SASI – UFVJM – 2ª ETAPA – APLICAÇÃO 2018

SASI – UFVJM –

O susto é uma ação biológica que pode ocorrer quando uma pessoa vê, ou ouve algo inesperado ou é surpreendido de alguma outra forma. É uma reação do corpo humano contra possíveis ameaças, que resulta no lançamento de um hormônio na corrente sanguínea, acelerando os batimentos do coração,
elevando a pressão arterial e o fluxo sanguíneo, deixando os músculos mais aptos para enfrentar a situação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Susto
O hormônio mencionado é produzido pela(o):
A) tireóide.
B) hipófise.
C) pâncreas.
D) suprarrenal.

02) Camaleão é o nome dado aos répteis pertencentes à família Chamaeleonidae. Este animal possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para se confundir com ele. Essa característica de camuflagem é uma estratégia utilizada pelo camaleão para caça ou defesa. Neste processo de camuflagem, o cérebro do camaleão percebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo com que elas assumam a cor do ambiente em segundos.
Cada célula possui um pigmento de cor diferente. Graças a essa habilidade, o bicho não fica rosa na folhagem verde.
Fonte: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-camaleao-consegue-mudar-de-cor/>.
Acesso em 28 ago. 18. (Adaptado)

ASSINALE a alternativa que contém uma informação biológica do camaleão e que explica o mecanismo de formação da cor na pele sua pele:
A) Homeotérmico e os cromatóforos absorvem luz verde quando camuflados de verde;
B) Artrópodes e os cromatóforos difratam a luz amarela quando camuflados de amarelo;
C) Pecilotérmico e os cromatóforos refletem luz vermelha quando camuflados de vermelho;
D) Ovíparos e os cromatóforos provocam interferência destrutiva da luz azul quando camuflados de azul.

03) De acordo com este gráfico, a temperatura corpórea altera a disponibilidade de oxigênio e o pH. Assim, quando o corpo do ser humano fica exposto a alterações de temperatura pelo ambiente ou em razão de alteração do metabolismo, essas alterações afetam a taxa de disponibilidade de oxigênio (O2). Para tecidos que estão metabolicamente ativos, como os músculos durante o exercício, a taxa de respiração celular aumenta resultando em aumento da liberação de gás carbônico, o qual reage com a água formando ácido carbônico que se difunde e causa redução do pH.

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:
A) durante o exercício físico há um deslocamento da curva de saturação de O2 da hemoglobina para a esquerda.
B) o deslocamento da curva para a direita significa que houve aumento da afinidade da hemoglobina pelo O2.
C) quando há aumento de temperatura e diminuição de pH, há aumento da disponibilidade de O2 por causa da diminuição da afinidade da hemoglobina pelo O2.
D) no caso de hipotermia, há um aumento da afinidade da hemoglobina pelo O2 e, consequentemente, melhora da liberação de O2 para os tecidos.

RESOLUÇÃO:
01) O hormônio que prepara o animal para uma situação de perigo, luta ou susto é a adrenalina e noradrenalina, produzidos pelas glândulas suprarrenais.
Resp.: D

02) Os camaleões, como os demais répteis, são animais ectotérmicos (pecilotérmicos), isto é, a temperatura corporal depende da temperatura do ambiente.
A cor que o animal apresenta é devida à reflexão da cor da luz no meio em que se encontram.
Resp.: C

03) Em uma situação de atividade física (com aumento de temperatura corporal e redução do pH), observa-se um deslocamento da curva para a esquerda. Isso significa que a hemoglobina passa a apresentar uma menor afinidade pelo oxigênio que, então, se difunde mais facilmente para as células musculares.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *