UEMG 2018 comentada

UEMG 2018 COMENTADA

01) As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
A) Ao habitarem as rochas, as briófitas iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam como espécies-chave no ecossistema.
B) A comunidade formada pelas briófitas sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não pode sofrer alterações.
C) As briófitas são consideradas espécies secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das rochas.
D) O processo de sucessão que ocorre nas rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas pioneiras nesse habitat.

02) Uma floresta ripária submetida a alagamentos periódicos apresentou algumas embaúbas (espécies arbóreas da espécie Cecropia pachystachya) com raízes crescendo diretamente do caule e pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso do caule, que aparecem como orifícios. A formação dessas estruturas é uma resposta fisiológica adaptativa comum em plantas submetidas ao alagamento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os nomes das raízes e dos orifícios produzidos nessas condições.
A) Grampiformes e periderme.
B) Adventícias e lenticelas.
C) Pneumotóforos e hidatódios.
D) Estranguladoras e estômatos.

03)  Evolutivamente, o aparecimento do sistema circulatório trouxe grande vantagem para os animais, pois favoreceu o transporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos, permitindo, assim, o aparecimento de animais de porte cada vez maior. Considerando o sistema circulatório nos diversos grupos animais, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O sistema circulatório aparece pela primeira vez no filo ________________, no qual ele é do tipo aberto em ________________ e fechado em ________________. Posteriormente, no filo _____________, no qual ele é ________________.
A) Nematelminthes / tramatódeos / hirudínea / Mollusca / fechado somente em cefalópodes
B) Platyhelminthes / turbelários / trematódeos / Annelida / aberto com presença de coração rudimentar
C) Mollusca / bivalves e gastrópodes / cefalópodes / Echinodermata / substituído pelo sistema ambulacral
D) Annelida / poliquetos / oligoquetos / Arthropoda / fechado e preenchido com hemolinfa

04)  No século XVII, o cientista inglês Robert Hooke dedicou-se à observação da estrutura da cortiça e constatou que ela era formada por um grande número de cavidades preenchidas com ar, as quais chamou de células. Hoje, sabemos que as células são preenchidas pelo citoplasma e mantêm seu formato devido ao citoesqueleto, que também é responsável pelos movimentos celulares, formação de pseudópodos e deslocamentos de organelas. Considerando a participação do citoesqueleto na mitose, é correto afirmar que fármacos que interferem na formação de microtúbulos, como a colchicina, interrompem a mitose em qual das seguintes fases?
A) Metáfase.
B) Intérfase.
C) Telófase.
D) Citocinese.

05)  Na espécie humana, as mutações denominadas cromossômicas, como a aneuploidia, são consequências de não disjunções na meiose e podem originar a
A) distrofia muscular de Duchenne.
B) hemofilia.
C) síndrome de Down.
D) adrenoleucodistrofia.

06)  Ao se observar a natureza, é possível se deparar com diferentes animais capazes de voar, como diferentes insetos, pássaros e mamíferos. Esses animais possuem asas adaptadas à função de voar que têm origens embrionárias diferentes, sendo assim denominadas órgãos análogos. A adaptação evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolver formas corporais análogas. Esse processo é denominado
A) recombinação gênica.
B) teoria sintética da evolução.
C) seleção natural.
D) convergência evolutiva.

RESOLUÇÃO:
01) As briófitas acabam formando a vegetação inicial de um processo de sucessão ecológica. Por serem os primeiros organismos a iniciarem a colonização, são organismos pioneiros. E a sucessão ecológica que ocorre em uma rocha nua recebe o nome de sucessão primária.
Resp.: D

02) As raízes que partem do caule (portanto, não derivadas da radícula do embrião) recebem o nome de raízes adventícias. Já os orifícios que ocorrem no tecido suberoso são as lenticelas, relacionadas com o mecanismo de trocas gasosas.
Resp.: B

03) O sistema circulatório é abertos nos moluscos bivalves e nos moluscos gastrópodes (caramujos em geral), enquanto nos cefalópodes (lulas, polvos, chocos…) o sistema circulatório é fechado. No caso dos equinodermos, o sistema circulatório é substituído pelo sistema hemal (ou sistema ambulacrário), que participa de diversas funções como locomoção, captura de alimento e excreção.
(Essa questão foi anulada pela banca elaborada da UEMG)
Resp.: C

04) A colchicina interrompe a divisão celular na fase de metáfase. Isso acontece porque não ocorre a formação das fibras acromáticas, formadas a partir dos microtúbulos do citoesqueleto.
Resp.: A

05) As aneuploidias são alterações cromossomais numéricas, caracterizadas pela adição ou subtração de um ou poucos cromossomos.
Dessa forma, síndromes como Down, Klinefelter e Turner são exemplos de aneuploidias.
Resp.: C

06) O processo descrito no enunciado da questão é a convergência adaptativa (ou evolução convergente). Organismos diferentes, por serem submetidos às mesmas pressões seletivas, têm as mesmas características selecionadas.
Resp.: D

Veja também:
UEMG 2017 resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *