Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Prova comentada: USS 2017 Medicina

Confira questões da prova do vestibular 2017 da USS para medicina. A resolução das questões encontra-se ao final da prova.

01) Enzimas atuam como catalisadores das reações químicas que ocorrem nos seres vivos. Durante essa ação catalítica, ocorre a redução de um parâmetro cinético próprio dessas reações.
Esse parâmetro é denominado:
A) Velocidade de reação
B) Energia de ativação
C) Entalpia dos reagentes
D) Constante de equilíbrio.

02) O rodízio de culturas é uma técnica de cultivo que consiste em alternar plantações de leguminosas e cereais no mesmo trecho de terra, a fim de aumentar a produtividade do solo. Essa técnica ocorre porque nas raízes das leguminosas há micro-organismos envolvidos no processo de:
A) síntese de amido
B) desaminação de aminoácidos
C) fixação do nitrogênio em amônia
D) conversão do gás carbônico em glicose

03) Em meio nutritivo, contendo desoxirribonucleotídeos de timina marcados radioativamente, foram cultivadas células bacterianas por muitas gerações. Uma amostra, com 100 dessas bactérias, foi transferida para um novo meio, sem substâncias radioativas, e mantida nessa condição durante três gerações, totalizando 800 bactérias.
Ao final desse experimento, a quantidade de bactérias que apresentam DNA marcado com radioatividade é:
A) 100
B) 200
C) 400
D) 800

04) Em uma reserva florestal, o número de indivíduos de duas espécies de mamíferos foi, periodicamente, contabilizada ao longo de doze meses. O gráfico abaixo apresenta a variação entre essas espécies em relação ao tempo.

A interpretação dos resultados obtidos permite identificar que a relação ecológica existente entre as duas espécies é denominada:
A) predatismo
B) competição
C) parasitismo
D) comensalismo

05) Os organismos que fazem respiração celular aeróbica realizam a oxidação da molécula de glicose de forma muito mais eficiente do que aqueles que realizam fermentação. Contudo, por causa da sua configuração química, a redução do oxigênio até água tende a ocorrer com a adição de um elétron de cada vez, gerando moléculas intermediárias. Chamadas de espécies reativas de oxigênio, essas moléculas podem oxidar importantes alvos celulares.
No caso da oxidação completa da glicose por uma célula eucariótica, a formação de espécies reativas de oxigênio ocorre na seguinte etapa da respiração celular:
A) glicólise
B) ciclo de Krebs
C) cadeia respiratória
D) oxidação do piruvato

06) Com exceção dos gêmeos monozigóticos, todos os demais seres humanos são geneticamente distintos entre si.
A origem dessa variação genética ocorre por conta do seguinte motivo:
A) modificação epigenética
B) recombinação gênica
C) variação geográfica
D) derivação genética

Resolução:
01) Os catalisadores têm como característica a redução da energia de ativação de uma reação, fazendo-a ocorrer de forma mais rápido.
Resp.: B

02) Nas raízes de leguminosas formam-se nódulos contendo a bactéria Rhizobium, uma bactéria capaz de utilizar o N2 atmosférico, convertendo-o em amônia.
Resp.: C

03) O candidato deveria se lembrar de que a duplicação do DNA é um processo semiconservativo. Então, pelo esquema a seguir, tem-se:

Considerando as fitas azuis como radioatovas e as vermelhas como não-radioativas, observe que para cada 8 células há duas com DNA híbrido (uma fita radiativa e outra não radioativa) e 6 células com DNA constituído exclusivamente por fitas não radioativas. Como o total de bactérias é 800, teremos 200 células bacterianas com DNA marcado com radioatividade.
Resp.: B

04) O gráfico mostra que quando a população da espécie 2 atinge o menor número, a população da espécie 1 já está em crescimento. E quando a população da espécie 2 atinge o máximo, a população da espécie 1 já está em declínio; isso caracteriza uma relação entre predador e presa.
Resp.: A

05) As espécies reativas de oxigênio (ERO) são formadas a partir da redução do oxigênio consumido (O2), uma substância que atua como aceptor final de elétrons na cadeia respiratória.
Resp.: C

06) O principal fator responsável pela grande diversidade genética existente entre os organismos superiores, inclusive na espécie humana, é a recombinação gênica. Ela ocorre durante a formação dos gametas, em que os cromossomos pareiam-se casualmente na meiose, possibilitando um grande número de gametas distintos geneticamente e, ainda, na própria fecundação, em que os encontros gaméticos são casuais.
Resp.: B

Veja também:
Prova Suprema 2018 resolvida.

0 comments… add one

Leave a Comment