UFU 2017-2: prova comentada

Confira a resolução das questões de biologia do vestibular 2017-2 da UFU.

01) As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de representação é o uso dos símbolos +, – e 0, respectivamente. Observe as seguintes interações:
I. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas.
II. Uma cadeia alimentar na qual os gafanhotos se alimentam das plantas.
III. Os vermes que vivem no intestino de uma criança.
As interações descritas são representadas, respectivamente, por:
A) +/0; +/-; +/+
B) +/+; +/-; +/-
C) +/+; +/0; +/-
D) +/-; +/+; +/+

02) Em relação aos graus de dominância em Genética, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Nos cruzamentos clássicos das ervilhas de Mendel, a descendência F1 sempre se assemelha a uma das variedades progenitoras, pois um alelo em um par mostra completa dominância sobre o outro.
II. No cruzamento entre plantas bocas-de-leão de cor vermelha com plantas de cor branca, todos os híbridos F1 têm flores cor-de-rosa. O intercruzamento dos híbridos F1 produz descendência F2 com proporção fenotípica de três vermelhas para uma branca, clássico exemplo de dominância incompleta.
III. No grupo sanguíneo humano MN, indivíduos heterozigotos exibem os fenótipos M e N, pois as duas moléculas estão presentes, caracterizando um exemplo de codominância.
IV. No cruzamento de ervilhas duplamente heterozigotas para a cor e a textura da semente, a proporção fenotípica será 9:3:3:1.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A) I, II e III
B) I, II e IV
C) I, III e IV
D) II, III e IV

03)  O esquema a seguir representa a mitose normal e a mitose induzida pelo herbicida orizalina, que constitui uma técnica utilizada na seleção de características desejáveis para o melhoramento genético de rosas, tais como: atratividade, cor, formato, aroma, precocidade na floração, senescência tardia e resistência a fungos e a outros estresses ambientais.

Com base nas informações apresentadas, considere as afirmações a seguir.
I. A técnica apresentada possibilita a obtenção de poliploides por indução, que é acompanhada pelo aumento dos volumes do núcleo e da célula, permitindo selecionar uma característica desejável.
II. Na mitose normal, conforme o esquema, há a representação da anáfase com a segregação dos cromossomos homólogos para os polos opostos da célula.
III. A célula diploide dessa espécie de rosa apresenta dois conjuntos cromossômicos: 2n=14.
IV. A orizalina, ao impedir a formação das fibras do fuso mitótico, dá origem a uma única célula com 7 conjuntos de cromossomos: 7n=28.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A) I, II e III
B) I e III
C) II, III e IV
D) I e IV

04) Aves e mamíferos usam em torno de dez vezes mais energia que outros vertebrados de tamanhos equivalentes. Essa alta necessidade energética é atribuída à presença de qual característica exclusiva desses vertebrados?
A) Endotermia
B) Circulação dupla
C) Sistema circulatório fechado
D) Sistema cardiovascular.

05) Estudo corrobora hipótese de que os fetos de mulheres infectadas pelo Zika durante os três meses iniciais da gestação apresentam risco maior de nascer com problemas de saúde, como a microcefalia, do que os bebês que entraram em contato com o patógeno em fases posteriores da gravidez. As células da placenta no final da gravidez criam um cenário totalmente diferente, adverso ao avanço do vírus materno rumo ao feto.
PIVETTA, M. Zika no início da gravidez. Pesquisa FAPESP. Ano 18, n. 253, março de 2017, p. 56-59. (Adaptado).
A hipótese do estudo apresentado busca sustentação em qual atividade exercida pela placenta?
A) Endócrina
B) Imunológica
C) Metabólica
D) Excretora

06) Um professor de Biologia propôs a quatro grupos de alunos que pensassem sobre a explicação acerca da condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares. Os grupos apresentaram as seguintes possibilidades explicativas:

Qual grupo apresenta a explicação que contém aspectos nos quais se baseia a teoria de Dixon?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

07) Pesquisadores examinaram como quatro espécies do gênero Mimulus utilizam seus recursos para as reproduções sexuadas e assexuadas. Determinaram, para cada espécie, dados tais como: médias do volume de néctar, concentração de néctar, produção de sementes por flores, número de vezes que as flores foram visitadas por uma ave polinizadora e número médio de ramos enraizados (reprodução assexuada nas partes aéreas horizontais que desenvolvem raízes).

Qual espécie responderia melhor se um patógeno causasse diminuição de populações da ave polinizadora?
A) B
B) A
C) C
D) D

Resolução:

01)
I. Mutualismo (+/+)
II. Herbivorismo (+/-)
III. Parasitismo (+/-)
Resp.: B

02)
I) Verdadeira. No caso das ervilhas tem-se classicamente casos de dominância completa. Como os parentais são homozigotos (AA x aa), a geração F1 é heterozigota (Aa).
II) Considerando genótipo VV para vermelho e BB para branco, a geração F1 (cor de rosa) terá genótipo VB. Efetuando-se o cruzamento de plantas VB x VB, tem-se: ¼ VV (vermelhas); 2/4 VB (cor de rosa) e ¼ (brancas), ou seja, a proporção fenotípica passa a ser 1:2:1.
III) Verdadeira.
IV) Verdadeira (proporção esperada para o cruzamento de dois indivíduos duplo-heterozigotos, com dominância completa entre os alelos).
Resp.: C

03)
I. Verdadeira (análise do esquema)
II. Falsa. Na anáfase mitótica ocorre segregação das cromátides irmãs, com a consequente migração de cromossomos simples para os polos da célula.
III. Verdadeira. Pelo esquema, observa-se que há dois conjuntos cromossômicos, totalizando 14 cromossomos.
IV. Ao impedir a formação das fibras do fuso, a célula filha torna-se tetraploide (4n = 28).
Resp.: B

04) As aves e os mamíferos são vertebrados endotérmico, isto é, a manutenção da temperatura corporal é feita por mecanismos internos, com elevado gasto energético.
Resp.: A

05) O fato  das células da placenta criarem um cenário adverso ao avanço do vírus rumo ao feto, é sustentada pela  função imunológica desempenhada pela placenta.
Resp.: B

06)
I. Falsa. Os tubos crivados são células condutoras do floema (transporta seiva elaborada).
II. Falsa. A ascensão da seiva bruta é favorecida pela perda de água por transpiração, pelas folhas.
III. Verdadeira.
IV. A coesão entre as moléculas de água é devida às ligações de hidrogênio que se formam entre elas, aliada à fina espessura dos vasos condutores.
Resp.: C

07) Analisando a tabela, verifica-se que a planta A recebe poucas visitas dos polinizadores (com consequente produção de poucas sementes); em contrapartida, possui elevada taxa de enraizamento de ramos aéreos. A redução do polinizador pode, portanto, trazer um maior incremento na reprodução assexuada (uma vez que não haverá gasto energético para a reprodução sexuada).
Já as plantas B, C e D apresentam síndrome de polinização ornitófila (são polinizadas por aves), evidenciada pelo elevado volume de néctar que produzem.  São plantas que dependem muito do polinizador para reproduzir (a taxa de enraizamento dos ramos aéreos é baixa). Dessa forma, uma redução do agente polinizador traria prejuízo para essas espécies de plantas.
Resp.: B

Veja também:
Resolução da prova de biologia do vestibular 2017 da Suprema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *