Prova comentada – PAES UEMA 2013 – 1ª FASE

Prova resolvida – PAES – UEMA 2013

01)  Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fitohormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas.
Os fitohormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente,
A) citocininas, giberilinas, auxinas.
B) citocininas, auxinas, giberilinas.
C) auxinas, ácido abscísico, giberilinas.
D) ácido abscísico, auxinas, citocininas.
E) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

02) Segundo um estudo recente, paleontólogos britânicos e canadenses rastrearam as origens dos seres humanos e de outros vertebrados, a partir do fóssil que nadava nos oceanos há 500 milhões de anos.
Uma nova análise de fósseis determinou que o extinto ―Pikaia gracilens‖ é o membro conhecido mais primitivo dos cordados, que inclui os descendentes atuais, conhecidos como peixes, anfíbios, aves, répteis e mamíferos.

Disponível em: <http://www.em.com.br/pp/noticia/tecnologia>. Acesso em: 6 mar. 2012 (adaptado).
Com relação a esse grupo de animais atuais, as características típicas, durante o desenvolvimento embrionário, são as seguintes:
A) tubo nervoso apical, notocorda, fendas laringianas e cauda pós-anal.
B) tubo nervoso lateral, notocorda, fendas branquiais e cauda pós-anal.
C) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
D) tubo nervoso apical, coluna vertebral, fendas laringianas e cauda anal.
E) tubo nervoso dorsal, coluna vertebral, fendas faringianas e cauda anal.

03) Plantas que vivem preferencialmente em lugares úmidos e sombreados e que dependem da água para fecundação são conhecidas como briófitas e pteridófitas.
Quanto aos vasos condutores, quanto à presença ou ausência de sementes e de frutos, esses vegetais caracterizam-se por serem, respectivamente,
A) avasculares, sem sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e sem frutos.
B) vasculares, sem sementes e sem frutos; avasculares, sem sementes e sem frutos.
C) avasculares, com sementes e sem frutos; vasculares, sem sementes e com frutos.
D) vasculares, com sementes e com frutos; avasculares, com sementes e com frutos.
E) avasculares, sem sementes e com frutos; vasculares, com sementes e sem frutos.

04) Alguns animais são formados por diversos conjuntos de células que executam funções especializadas como aquelas que lhes permitem sentir frio e calor.
No ser humano, por exemplo, o tecido especializado, que envolve órgãos internos como fígado e baço, é, predominantemente, do tipo conjuntivo
A) hematopoiético.
B) modelado.
C) adiposo.
D) denso.
E) frouxo.

05) O documento Zero da ONU para a Rio+20 é ainda refém do velho paradigma da dominação da natureza para extrair dela os maiores benefícios possíveis para os negócios e para o mercado. Através dele e nele, o ser humano deve buscar os meios de sua vida e de subsistência. A economia verde radicaliza esta tendência, pois, como escreveu o diplomata e ecologista boliviano Pablo Sólon, ela busca não apenas mercantilizar a madeira das florestas, mas também sua capacidade de absorção de dióxido de carbono. Tudo isso pode se transformar em bônus negociáveis pelo mercado e pelos bancos.

Disponível em: <http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias>. Acesso em: 11 jun. 2012 (adaptado).

Com base na afirmação de Pablo Sólon, a economia verde, além do desmatamento, tem forte preocupação com a
A) contaminação por fosforados.
B) contaminação por mercúrio.
C) contaminação das águas.
D) poluição do solo.
E) poluição do ar.

06) Vitaminas são substâncias que o organismo não consegue produzir, mas que são essenciais para o seu bom funcionamento. A carência dessas substâncias pode causar enfermidades diversas.
A ruptura da mucosa da boca, dos lábios e da língua relaciona-se à falta da vitamina
A) ácido fólico.
B) riboflavina.
C) tocoferol.
D) tiamina.
E) retinol.

07) O conhecido “teste do pezinho”   é realizado com uma gota de sangue retirada do pé de recém-nascidos. Essa prática visa diagnosticar a capacidade que a criança possui de metabolizar determinado aminoácido cujo acúmulo pode causar doença grave no organismo.

AMABIS, J. M.; MARTO, G. R. Biologia. v. 1. São Paulo: Moderna, 2010.

Na informação acima, há referência ao aminoácido denominado
A) fenilalanina.
B) metionina.
C) histidina.
D) leucina.
E) valina.

08) (UEMA/2013)  O Nitrogênio é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, pois faz parte da composição de substâncias importantes como os ácidos nucleicos. Como esse elemento químico está presente na atmosfera na forma N2, não pode ser usado diretamente, devendo ser convertido à amônia (NH3).

LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F. Biologia hoje. v. 3. São Paulo: Ática, 2011.

A formação da amônia presente no solo, processo conhecido por amonificação, é feita a partir da
A) oxidação de nitrito por bactérias nitrosas.
B) redução de resíduos líquidos por fermentação.
C) decomposição de matéria orgânica por fungos e bactérias.
D) decomposição de glicídios com liberação de N2
E) fermentação anaeróbia de nitratos por bactérias nítricas.

Resolução:
01) As giberelinas são fitormônios relacionados ao alongamento caulinar; as citocininas têm efeito inibidor sobre o envelhecimento foliar e o ácido abscísico é um inibidor do crescimento vegetal no inverno, em resposta às condições desfavoráveis.
Resp.: E

02) As características típicas do grupo dos cordados são: tubo nervoso de posição dorsal, presença de fendas branquiais faringeanas, presença de notocorda e de uma cauda pós anal.
Resp.: C

03) As briófitas são plantas avasculares, sem sementes e sem frutos. Já as pteridófitas são plantas vasculares, sem sementes e sem frutos. As sementes ocorrem somente em gimnospermas e angiospermas, enquanto as angiospermas são as únicas plantas portadoras de frutos.
Resp.: A

04) A modalidade de tecido conjuntivo relacionada com o envolvimento de órgãos internos como fígado e baço é o tecido conjuntivo propriamente denso não modelado. Trata-se de um tecido rico em fibras colágenas entrelaçadas, o que o torna resistente e elástico.
Resp.: D

05) Ao referir à capacidade de absorção de dióxido de carbono, a economia verde mostra sua preocupação com a poluição do ar, uma vez que esse gás é um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Resp.: E

06) A carência de vitamina B2, ou riboflavina, pode desencadear os problemas apontados no enunciado da questão (ruptura da mucosa bucal, dos lábios e da língua).
Resp.: B

07) O aminoácido, cujo acúmulo na circulação pode causar doença grave no organismo é fenilalanina. A não metabolização desse aminoácido desencadeia a doença conhecida como fenilcetonúria, que causa danos ao sistema nervoso central.
Resp.: A

08) A amonificação é feita a partir da decomposição de substâncias orgânicas nitrogenadas, por ação de fungos e de bactérias.
Resp.: C

Veja também:
Prova resolvida do SIS 2016 – 1ª etapa
– Prova resolvida do SIS 2016 – 2ª etapa
– Prova resolvida do SIS 2016 – 3ª etapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *