Prova resolvida Fagoc 2017

Fagoc 2017 resolvida – medicina

01) O tuiuiú é um animal presente na fauna do Pantanal Mato-Grossense. É uma espécie que exibe características que o diferenciam de outros seres vivos. E apesar de ser o verdadeiro símbolo do Pantanal, também pode ser encontrado em outros ambientes. Portanto, os tuiuiús do Pantanal são animais que constituem um exemplo de:
A) Biocenose.
B) População.
C) Comunidade.
D) Fator abiótico.

02) Os seres vivos só conseguem chances propícias de sobrevivência em seu habitat, quando obtêm a energia e a matéria que necessitam, por meio de nutrientes orgânicos, através de uma sequência, em que um ser vivo serve de alimento para outro. Essa sequência é conhecida por:
A) Nível trófico.
B) Fatores bióticos.
C) Cadeia alimentar.
D) Equilíbrio ecológico.

03) Os tecidos se reúnem e formam os órgãos, e esses podem formar conjuntos maiores, denominados sistemas. A faringe, o esôfago, o estômago e o intestino são exemplos de órgãos do sistema digestório. Qual tecido ocorre no esôfago e no estômago?
A) Muscular liso.
B) Conjuntivo frouxo.
C) Conjuntivo denso.
D) Muscular estriado.

04)  “Durante a prófase os cromossomos se tornam mais curtos e mais espessos, processo que continua até a metáfase, conhecido por _______________. No citoplasma cada áster é deslocado para polos opostos da célula, devido ao aumento de algumas de suas fibras, que passam a se chamar _______________.”
(V. Mendonça e J. Laurence. Biologia volume 1. Ecologia; origem da vida e biologia celular; embriologia e histologia. Editora Nova Geração. 1ª edição. 2010. São Paulo.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) espiralização / fibras polares
B) condensação / fuso mitótico
C) espiralização / placa equatorial
D) condensação / placa equatorial

05)  A sinapse é a região de contato entre dois neurônios, e a passagem do impulso nervoso por essa região é feita por substâncias químicas conhecidas por neurotransmissores. Esses mediadores estão acumulados em apenas uma parte do neurônio e a transmissão do impulso ocorre sempre do:
A) Corpo do neurônio para o axônio do neurônio seguinte.
B) Corpo do neurônio para o dendrito do neurônio seguinte.
C) Axônio de um neurônio para o dendrito do neurônio seguinte.
D) Dendrito de um neurônio para o axônio do neurônio seguinte.

06) Quando uma pessoa pratica exercícios de forma rápida e intensa, não consegue oxigênio suficiente para que o músculo obtenha energia necessária para tal esforço físico. Com isso os resultados são fadiga e muitas dores pelo corpo. Isso ocorre porque as células musculares recorrem à fermentação para compensar a falta de oxigênio. Esse processo acaba ocasionando nos músculos um acúmulo de:
A) Etanol.
B) Glicose.
C) Glicogênio.
D) Ácido láctico.

07) Sobre a fase luminosa da fotossíntese, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A fotofosforilação utiliza energia da luz para adicionar um fosfato ao ADP e produzir ATP durante o transporte acíclico.
( ) No transporte cíclico, os elétrons passam por vários transportadores e voltam à clorofila, perdendo energia, que será utilizada na síntese de ATP.
( ) No transporte acíclico a molécula de água perde elétrons e formam íons de hidrogênio e NADP+.
( ) O tranporte acíclico ocorre com a participação de dois fotossistemas e de moléculas de água.
( ) A clorofila está associada a outros pigmentos, como os caratenoides que absorvem melhor as faixas de cores não absorvidas por ela.
A sequência está correta em
A) F, V, F, V, V.
B) F, F, V, V, F.
C) V, V, F, V, F.
D) V, F, V, F, V.

08) Analise as afirmativas a seguir.
* Apresentam tubo digestório completo, com boca, estômago, glândula digestiva, intestino e ânus;
* apresentam circulação fechada, em que o sangue circula dentro de vasos e a troca do alimento e gases ocorrem entre os capilares e o tecido;
* as excretas saem do sangue e caem na cavidade pericárdica e são retiradas pelos metanefrídeos; e,
* são dióicos, com desenvolvimento direto sem estágio larval.
Essas características estão relacionadas aos:
A) Insetos.
B) Oligoquetas.
C) Cefalópodes.
D) Gastrópodes.

09) A flores e frutos são características exclusivas das angiospermas, vegetais que se diversificaram no planeta, graças à presença dessas estruturas. A flor é o órgão reprodutivo dessas plantas, e sua estrutura é formada pelo pedúnculo, receptáculo e os verticilos florais. A maioria das flores são formadas por quatro verticilos: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu. A respeito do cálice, é correto afirmar que:
A) É formado por esporófilas chamadas pérola.
B) É formado por folhas modificadas chamadas carpelos.
C) É um conjunto de folhas protetoras chamadas sépalas.
D) É formado por folhas modificadas que se soldam e formam os pistilos.

10) “Uma jovem normal, cujo pai e irmão são hemofílico, casa-se com um homem normal. Mesmo sabendo que hemofilia é uma doença hereditária, eles decidem ter filhos. Dessa união nasceu um menino.” Qual a chance dessa criança ser hemofílica?
A) 1/2.
B) 1/4.
C) 2/4.
D) 3/4.

Resolução:
01) Os tuiuiús do Pantanal compõem uma população, ou seja, um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, em uma mesma área, numa determinada época.
Resp.: B

02) Uma sequência de seres vivos em que um deles serve de alimento para outro, com transferência de biomassa e de energia é uma cadeia alimentar.
Resp.: C

03) Tanto o esôfago como o estômago possuem parede constituída por tecido muscular liso, um tecido com contração involuntária e lenta.
Resp.: A

04) O processo de compactação dos cromossomos recebe o nome de espiralização ou de condensação. As fibras que partem do áster, são as fibras polares.
Resp.: A

05) As vesículas contendo neurotransmissores encontram-se na extremidade do axônio. Dessa forma, a condução do impulso nervoso ocorre do axônio de um neurônio para os dendritos do neurônio seguinte.
Resp.: C

06) Com a deficiência no suprimento de gás oxigênio, as fibras musculares passam a realizar a fermentação lática como forma de obtenção de energia. O ácido lático produzido é o responsável pela dor muscular.
Resp.: D

07)
I. A produção de ATP ocorre tanto durante o processo cíclico como no processo acíclico. Diante das outras opções, a banca organizadora julgou esse item como incorreto.
II. Verdadeira.
III. Falsa. Quem perde elétrons são os íons OH e ocorre e formação de NADPH
IV. Verdadeira
V. Verdadeira.
Resp.: A

08) Insetos e gastrópodes são animais com sistema circulatório aberto. Anelídeos são animais monoicos, isto é, com aparelho reprodutor masculino e feminino no mesmo animal (contudo, apresentam fecundação cruzada).
Resp.: C

09) O cálice é um dos verticilos protetores da flor, formado por folhas modificadas denominadas sépalas.
Resp.: C

10) Se o pai da jovem é hemofílico, ele tem genótipo XhY. Dessa forma, essa jovem herdará o gene para hemofilia do pai e terá genótipo XHXh. O marido dessa jovem sendo normal, tem genótipo XHY.

Observe que desse cruzamento há chance de nascer somente filho (homem) hemofílico.
No enunciado trouxe que o casal teve um menino (homem), ou seja, já indicou o sexo.
Assim, a probabilidade dessa criança ser hemofílica é de 50%.
Resp.: A

Veja também:
Resolução Fagoc 2017-2
Resolução Fagoc 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *