Questões

Questão resolvida sobre evolução da fotossíntese, da UPE 2019

(UPE/2019) Sobre a evolução da fotossíntese, assinale a alternativa CORRETA.

A) As cianofíceas evoluíram quando as bactérias fotossintéticas, empregando um sistema singular de clorofila verde, sofreram uma mutação de suas precursoras quimiossintetizantes para retirar seus átomos de hidrogênio da água.
B) A fotossíntese evoluiu na dependência das duas formas mais importantes de radiação, que incidem sobre a superfície da Terra: a ultravioleta de ondas longas que destrói os processos bioquímicos e a infravermelha de ondas curtas, percebida como calor.
C) Elétrons nas moléculas de clorofila passaram a ser excitados pela energia dos fótons de luz solar visível, que então transferem a energia excedente para as moléculas de ATP. Estas são nucleotídeos constituídos pela base nitrogenada adenina, ligada ao lipídio ribose, unido a uma
cadeia de dois fosfatos.
D) Como instrumento de energia, o ATP é ilimitado. A armazenagem deste por prazo mais curto e em menor volume pode ser conseguida, usando-se o ATP para formar carboidratos a partir do oxigênio atmosférico e de alguma fonte de nitrogênio.
E) A grande contribuição do ATP para a vida se deve ao fato de permitir ao ser vivo usar a energia somente quando o sol ou o alimento ingerido o torna disponível. Isso está de acordo com a hipótese heterotrófica, na qual as primeiras bactérias produziriam o seu próprio alimento.

RESOLUÇÃO:
A) Correta. As primeiras formas de fotossíntese (anoxigênica) utilizavam doadores de elétrons como o sulfeto de hidrogênio (H2S).  Uma mutação nas cianobactérias (também conhecidas como cianofíceas ou algas azuis) permitiu que elas passassem a usar a molécula de água     (H2O), que era muito mais abundante. Esse processo, viabilizado pela clorofila, liberou oxigênio (O2) como subproduto, alterando drasticamente a atmosfera terrestre.
B) Incorreta. A fotossíntese utiliza principalmente a luz do espectro visível. A radiação ultravioleta (UV) tem ondas curtas e é danosa aos organismos, enquanto a infravermelha (IV) tem ondas longas e está associada principalmente ao calor. A afirmação inverte as características das ondas e erra sobre qual espectro de luz é fundamental para o processo.
C)Incorreta. A alternativa contém dois erros graves. Primeiro, a energia dos elétrons excitados não é transferida diretamente para o ATP; ela é usada para criar um gradiente de prótons que, por sua vez, aciona a enzima ATP sintase para produzir ATP. Segundo, a descrição da molécula de ATP está errada: a ribose é um açúcar (carboidrato), não um lipídio, e o ATP (Adenosina Trifosfato) possui três grupos fosfato, não dois.
D) Incorreta. O ATP não é uma fonte ilimitada; é uma molécula de transferência de energia de curto prazo. Além disso, os carboidratos são formados a partir do dióxido de carbono (CO2), não do oxigênio atmosférico (O2), e sua estrutura básica não contém nitrogênio.
E)Incorreta. O ATP faz justamente o oposto: ele armazena a energia obtida para que a célula possa usá-la a qualquer momento, e não apenas quando a fonte primária (sol, alimento) está disponível. Adicionalmente, a hipótese heterotrófica postula que os primeiros seres vivos eram consumidores, não produtores de seu próprio alimento (autótrofos).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre fotossíntese, da UECE 2024-2

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️