Fuvest 2018 – prova discursiva comentada

01) As figuras I e II mostram pirâmides ecológicas de biomassa para dois ecossistemas.

A) Indique um ecossistema que cada uma dessas pirâmides de biomassa possa representar.

B) Desenhe as pirâmides de energia correspondentes às pirâmides de biomassa, para os dois ecossistemas indicados.

02) Caminhando por uma floresta, um estudante deparou com diversidade de hábitats e de grupos de plantas: árvores altas, como a araucária (ou pinheiro-do-paraná), e árvores frutíferas menores, como a pitangueira, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou muitas samambaias nas partes mais sombreadas da floresta; nos locais permanentemente úmidos do solo, havia musgos.

A) Relacione os hábitats das araucárias e dos musgos com os processos de absorção e condução de água nessas plantas.

B) Na tabela da página de respostas, os grupos de plantas estão ordenados de acordo com seu surgimento na evolução das plantas terrestres. Complete a tabela: entre as plantas observadas pelo estudante, identifique representantes dos grupos listados na tabela; aponte uma estrutura que represente novidade evolutiva, diferenciando cada grupo do anterior.

03) Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%.
A) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose?

B) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?

04) Os quatro esquemas representam cortes longitudinais de corações de vertebrados.

A) Identifique os grupos de vertebrados cujos corações estão representados pelos esquemas 1, 2, 3 e 4.

B) Descreva o sentido do fluxo sanguíneo no interior de cada um desses corações e indique se neles ocorre mistura de sangue arterial e venoso.

05) O heredograma mostra pessoas afetadas por uma doença genética rara.

A)  É mais provável que essa doença tenha herança
– autossômica ou ligada ao cromossomo X?
– dominante ou recessiva?
Justifique suas respostas.

B) Determinou-se que a doença nessa família é causada pela substituição de um único par de bases num determinado gene, o que levou à substituição de uma glicina por uma arginina em uma enzima. Na tabela do código genético, estão relacionados os códons correspondentes à glicina e à arginina.

Com base nas informações da tabela, indique a alteração que possa ter ocorrido no gene, em uma das trincas de bases correspondentes à glicina, determinando sua substituição por arginina na enzima.

06) O gráfico representa modificações elétricas da membrana de um neurônio (potencial de membrana), mostrando o potencial de ação gerado por um estímulo, num dado momento.
A) Identifique, nesse gráfico, as fases indicadas pelas letras X, Y, W e Z.

B) A esclerose múltipla é uma doença autoimune, em que ocorre dano à bainha de mielina. Que efeito tem essa desmielinização sobre a condução do impulso nervoso?

RESOLUÇÃO:
01) A)
Pirâmide I: representa um ecossistema terrestre (ex.: um campo de cultivo; Mata Atlântica…)
Pirâmide II: representa um ecossistema aquático (uma pequena biomassa de produtores, devido à grande capacidade de reprodução, é capaz de suprir as necessidades alimentares de uma biomassa maior de consumidores primários.

B) Como a energia sempre decresce ao longo da cadeia alimentar, a pirâmide de energia é a mesma para os dois ecossistemas.

02)
A) Nos musgos a absorção de água ocorre pelos rizoides e a condução de água na planta é lenta, célula a célula, por osmose. São plantas características de locais úmidos e sombreados.
As araucárias possuem raízes bem desenvolvidas, por onde ocorre a absorção de água. A condução de água nessas plantas ocorre no interior dos vasos do xilema.  São plantas que se desenvolvem bem em locais ensolarados.

B)

03)
A) Quanto ao tipo de desenvolvimento, ambos apresentam desenvolvimento indireto.
Quanto ao processo de metamorfose, os gafanhotos são insetos hemimetábolos, enquanto  a lagarta-do-cartucho é inseto holometábolo.

B) Fases de desenvolvimento do gafanhoto: ovo → ninfa → adulto (gafanhoto alado)
Fases de desenvolvimento da lagarta: ovo → larva (lagarta) →pupa (crisálida) → adulto (borboleta)

04)
A) 1: Aves / mamíferos     2: Anfíbio              3: Peixe        4: Répteis
B)
No coração 1, o sangue venoso chega ao átrio direito e passa ao ventrículo direito. Daí o sangue segue aos pulmões, onde é oxigenado. O sangue arterial chega ao átrio esquerdo, de onde passa para o ventrículo esquerdo. Não há mistura de sangue venoso com sangue arterial.
No coração 2, o sangue venoso chega ao átrio direito e vai ao ventrículo, enquanto o sangue arterial chega ao átrio esquerdo e vai ao mesmo ventrículo, onde ocorre mistura de sangue venoso com sangue arterial.
No coração 3, o sangue venoso chega ao átrio e passa ao ventrículo, de onde segue às brânquias para ser oxigenado. Não ocorre mistura de sangue venoso com sangue arterial.
No coração 4 (répteis não crocodilianos), o sangue venoso chega ao átrio direito e passa ao ventrículo, enquanto o sangue arterial que chega ao átrio esquerdo passa ao mesmo ventrículo (parcialmente dividido). Ocorre mistura de sangue venoso com sangue arterial.

05)
A) Trata-se de uma doença de herança ligada ao sexo e condicionada por alelo dominante.  Como todas as filhas de um homem afetado (XDY) são afetadas e nenhum dos filhos homens é afetado, conclui-se que o gene está no cromossomo X.

B) Pode ter ocorrido uma substituição da primeira base de um dos 4 primeiros códons da tabela fornecida. Neste caso, houve a substituição de uma Citosina por uma Guanina, no DNA.
Ou, ainda, pode ter ocorrido uma substituição da Citosina por Timina, no DNA, considerando os dois últimos códons da glicina e da arginina, respectivamente.

06)
A)
X : Potencial de repouso (neurônio em repouso)
Y : Despolarização
W : Repolarização
Z : Hiperpolarização (com retorno ao potencial de repouso).

B) Com a desmielinização ocorre redução da velocidade de propagação do impulso nervoso.

VEJA TAMBÉM:
Famerp 2020 discursiva comentada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *