(Unit/2024) O novo coronavírus, cientificamente chamado de SARS-CoV-2, apesar de ser aproximadamente 250 vezes menor que um grão de areia, conseguiu perturbar o modo de vida de todo o planeta. No passado, outros tipos de vírus também surgiram e causaram surtos mundiais semelhantes ao da Covid-19, como foi o caso do vírus da Gripe Espanhola que matou mais de 50 milhões de pessoas entre 1918 e 1920.
Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br> . Acesso: set. de 2023. Adaptado.
Sendo um vírus comum de RNA, o SARS-CoV-2 apresenta elevada taxa de mutações, gerando variantes mais agressivas e outras igualmente menos agressivas.
Considerando os conhecimentos sobre evolução biológica, espera-se que parasitas como o SARS-CoV-2
A) resultem na morte de todos os seus hospedeiros, como forma de se replicar mais rápida e eficientemente.
B) tenham variedades menos letais preservadas pela seleção natural como estratégia de se manter, sendo transmitidos com sucesso nos seus hospedeiros.
C) sofram mutações direcionadas para se transformar em um parasita eficiente, ou seja, que não provoca a morte de seu hospedeiro para continuar sendo transmitido e se replicando.
D) infectem hospedeiros apenas no seu ciclo silvestre, como pequenos mamíferos pois, assim, escapariam da ação de vacinas e antivirais criados pelos humanos.
E) se adaptem, rapidamente, às vacinas criadas pois estes vírus são altamente mutantes, devido à elevada capacidade de replicação.
RESOLUÇÃO:
A questão explora conceitos de evolução biológica e a relação entre parasitas e seus hospedeiros. Parasitas bem-sucedidos, do ponto de vista evolutivo, tendem a equilibrar sua agressividade para maximizar a transmissão. Variantes menos letais têm maior probabilidade de serem transmitidas com sucesso, pois permitem que o hospedeiro sobreviva e continue propagando o vírus.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre seleção natural, da PUC-MG
– Questão resolvida sobre evolução, da FGV 2023
Seja o primeiro a comentar