(UFPR/2023) Sobre a contração muscular esquelética, é correto afirmar:
A) O sistema contrátil depende da concentração de íons Ca++no mioplasma, que altera as células actina e miosina, promovendo a contração.
B) Estímulos nervosos promovem a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, o que leva à despolarização da membrana da célula muscular.
C) Actina e miosina são liberadas na fenda sináptica, o que gera um potencial de ação e promove a contração muscular esquelética.
D) O deslizamento das células de actina sobre as de miosina é iniciado pela liberação de ATP no sarcômero.
E) A despolarização da miosina promove a liberação passiva de íons Ca++ até a membrana da actina, promovendo a contração muscular.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada proposição:
A) Incorreta. A contração muscular depende, sim, de íons Ca2+, para que ocorra interação entre as proteínas actina e miosina e a consequente contração (com gasto de ATP).
B) Correta. O impulso nervoso libera acetilcolina na fenda sináptica, que se liga aos receptores na membrana da célula muscular (sarcolema). Isso gera um potencial de ação, que percorre a fibra muscular e provoca a liberação de Ca²⁺ pelo retículo sarcoplasmático, iniciando a contração.
C) Incorreta. Actina e miosina são proteínas envolvidas no processo de contração.
D) Incorreta. Actina e miosina não são células, como citado na opção.
E) Incorreta. Não há despolarização da miosina. O que ocorre é a despolarização da membrana da célula muscular (sarcolema), que leva à liberação ativa de íons Ca²⁺ do retículo sarcoplasmático e não de forma passiva.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre tecido muscular, da UFRGS
Seja o primeiro a comentar