Prova resolvida do vestibular 2016-2 da Suprema para medicina

Prova resolvida do vestibular 2016-2 da Suprema

01) Dois genes importantes relacionados a duas doenças recessivas humanas foram mapeados, estando a 40 u.m um do outro. Um homem heterozigoto em fase CIS, para esses genes, se casou com uma mulher homozigota recessiva para ambos os genes.
Preocupados com a ocorrência das duas doenças na criança, o casal então procurou aconselhamento genético. Assinale a alternativa que melhor descreve o que deverá ser dito no aconselhamento genético do casal.
A) O aconselhamento genético nesse caso deverá apontar para o casal, a probabilidade de 20% de terem uma criança com as duas doenças.
B) O aconselhamento genético deverá apontar para o casal uma probabilidade de 30%, de que tenha uma criança afetada pelas duas doenças.
C) O aconselhamento genético deverá apontar para o casal que a probabilidade de que as duas doenças ocorra é de 100%, uma vez que o pai possui cópias dos dois genes causadores da doença e assim certamente iria transmitir as duas doenças aos seus descendentes.
D) O aconselhamento genético deverá apontar para o casal uma probabilidade de 60%, de que tenha uma criança afetada pelas duas doenças.

02)  Durante as aulas de histologia no colégio, um estudante observou ao microscópio, algumas características de um tecido e o descreveu da seguinte forma:
“Suas células possuem estrias, e seus núcleos se situam na região central da célula. É possível visualizar também os discos intercalares.”
Diante da descrição acima, assinale a alternativa correta:
A) É possível, a partir da descrição, afirmar que se trata de um tecido muscular estriado esquelético, pela presença de estrias.
B) É possível, a partir da descrição, afirmar que se trata de tecido muscular liso apenas pela presença de núcleo central.
C) Não é possível concluir apenas com as informações descritas, já que todos os tecidos musculares possuem núcleos centrais.
D) É possível, a partir das informações, afirmar que se trata de tecido muscular estriado cardíaco, pela presença discos intercalares.

03) O diagnóstico definitivo para a detecção do Zika vírus é realizado através da técnica de Rt-PCR. Nessa metodologia, é possível detectar o RNAm do vírus nas células e por amplificação de um segmento de DNA complementar ao RNA viral, o diagnóstico final é confirmado.
Considerando hipoteticamente que a sequência do RNAm encontrada para o vírus em uma célula humana seja AUGAACGCGUACCUAACU, é possível afirmar que a sequência do DNA que deverá ser amplificada na técnica deverá ser:
A) TACTTGCGCATGGATTGA.
B) UACUUGCGCAUGGAUUGA.
C) UACUUGCGCAUGGAUACU.
D) ATGAACGCGTAGGATTGA.

04) Algumas doenças hemorrágicas ocorrem por deficiência no metabolismo de vitamina.
Assim, um indivíduo com índices baixos de determinadas vitaminas pode apresentar algum tipo de processo hemorrágico. Assinale a alternativa que corresponde a vitamina que está envolvida no processo de coagulação sanguínea e a sua função nesse processo.
A) Vitamina K atuando na formação da trombina, que é uma proteína essencial no processo de coagulação sanguínea.
B) Vitamina C atuando na formação dos leucócitos, que são essenciais no processo de coagulação sanguínea.
C) Vitamina E, que faz parte do complexo de moléculas existentes no tampão sanguíneo, que se forma para interromper o processo hemorrágico.
D) Vitamina A, atuando no aumento da permeabilidade capilar, contribuindo assim para a contenção das hemorragias.

05) Ao estudar uma célula em divisão num microscópio, um estudante observou que haviam 20 cromossomos com suas cromátides duplicadas, alinhados na região equatorial da célula. Considerando que o número de cromossomos total dessa célula é 2n = 20, é possível afirmar que:
A) Essa célula se encontra na metáfase da mitose.
B) Essa célula se encontra na metáfase I da meiose.
C) Essa célula se encontra na metáfase II da meiose.
D) Essa célula se encontra na anáfase II na meiose.

06)  Segundo a Organização Mundial de Saú­de (OMS) o Brasil concentra 80% dos casos de tuberculose no mundo. No entanto, a doença ainda é ignorada pela população brasileira, que acredita que se trata de uma doença do passado.
Assinale a alternativa correta sobre a tu­berculose.
A) A prevenção pode ser feita através da apli­cação da vacina BCG formada por bactérias atenuadas.
B) A prevenção pode ser feita através da aplica­ção da vacina BCG, formada por virus atenu­ados.
C) O contágio da tuberculose pode ser feito via sexual.
D) O saneamento básico e a higienização das frutas e verduras constituem importante forma de prevenção da tuberculose.

07) Nos vegetais, o caule pode conter adaptações para exercerem funções específicas. Umas dessas adaptações ocorrem em Cactaceas e tem como funções garantir melhor armazenamento de água além de realizarem a fotossíntese. A esse tipo de caule dá-se o nome de:

A) Estolho.
B) Espinho.
C) Clatódio.
D) Gavinha.

08) O desenho a seguir representa o sistema ambulacral, que é exclusivo dos:
A) Platelmintos.
B) Nematelmintos.
C) Moluscos.
D) Equinodermos.

09) O rompimento da barragem de mineração ocorrido no distrito de Bento Rodrigues- -MG no final do ano de 2015 é considerado um dos maiores desastre ambiental já registrado no Brasil. Uma das preocupações com o despejo dos dejetos da mineração é a contaminação por mercúrio, que é um metal muito utilizado nas atividades de mineração.
Considerando a cadeia alimentar existente num ambiente onde foram despejadas grandes quantidades de mercúrio, é possível afirmar que a maior concentração de mercúrio deve estar presente:
A) Nas plantas.
B) Em caramujos.
C) Nos peixes.
D) Nas aves.

10) O uso de álcool e drogas em excesso induz a proliferação de uma organela citoplasmática que é responsável pela degradação dessas substâncias. Dessa forma, aumenta-se a tolerância do organismo a essas drogas, necessitando cada vez mais altas doses para que elas possam fazer efeito.
Assinale a alternativa referente a organela de que se trata o texto acima:
A) Ribossomos.
B) Retículo endoplasmático liso.
C) Retículo endoplasmático rugoso.
D) Complexo de Golgi.

Resolução:
01)
02) A presença de discos intercalares é uma característica exclusiva do tecido muscular estriado cardíaco.
Resp.: D

03) Para a sequência AUGAACGCGUACCUAACU, a sequência correspondente no DNA deve considerar os pareamentos (A no RNA com T no DNA; U no RNA com A; G no RNA com C no DNA; C no RNA com G no DNA).
Então a sequência do DNA é  TACTTGCGCATGGATTGA.
Resp.: A

04) A vitamina indispensável ao processo de coagulação sanguínea é a vitamina K. Ela é imprescindível à produção de trombina, uma das enzimas envolvidas no processo.
Resp.: A

05) Como a célula tem 2n=20 cromossomos e possui 20 cromossomos alinhados no equador da célula, essa célula está em mitose, na fase de metáfase. É a fase em que os cromossomos atingem máxima espiralização, facilitando a visualização.
Resp.: A

06) A tuberculose é uma doença bacteriana, cuja transmissão ocorre por via aérea (gotículas de saliva, tosse, espirro). A principal medida profilática é a vacina BCG, constituída por bactérias atenuadas.
Resp.: A

07) Esse caule mais achatado, clorofilado, característico das cactáceas recebe o nome de cladódio.
Resp.: C

08) O sistema ambulacrário (ou sistema aquífero) é uma característica exclusiva dos equinodermos.  Esse sistema tem importante papel na locomoção (ambulacre = caminhar), além de auxiliar na captura de alimentos, na distribuição de nutrientes e de gases e na excreção.
Resp.: D

09) O mercúrio acumula-se nos tecidos dos animais e, dessa forma, sua concentração acaba aumentando ao longo da cadeia alimentar. Os organismos com a maior concentração de mercúrio são aqueles que se encontram mais distantes dos produtores; no caso da questão, as aves seriam os organismos com maior concentração de mercúrio.
Resp.: D

10) A degradação de certas drogas em nosso organismo é feita pelo retículo endoplasmático liso e pelos peroxissomos, abundantes em células do fígado.
Resp.: B

Veja também:
Resolução da prova do vestibular 2017 da Suprema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *