) 2, 2, 2 e 5.

05) A energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo,
A) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, armazenado como amido ou, ainda, utilizado na transferência de energia.
B) é produzido açúcar, que pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, unido a aminoácidos e armazenado como proteínas ou, ainda, utilizado na geração de energia.
C) é produzido açúcar, que pode ser transformado em substâncias catalisadoras de processos, armazenado como glicogênio ou, ainda, utilizado na geração de energia.
D) é produzida energia, que pode ser transformada em várias substâncias orgânicas, armazenada como açúcar ou, ainda, transferida a diferentes níveis tróficos.
E) é produzida energia, que pode ser transformada em substâncias catalisadoras de processos, armazenada em diferentes níveis tróficos ou, ainda, transferida a outros organismos.

06) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.

A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
A) I, II e III.
B) II, III e I.
C) III, I e II.
D) II, I e III.
E) III, II e I.

07) Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por
A) seleção natural.
B) mutação.
C) recombinação genética.
D) adaptação.
E) isolamento geográfico.

08) Existem vírus que
A) se reproduzem independentemente de células.
B) têm genoma constituído de DNA e RNA.
C) sintetizam DNA a partir de RNA.
D) realizam respiração aeróbica no interior da cápsula proteica.
E) possuem citoplasma, que não contém organelas.

09) Num determinado lago, a quantidade dos organismos do fitoplâncton é controlada por um crustáceo do gênero Artemia, presente no zooplâncton. Graças a esse equilíbrio, a água permanece transparente. Depois de um ano muito chuvoso, a salinidade do lago diminuiu, o que permitiu o crescimento do número de insetos do gênero Trichocorixa, predadores de Artemia. A transparência da água do lago diminuiu.
Considere as afirmações:
I. A predação provocou o aumento da população dos produtores.
II. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores secundários.
III. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores primários.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.
E) II e III.

10) Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:
I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva.
II. Antófitas – flor.
III. Espermatófitas – semente.
IV. Embriófitas – embrião.
V. Talófitas – corpo organizado em talo.
Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui.

11) No intestino humano, cada uma das vilosidades da superfície interna do intestino delgado tem uma arteríola, uma vênula e uma rede de capilares sanguíneos.
Após uma refeição, as maiores concentrações de oxigênio, glicose e aminoácidos no sangue são encontradas nas
Resolução:
01) Uma característica dos manguezais é a ocorrência de um solo lodoso, com baixo teor de oxigênio. Em decorrência desse fato, muitas plantas que lá se desenvolvem apresentam raízes com fototropismo positivo (crescem para cima), chamadas de raízes pneumatóforos. Elas são responsáveis pela captação de ar, que é conduzido às raízes que se encontram imersas no solo. Os manguezais são berçário para diversas espécies de animais, como caranguejo, moluscos e peixes, além de importante fonte de alimento e de renda para a população.
Resp.: C

02) A questão trouxe anticódons (RNA transportador).
Então, a sequência de códons (RNA mensageiro) é: AGU, AAU, CAG
A fita do DNA que deu origem a essa sequência é:
TCA, TTA, GTC
Resp.: D

03) Na espécie humana, uma espermatogônia e uma ovogônia apresentam 46 cromossomos simples, o que corresponde a 46 moléculas de DNA.
Os espermatócitos secundários e os ovócitos secundários possuem 23 cromossomos duplos, o que corresponde a 46 moléculas de DNA.
Resp.: A

04) A notocorda é uma característica comum a todos os cordados, representada pelo número 1, tal como o tubo nervoso dorsal. As vértebras surgem no grupo dos peixes; retângulo 2. O ovo amniótico aparece nos répteis; retângulo 5.
Resp.: B

05) Através do processo fotossintético a energia luminosa é convertida em energia química, armazenada na molécula de glicose. Esta, por sua vez, pode ser transformado em várias substâncias orgânicas, armazenado como amido ou, ainda, utilizado na transferência de energia.
Resp.: A

06) A figura III mostra uma hemácia que ganhou água do meio; logo, o meio apresenta menor concentração que a hemácia.
A hemácia da figura I é isotônica em relação ao meio (ganhou e perdeu água com mesma intensidade). Já a hemácia da figura II perdeu água para o meio (meio hipertônico em relação à hemácia).
Assim, a ordem crescente de concentração das soluções é III, I e II.
Resp.: C

07) A mutação é a fonte primária de variabilidade genética, ou seja, somente através de mutações que um novo alelo surge em uma população.
Resp.: B

08) Os vírus são entes acelulares, parasitas intracelulares obrigatórios.
Certos vírus, conhecidos como retrovírus, possuem a enzima transcriptase reversa e, assim, conseguem sintetizar DNA a partir de um RNA como molde.
Resp.: C

09) Com o aumento da população do inseto, a população de Artemia (consumidor primário) reduziu. Dessa forma, reduziu a predação que era exercida sobre os organismos do fitoplâncton (organismos produtores), reduzindo a transparência da água.
Resp.: D

10) O pinheiro-do-paraná é uma gimnosperma; logo, dentre as características apresentadas, possui vasos condutores de seiva, semente e embrião.
Resp.: B

11) A maior concentração de oxigênio é encontrada nas arteríolas, que são ramificações finais das artérias, que se formaram a partir da aorta (grande artéria que parte do ventrículo esquerdo, carregando sangue arterial = rico em oxigênio).
Já a glicose e os aminoácidos serão absorvidos nas vilosidades intestinais e atingirão as vênulas, que organizarão a veia porta, levando-os ao fígado.
Resp.: E

Veja também:
Resolução da prova 2013 da Fuvest 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *